A Irmandade da Adaga Negra: Uma apresentação

Meu vício, meus amores, minha paixão!
Irmandade da Adaga Negra

 

Série com mais de 3 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo! 

(Universo dos Livros)



Bom, pessoinhas, hoje venho apresentar a vocês, um dos meus maiores vícios literários, a série Irmandade da Adaga Negra (Black Dagger Brotherhood) da minha diva maior J.R. Ward. IAN é uma série contemporânea e sobrenatural e cada livro traz o romance de um personagem, e suas lutas e percalços! Mas não é uma história leve ou indicada para qualquer idade, :). Não! Ela é cheia de ação, suspense, violência, muito palavrão (tem alguns personagens pra lá de desbocados), romance e ainda é beeeem hot! Então estejam avisados!!!


A série foi lançada nos Estados Unidos em 2005, e chegou ao Brasil em 2009, publicada pela Universodos Livros. À princípio seriam apenas 10 livros, mas hoje já conta com 11 e é uma série em aberto, ou seja, enquanto houver leitores para dar lucro para editora, esta vai publicar livrinhos novos da autora! O 12º livro, The King, chega às livrarias americanas agorinha, no dia 1º e abril, e deve ser lançado no Brasil me julho/agosto. Confira as sinopses dos livros aqui, e os títulos e capas abaixo:

Capas brasileira (incluindo a original de 'The King', que ainda não tem a brasileira)

Capas americanas

Logo que comecei a ler o primeiro livro, me apaixonei perdidamente pela Irmandade e pela habilidade da Warden de criar um mundo tão complexo e com tanta riqueza de detalhes. Os vampiros da Ward são diferentes dos habituais, uma vez que são uma raça a parte, e não humanos convertidos. Eles tem uma cultura, história e mesmo idioma próprios. 

Por ser um novo mundo, uma nova sociedade, o primeiro livro da série, Amante Sombrio, pode te deixar um pouco confuso, num primeiro momento. Mas logo, logo a gente se acostuma com os termos criados pela autora, e ela ajuda nesse sentido, porque no início de todos os livros em um glossário explicando-os.

Nas sombras da noite, em Caldwell, Nova York, desenrola-se uma sórdida e cruel guerra, entre vampiros e seus carrascos. Há uma irmandade secreta, sem igual, formada por seis vampiros defensores de sua raça.
(frase inicial das sinopses de IAN)

Quem lê, se identifica fácil! (UDL)

Como forma de apresentar a série a vocês, vamos conhecer agora um pouco desse mundo:

Local: A série se passa em Caldwell, norte dos Estados Unidos, onde a maior parte da sociedade vampira (hoje muito reduzida) vive. Menciona-se muito o Antigo País, que não foi localizado geograficamente, mas já ficou óbvio que ficava na Europa, em especial Inglaterra.

Os Vampiros: Os vampiros são uma espécie a parte, criados por uma divindade conhecida como Virgem Escriba. Para sobreviver devem beber do sangue de um vampiro do sexo oposto. O sangue de um humano os mantém vivos, mas a força que lhes dá não dura muito tempo. Os vampiros, em especial os machos, são muito frágeis e pequenos durante a infância e adolescência, num período chamado pré-transição, no qual ainda não precisam se alimentar de sangue, podem se expor ao sol e são impotentes. Uma vez que passam pela transição (por volta dos 25 anos), se tornam incapazes de se expor a luz do sol e devem se alimentar diretamente da veia. Humanos não podem ser convertidos vampiros, embora os vampiros possam reproduzir com membros de outras espécies. Podem desmaterializar-se, e são capazes de manipular a mente humana, apagando memórias recentes. Alguns vampiros possuem poderes especiais, como ler mentes. A estimativa de vida é de mais de mil anos, sendo que eles costumam manter a aparência jovem a maior parte da vida, passando a envelhecer mais rapidamente ao final (ainda não entendi essa dinâmica direito, apenas que vampiros muito idosos tem a aparência de idosos humanos, mas vampiros com uns 500 anos não parecem ter mais do que uns 30 e poucos anos humanos). Atualmente a raça vampira está muito reduzida, uma vez que possui inimigos implacáveis que vem perseguindo-os há séculos. 


