[Resenha] O Livro De Memórias - Lara Avery


Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.

Titulo originalThe Memory Book
Editora/Ano: Seguinte/2016
Categoria: Sick Lit, Young Adult

* Prova do livro cedido pela Editora Seguinte. 

Heii Pessoal, tudo bem?

Em O Livro de Memórias conhecemos Sammie, uma jovem com o grande sonho de se formar como destaque da turma e de mudar para Nova York para cursar faculdade, ser independente e deixar para trás a sua pequena cidade do interior onde viveu a vida toda. 

Sammie é o que chamamos de nerd ou CDF, estuda muito, não vai a festas e tem poucos amigos. Muito do seu sucesso com os estudos se deve a sua brilhante memória, ela nunca se esquece de nada e por lembrar de tudo que ela se saía bem nos exames, somado a isso ela ainda é destaque no grupo de debate e foi escolhida para ser oradora da turma na formatura. Sammie é o tipo de pessoa que a gente ver um futuro de sucesso, aquela que vai longe com certeza.


Apesar de ter planejado seu futuro nos mínimos detalhes, infelizmente Sammie descobre algo terrível para desviá-la dos seus objetivos: ela tem uma rara anomalia chamada Niemann-Pick C, que é uma doença genética degenerativa, que irá degenerar sua saúde e fragilizar seu corpo com várias complicações, mas o pior é que ela irá perder a memória com o tempo. 

Sammie obviamente não quer desistir de nada e irá traçar um novo plano para conseguir viver o que sempre sonhou e uma de suas estratégias é não esquecer de nada! Assim, resolve escrever anotações para a “Sammie do futuro” possa se lembrar de tudo. Principalmente sobre o jovem Stuart, que sempre teve uma quedinha e sobre seu amigo de infância, Cooper, que se distanciou por um motivo que nem se lembra mais.



Ao receber a prova do livro, veio um aviso que seria ideal para os fãs de "Por Lugares Incríveis" (resenha aqui) e que eu particularmente ameiiii muito, sempre gostei muito de sick lit. Por isso já fui lendo com as expectativas bem altas e posso dizer que não me arrependi de nada, muito pelo contrário, me emocionei e adorei a leitura. 

Desde o início já sabemos que a doença é muito grave e que Sammie terá poucas chances, mas o modo como ela vive e luta para sair vitoriosa é algo realmente motivador. A gente reclama de tantas coisas da vida e ao ler algo assim nos faz realmente refletir sobre as nossas escolhas. Foi uma leitura que mexeu comigo em muitos sentidos, realmente recomendo para quem não liga de ler algo triste, mas que também é bonito de conhecer. 

A escrita da autora Lara Avery foi algo que me impressionou, tratou do tema com muito cuidado, nos transportou para uma realidade difícil, mas sem nos fazer perder o prazer da leitura. A narração é da própria Sammie, o que nos deixa ainda mais conectados com a protagonista e nos faz entender e sentir muitas emoções que ela mesma vive. 

O livro se trata de um sick lit, então lágrimas podem vir a qualquer momento. Imagina uma jovem cheia de vida descobrir que tem alguns meses de vida e que muitos dos seus sonhos nunca se realizarão, eu acho bem pesado e não sei como lidaria na vida real. Eu confesso que não chorei, mas no final deu aquela tremida que fiquei com um aperto no coração, foi bem lindo o desfecho e gostei de como foi finalizado. 

Espero que possam conhecer a obra, fiquei fã da autora depois dessa leitura e recomendo para quem gosta de livros que nos fazem pensar na vida, nos nossos sonhos e de como não devemos desistir nunca de nada.

Beijo.

Um comentário

  1. Amei a resenha, já tinha ouvido falar MUITO bem de Por Lugares Incríveis, então imagino que O Livro de Memorias de Lara Avery deve ser maravilhoso também. Vou procurar os dois para já!

    www.diariodeumajujuba.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...