[RESENHA] A Seleção, Kiera Cass

Trilogia A Seleção, de Kiera Cass
Livro 1: A Seleção

Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama. Abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar.



Título original: The Selection
Editora: Cia da Letras / Selo Seguinte
Gênero: Juvenil / Fantasia / Distopia(?)
Ano: 2012
Nota: 4/5




Finalmente li A Seleção!!! Porque digo finalmente? Porque tem meses que estou enrolando para ler esse livro! Inclusive coloquei ele num desafio literário do qual participo, para ver se lia logo! :)
Então, sem mais delongas, vamos a leitura comentada do livro.


A Seleção
Trinta e Cinco Garotas e uma Coroa

Acho bom começar a resenha falando que tipo de livro é esse. Para mim, esse livro está mais para um juvenil do tipo Young Adult, do que para uma distopia. Ele tem elementos de uma obra distópica, mas esse não é o foco principal, e a própria Editora Seguinte já disse que o foco é o romance.

A Seleção é um romance que se passa num futuro não identificado, após a 4ª Guerra Mundial, e tem como cenário Illéia, que é um novo país monárquico criado após a libertação dos Estados Americanos da China (me diverti com esse nome!) dessa dominação chinesa, e além das guerras que o país ainda tem com o oriente (seria com a China? Isso não fica claro), ele ainda tem que enfrentar a oposição e ataque de grupos rebeldes.

Temos aqui um país onde a sociedade é rigidamente dividida em castas, a tecnologia parece mais atrasada do que era na década de 70/80, os livros de histórias estão banidos, e a pobreza e miséria são generalizada. As castas são divididas em números, do Um ao Oito, sendo Um a realeza, e apenas Dois e Três tem dinheiro e condições dignas de vida. Essa estrutura é rígida e inclusive a ocupação profissional de seus membros é por ela definida. A mobilidade social é praticamente impossível, e só pode ser feita através de dinheiro (muito dinheiro), e no caso das mulheres, também pelo casamento, já que a esposa passa a ser da casta do marido, mas para jovens de castas distintas se casarem, é preciso pagar caro pelos tramites burocráticos.

Nunca pensei em questionar a ausência de verdades até dar de frente com ela. Por que o rei queria que tivéssemos apenas uma vaga noção dos fatos?
pág. 231

Uma das tradições desse novo país é que o príncipe herdeiro se case com uma plebeia. E para isso é organizado A Seleção, que consiste na escolha "aleatória" de 35 jovens, a partir de uma inscrição. Essas jovens passam a viver no palácio real, e toda a competição é acompanhada pela população pela cobertura da mídia, num reality show bem legal (mais alguém aí sentiu a parte do 'circo' da já tão antiga, mas sempre útil prática do 'pão e circo' romano?)

A mocinha do livro, America, é uma Cinco, a classe dos artistas, que estava profundamente apaixonada por seu namorado secreto, Aspen, que era um Seis. Quando são abertas inscrições para A Seleção, é Aspen que a convence a se inscrever. Mas logo após isso, ele termina com America ao perceber que nunca poderia dar uma boa vida para ela, já que ele mal conseguia sustentar a família, da qual era o irmão mais velho e mantenedor.

E contrariando todas as suas expectativas, America é a escolhida de seu distrito, e aí vê sua vida mudar do dia para noite e literalmente virar de cabeça para baixo! Ela aceita participar da competição, mas não por cobiçar a coroa de princesa (e futura rainha, óbvio), e sim para ajudar a família, já que as famílias das Selecionadas receberiam uma ajuda financeira. Mas ela vai cheia de preconceitos, principalmente em relação ao príncipe Maxon.

Durante sua estadia no palácio como Selecionada, America começa a verdadeiramente conhecer Maxon, que fica encantado por ela. Ela faz uma grande amizade (verdadeira) com Marlee, uma das competidoras, mas também tem problemas com Celeste, a bruxa da Seleção, que é uma linda modelo, casta Dois, que se acha melhor do que todos. E como todo YA que se preze é preciso ter um triângulo, então é lógico que a autora tinha que dar um jeito de fazer Aspen cair de paraquedas no palácio, no caso como um dos novos soldados da guarda.

Eu gostei da America, ela que é forte e corajosa, e faz de tudo por sua família e aqueles a quem ama. E fiquei encantada com Maxon, que parece ser realmente uma boa pessoa, e um bom futuro rei, que se preocupa com seu povo. Considerando apenas isso, eu torceria por ele. Mas o fato é que não tivemos a oportunidade de conhecer Aspen tão bem, apenas sabemos dos sentimentos de America por ele, mas não quem ele realmente é (embora para mim ele seja um cara decente e trabalhador, apesar de ter parecido meio cretino um algumas rápidas passagens). Tive a impressão de que a própria autora prefere Maxon, e tentou nos vender o casal de forma a não ter oposição, ou seja, a não ter um Team Aspen!

Seus olhos procuravam os meus. Se Aspen procurava dúvida, estava perdendo tempo. Ele era a única certeza na minha vida”
pág. 61

Há alguns ataques dos rebeldes ao palácio, e ficamos sabendo que há dois grupos: os nortistas, mas light, e que parecem apenas procurar algo (e acho que já sei o que é, :)) e os sulistas, que são letais e atacam para destruir e matar. Mas essas cenas são bem pouquinhas mesmo, e confesso que fiquei triste, porque o potencial da trama envolvendo os rebeldes era muito bom, mas o livro focou no romance.