A Irmandade da Adaga Negra: A Irmandade da Adaga Negra é um grupo de guerreiros vampiros altamente treinados que protegem aos de sua espécie contra a Sociedade dos Redutores. Como consequência da seleção genética de sua raça, os Irmãos possuem uma imensa força física e mental, assim como uma extraordinária capacidade regenerativa: suas feridas saram e podem se recuperar muito rapidamente. Normalmente não estão unidos por vínculos de parentesco, e são introduzidos na Irmandade mediante o convite de outros Irmãos. Agressivos, auto-suficientes e reservados por natureza, vivem separados do resto dos civis, mantendo contato com os membros de outra classe apenas quando precisam se alimentar. São objetos de lendas e reverência dentro do mundo dos vampiros. Só podem ser mortos por feridas muito sérias, por exemplo, um tiro ou punhalada no coração, etc. Ao início da série, tinham apenas seis Irmãos: Wrath (que também é o rei dos vampiros), Tohrment, Vishous, Phury, Zsadist e Rhage.

Seres transcendentais: A Virgem Escriba e O Omega. A Virgem Escriba (VE) - ou Vaca
Acrescente um brilho, e temos a VE

Escriba, Vir
gem Escrota e tantos outros nomes pelos quais os fãs da série carinhosamente a chamam, :) - é a divindade maior dos Vampiros. É uma força mística, conselheira do Rei, guardiã dos arquivos vampíricos e que que tem o poder de conceder privilégios ou administrar punições. Existe em um reino atemporal (O Outro Lado) e tem enormes poderes. Foi concedido a ela o dom de um único ato de criação, que foi o que utilizou para dar vida aos vampiros. Apesar de amar a raça que é sua criação, ela representa muito bem a imagem de um Deus Punitivo, sendo até mesmo cruel muitas vezes. Enquanto isso O Omega seria como o oposto da balança da VE, e o grande inimigo da raça. É um ser místico e malévolo que quer exterminar a raça vampírica pelo ressentimento que tem contra a Virgem Escriba. Existe em um reino atemporal e possui enormes poderes, menos o de criação.

Os lessers (Redutores, no Brasil): Humanos sem alma, membros da Sociedade de Redutores, que se dedicam a exterminar os vampiros. Permanecem eternamente jovens e só morrem se apunhalados com um objeto metálico no peito. Não comem, não bebem e são impotentes. À medida que transcorre o tempo, sua pele, pelos e olhos perdem a pigmentação, até que fiquem completamente albinos e pálidos. Tem cheiro de talco de bebê. Quando ingressam na Sociedade, introduzidos pelo Omega, tem seu coração extraído.

As Escolhidas: Vampiras de sangue puro, educadas para servir a Virgem Escriba. São consideradas membros da aristocracia, mas focam-se mais em assuntos espirituais. Sua interação com os homens é praticamente inexistente, porém podem acasalar-se com os guerreiros para propagar sua espécie (assim é feita a seleção genética para criar os Irmãos, que geralmente são filhos de outros Irmãos com uma Escolhida). Vivem no Outro Lado, junto a Virgem Escriba.

Doggens: São membros da classe servil dos vampiros. Sentem a necessidade inerente de servir e obedecer, e seguem um rígido código de conduta próprio. Podem se expor a luz do sol, mas envelhecem consideravelmente rápido, e possuem expectativa de vida de aproximadamente quinhentos anos.

Outros seres: Ao longo da série vamos sendo apresentados a outros seres. Temos os Sympaths (ou Sympathos) e os Sombras, que podem ser vistos como uma sub-raça dos vampiros. E também há anjos. Não vou entrar em mais detalhes, para evitar spoilers, já que estes seres não aparecem no primeiro livro.

