[Resenha] Na Estrada Jellicoe - Melina Marchetta


A pequena cidade de Jellicoe, na Austrália, vive uma guerra territorial travada entre três grupos: os estudantes do internato, os adolescentes da cidade e os alunos de uma escola militar que acampa na região uma vez por ano. Taylor é líder de um dos dormitórios do internato e foi escolhida para representar seus colegas nessa disputa. Mas a garota não precisa apenas liderar negociações: ela vai ter que enfrentar seu passado misterioso e criar coragem para finalmente tentar compreender por que foi abandonada pela mãe na estrada Jellicoe quando era criança. Hannah, a única adulta em quem Taylor confia e que poderia ajudar, desaparece repentinamente e a pista sobre seu paradeiro é um manuscrito que narra a história de cinco crianças que viveram em Jellicoe dezoito anos 

Título original: Jellicoe Road
Editora/Ano: Seguinte/2016
Skoob

* Livro cedido pela Editora Seguinte para resenha

Oi gente, tudo bem com vocês?

A resenha de hoje é de um new adult maravilhoso, uma história cheia de emoções e que no final conquistou o meu coração. O livro foi publicado originalmente em 2006 e ganhou vários prêmios, a editora fez muito bem em publicar esse livro aqui no Brasil, além de uma capa bonita e uma diagramação bem feita a história é tão bonita que merece ser publicada em todos os países.

Na pequena cidade de Jellicoe há uma guerra territorial entre três grupos diferentes, os Cadetes, os Citadinos e os estudantes da Escola Jellicoe. Ninguém sabe como a guerra começou, o que todos sabem é que se deve seguir as regras do Pequeno Livro Roxo, e que a guerra só acontece quando os cadetes montam acampamento próximo da Escola Jellicoe.

A Escola Jellicoe é dividida em quatro casas e entre o líder de cada casa é escolhido uma pessoa para ficar no comando e ser o responsável por intermediar a vontade das quatro casas e negociar os acordos com o líder dos cadetes e o líder dos citadinos. Nesse ano a responsável no comando da Escola Jellicoe é a Taylor, ele não se importa com a guerra e quando foi escolhida para o cargo quase pensou em desistir, mas pior do que estar no comando é ter que receber ordens de outra pessoa, por isso ela decidiu aceitar o cargo.

Lembro do amor. É do que preciso ficar me lembrando. É engraçado como esquecemos tudo, menos de sermos amados. Talvez seja por isso que os humanos achem tão difícil superar relacionamentos amorosos. Não é a tristeza que eles precisam superar, é o amor.
pg. 183

No meio dessa guerra, Taylor está em busca de sua mãe e de descobrir o que aconteceu no seu passado, a única coisa que ela se lembra é de ter sido deixada na estrada Jellicoe e o resto são apenas partes confusas que ela não tem certeza se aconteceu ou não. Além de procurar as respostas Taylor vai ter que aprender a ser uma líder e descobrir em quem ela pode confiar, ela nunca foi de ter muitos amigos, nem falar sobre os seus sentimentos, mas quando ela percebe que as pessoas dependem dela, ela sente a necessidade de abrir para novas amizades e deixar que os seus amigos a ajudem a descobrir o que realmente aconteceu com ela.

O livro é intercalado entre  a narrativa da Taylor no presente e uma história escrita por Hanna, uma das empregadas da Escola Jellicoe, após precisar e cuidar de uma amiga em Sydney, Hanna vai embora as pressas e não termina de escrever o seu livro e as folhas que a Taylor lê não estão na ordem correta, ela tem vários trechos que abre mais dúvidas em sua cabeça confusa. A história do livro no início não parece ter nenhuma ligação com o passado da Taylor, mas a história é tão, misteriosa que você quer saber o que aconteceu com os jovens dessa história.

- O que você quer de mim? - ele pergunta.
"O que eu quero de todas as pessoas", gostaria de responder para ele.
Quero mais.
Mas não digo nada e nenhum de nós se move.
pg. 177

O livro é bem reflexivo e você deve ler prestando atenção aos mínimos detalhes das duas histórias, cada grupo de jovens dessa cidade possui uma vida diferente, os alunos da Escola Jellicoe passam muito tempo na escola e praticamente não tem contato com os pais, os cadetes recebem uma formação rígida e não tem praticamente nenhum contato com mulheres, e os citadinos são os poucos jovens que levam uma vida melhor na cidade e que estão próximos de suas famílias. Cada um desses grupos serão importantes para Taylor superas as suas inseguranças, descobrir a verdade sobre seu passado, e vão ensiná-la que mesmo as coisas ruins podem trazer resultados positivos.

Na primeira vez que vi a capa desse livro, achei bonita, mas não me chamou muita atenção. Acabei lendo a sinopse e vendo tantos comentários positivos que fiquei louca para ler Na Estrada Jellicoe, e os elogios são realmente merecidos, porque o livro é simplesmente lindo. Com um início bem confuso a história demora um pouco para fazer sentido e o ritmo de leitura é um pouco arrastado, até você começar a juntar as pontas soltas você pensa que a Taylor é louca, mas quando você entende e compreende o que a Melina Marchetta fez é praticamente impossível não amar essa história, eu com certeza indico esse livro e espero que assim como eu vocês se emocionem com essa história de perdas, recomeços e superações.
Beijos.

3 comentários

  1. Olá!
    Adorei sua resenha e o tema do livro. Achei que tem até um toque de distopia na obra. Fiquei com muita vontade de ler para ver as diferenças entre esses grupos e o que nos faz pensar que Taylor é louca hahaha
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Elen, adorei a resenha desse livro, ainda não tinha visto e gostei muito da construção da história, vou anotar a dica com certeza. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Estou com esse livro para ler em casa e ainda não comecei a leitura! Mas pela sua resenha, dá para perceber que eu que saio perdendo por não ter lido ainda!
    Espero que consiga ler logo! *-*
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...