Fui tomada pelas emoções.. Sentia saudades, da minha família, e estava cansada de me esconder dos rebeldes. Estava cada vez mais confusa quanto a meus sentimentos por Aspen e Maxon, e não sabia como lidar com aquilo. O jeito mais fácil seria sair. Mas não.”
pág. 339-40

Finalizando, o livro é bom, nada espetacular, mas é uma boa leitura, leve, bem escrita e que flui super bem. A diagramação da Editora Seguinte está ótima, com uma capa linda e super delicada, folhas amareladas e uma revisão excelente. E ainda tem uma coroinha fofa a cada início de capítulo. Eu recomendo para quem curte um típico YA, e é claro que lerei as sequencia, alias, já li o conto O Príncipe, que se passa entre A Seleção e livro dois, A Elite (resenha em breve), embora também tenha lido algumas coisas meio preocupantes nas resenhas de A Elite, :), mas vamos esperara pra ver!


Espero que tenham gostado da resenha, e não deixem de comentar!
\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/



Obs.: Eu escrevi essa resenha na semana passada, por volta do dia 09/07, mas só agora pude revisar e formatar. Nesse meio tempo, já li A Elite, mas preferi não alterar nada na resenha de A Seleção, porque ela realmente reflete minha opinião ao finalizar o livro, sem reflexos dos acontecimentos da continuação, :).


25 comentários

  1. Você tem um senso crítico muito bom, adorei sua resenha!! Amo esse livro(e o segundo, A elite) <3 hoje eu também fiz uma resenha dele no meu blog haha ^^

    Bjs, Laila Lizzy

    www.escritoriando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Laila, e acabei de visitar outro blog que também publicou uma resenha dele hoje!!!!
      rs
      bjus

      Excluir
  2. Ainda não li o livro. Quero ler, mas não é uma das minhas prioridades... Sua resenha está ótima!

    Beijos,
    http://caheoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. E eu ainda nao consegui ler esse livro =/
    nao li a resenha inteira porque quero ter surpresas ao ler, mas deu pra perceber que voce gostou bastante! rs
    Foi bom voce nao ter reescrito, porque se nao ia influenciar totalmente a resenha rss

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia quando tiver um tempinho, a leitura flui super bem, rs
      bjus

      Excluir
  4. Tive as mesmas impressões que você, principalmente no que se refere à questão da distopia. Não acho que o livro merece esse enquadramento, mas para a categoria de YA ele é excelente!

    Adorei! Já sigo o blog...

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu prefiro ver ele assim, porque para distopia ta bem fraquinho!
      bjus

      Excluir
    2. Oiii! Realmente, rs... Falei sobre ele no blog e também mencionei essa questão! Amanhã falarei do segundo!
      Bjs

      Excluir
  5. Também tive esse problema Bru, Ja li A elite e tive que me esforçar muito para escrever minha opniao quando terminei A seleção, ja que no segundo algumas coisas nos são reveladas e começamos a detestar alguns personagens kkk.
    Bjos
    http://valmedrado16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Val, acho que sei qual personagem é esse, também odeio!!!
      bjus

      Excluir
  6. Oi Bruna,
    Ainda não li o livro mas tenho vontade por ter romance e distopia (e por ser YA também como você disse). Quero conhecer esse Maxon logo rs.
    A capa é linda.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Joyce, é bom ir assim, já sabendo que encontrá mais romance que distopia, porque algumas pessoas decepcionam, rs.
      bjus

      Excluir
  7. Oláa, parece ser muito bom flor, fiquei na vontade de ver :D Então já to seguindo, amei seu blog! Ahh dá um pulinho la na loja, tem várias promoções super legais esperando por você ;))

    L&V Shop Blog | L&V Shop - LOJA | FanPage | Twitter | Youtube

    Beeijinhos ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, e vou lá ver sim.
      E seja super bem vinda
      bjus

      Excluir
  8. Ai eu gostei tanto desse livro! Devorei porque ele é legal, rsrss. :}

    Beijoca!

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee quero muito ler esse livro mas achei que fosse um livro mais legal não sei se irei gostar muito ...

    Beijos

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa, ele foi melhor do que eu esperava, mas nada espetacular. Mas vale a pena, a leitura flui super rápido

      Excluir
  10. Muitas pessoas não gostam desse livro por ele ter muita explicação e detalhe. E foi justamente o fator que eu adorei! Por ser o 1º livro de uma série, espera-se que a autora conte tudo que tiver para contar sobre os personagens e desenvolva um pouco a história, mas sem grandes acontecimentos (que até tiveram) que só acontecerão nos próximos volumes. Eu simplesmente adorei o livro, tanto que o li em 1 dia rsrs.

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu já achei meio sem explicação, rs, pelo menos da situação do país. Queria saber mais sobre a história que levou àquele estágio da sociedade, rs

      Excluir
  11. Também tenho interesse em ler o livro, mas fico adiando desde sempre e não sei porque. Bom saber que é bem voltado para o quesito romance com os toques de distopia. Ótima resenha e os quotes!!!

    Se eu achar uma promo em conta na Bienal adquiro os dois livros de uma vez.

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, eu quis começar a resenha assim justamente pare desmistificar, rs. Porque pessoas que querem distopia por distopia vão ficar decepcionadas se lerem se saber do foco no romance, e outras que curtem mais romances podem deixar de ler achando que era distopia, rs.

      Excluir
  12. Adorei sua resenha,já li a trilogia toda e gostei muito.Esperando para ler o conto A Rainha! :3
    chocolatesemarshmallows.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Amei a resenha *-*
    E já que o post é sobre "A Seleção", venho convidar para conferir meu novo post com novidades sobre a "A Herdeira", novo livro da série!!
    http://www.acervodeamor.com.br/2015/03/a-herdeira.html
    Se puder seguir o blog e deixar sua opinião sobre o post, eu retribuo.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...