A sociedade vampira: Podemos separar essa sociedade em duas partes principais: A aristocracia e os civis. A aristocracia, conhecida como Glymera, é composta por vampiros ricos e com poderes e influências políticas; é desse grupo que vem os membros do Conselho de Princepes, que exercem muito poder dentro da sociedade, e, historicamente com o rei (coloquei esse historicamente porque o Rei atual é bem atípico e detesta a glymera, :), Aaaamo o Rei). A Glymera possui valores e padrões de comportamentos muito rígidos, seus membro são geralmente muito arrogantes e prepotentes, com complexo de superioridade, e são extremamente intolerantes, inclusive com seus próprios parentes. Não aceitam defeitos (sejam quais forem) e são cruéis com aqueles que desviam de suas normas de conduta. Dentro deste grupo, os mais poderosos e influentes são Os Principes, o nível mais elevado da aristocracia, superado apenas da realeza (a primeira família, que é a família do Rei) e as Escolhidas da Virgem Escriba, e é um título hereditário. E há os civis, que seriam como a população geral dos vampiros. Pessoas que trabalham e vivem sua vida sem se prenderem muito aos valores aristocráticos.

Agora um pouco do vocabulário próprio da raça. Essas são algumas das palavras do Velho Idioma dos vampiros que são muito usadas nos livros:

O Fade
O Fade - Reino atemporal onde os mortos se reúnem com seus seres queridos para passar o resto da eternidade juntos. Seria como o céu ou paraíso.
Hellren – Significa marido. É um vampiro macho que tem uma companheira. Os machos podem ter mais de uma fêmea como companheira.
Leahdyre - Uma pessoa de poder e influência. É também o nome do cargo de líder do Conselho de Príncepes.
Leelan - Adjetivo carinhoso que se significa “muito amada”.
Mahmen - Mãe. Usado para identificá-las e como forma de carinho.
Nalla (fêmea) ou Nullum (macho) – Adjetivo que significa Amada/o.
Shellan – Significa esposa. Vampira que tem um companheiro. As vampiras não podem se casar com mais de um companheiro devido a natureza dominante e territorial destes.

Assim começa a série Irmandade da Adaga Negra. Como o próprio nome já indica, ela é focada nos guerreiros protetores da raça, e cada livro é protagonizado por um casal. Ao todo são 11 livros até o momento, e alguns destes são protagonizados por personagens que não são Irmãos (no primeiro livro haviam apenas 6 Irmãos, então...), mas estes protagonistas estão diretamente conectados com a Irmandade. Além do romance central de cada livro, há tramas paralelas, das quais a mais importante, à principio, é a guerra contra os Redutores. Mas, lá pelo 6º livro há uma grande reviravolta e novas questões são colocadas em pauta. Atualmente a série está realmente pegando fogo, e são nessas tramas paralelas que decorre boa parte da história da série, e portanto, todos os livros são importantes e não há como pular sem ficar perdido.

O próximo livro da série, The King, é o primeiro a não ter a palavra 'Lover (Amante)' no título, e parece iniciar uma nova fase, já que terá como protagonistas o Rei e a Rainha, casal do primeiro livro. E a autora prometeu fazer novos livros assim, revisitando os casais dos primeiros (e preferidos dos leitores), de forma a fechar melhor as pontas soltas que foram sendo deixas ao longo da série. 

 


Bom, então é isso, e espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre essa série que é um dos meus maiores vícios.


~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


P.S - Essa postagem, de apresentação da série, foi escrita quase que integralmente em setembro do ano passado! Mas só agora tive tempo de terminar, rs. Também tinha intenção de fazer as resenhas de todos os livros antes do lançamento do próximo, que vai ser semana que vem, porque só fiz do último, o 11º, na época do lançamento americano. Mas quando ia começar as resenhas, saiu o edital do concurso para o qual me matei de estudar nos últimos seis meses (a última prova é amanhã \0/). Agora o foco é vida nova, descanso e leitura! E logo, logo as resenhas saem, e em comemoração e como aquecimento para o lançamento de The King, nesta semana tem outras postagens sobre a série.


. .

14 comentários

  1. ótimo post, sério que seriam 10 livros, sempre li que enquanto tivesse leitores ela iria escrever

    se não me engano nos próximos livros teremos Trez, e mais um do Butch (esse ela já disse que vai escrever, mas não confirmou se será o próximo - acho que não - só saberemos depois do lançamento em Cincinatti)

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  2. Oi Bru..
    Sabe que eu tenho muita vontade de ler..Vi já em um blog em que a menina é viciada também.
    Parece ser livros ótimos, a descrição me chama atenção, pois combina com o gênero que eu gosto.
    Vou ver se começo a ler um dia o primeiro e se gostar continuo..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna,
    Muito bom seu post explicativo.
    Já li tantas mensagens positivos da série que fiquei com vontade de ler. O único porém é que não gosto de séries intermináveis rsrs
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vi muitos elogios sobre essa série, mas ainda não li nenhum dos livros.
    A autora realmente criou um novo mundo dos vampiros, com características diferentes do que estamos habituados e novas criaturas. Achei o post bem explicativo =)
    No momento, não tenho interesse em começar a ler a série que já tem 12 livros e contando...

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu morro de curiosidade de ler essa série, mas tenho um pé atrás com ela. Fico achando que não vou gostar, mas esse seu post tão detalhado me fez querer dar uma chance.

    Agora estou sem tempo de começar a ler, mas quem sabe lá pelo meio do ano quando a faculdade acabar :D

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna...Realmente tenho a maior vontade de ler esta série, e amei esta tua postagem rica de detalhes e uma forma bem simples de entender a ordem.Creio que ainda me tive tanto interesse pela leitura devido ao tamanho dela, mas pretendo começar ela este ano!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Uma das melhores séries de livros que eu já li. Me lembro como se fosse hoje o dia que eu li o primeiro livro (faz muitooooo tempo), e depois só ficava ansiosa um livro após o outro. É uma história que te atrai (como não ser atraída com um personagem igual ao Wrath) a cada página que você vai lendo. Indico que todos comecem a ler os livros.

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante do post, pois ele é praticamente um guia da série. Explica tudo direitinho. Fiquei um pouco confuso, pois é informação demais pra assimilar em tão pouco tempo. Confesso que não sou muito fã de séries intermináveis, afinal, dinheiro é artigo de luxo. kkkkk Mas, se tiver oportunidade, um dia lerei essa série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Ahhhhhh eu quero muito ler essa saga, já tem um tempinho, não comprei nenhum livro ainda porque eles são caros, tenho que ver se consigo aproveitar alguma promoção no Submarino, aderei o post, foi muito bom saber mais sobre a saga.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Que legal o post! Ainda não conhecia essa saga mas achei bem interessante, cheia de seres sobrenaturais e o enredo dos livros é bem legal, acompanhado das capas que são lindas! Gostei muito de saber mais sobre ela, parece ser muito viciante mesmo! :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna, tudo bom?
    Primeiro quero te dar parabéns pelo post porque ficou super completinho e informativo. Sempre escuto você e a Patty falarem sobre essa série, mas não sabia muita coisa sobre ela. Não sei se a história funcionaria comigo e talvez eu leria o primeiro para conhecer a narrativa da autora.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Explicação completa sobre a série, mesmo assim não leria, por dois motivos envolver vampiros (não sou muito fã de vampiros) e por ser uma linha mais erótica, mesmo assim é preciso dar os créditos a autora que criou um universo inteiramente novo, a escrita também deve ser boa senão não teria e estaria fazendo sucesso até hoje, continuando com a série, o que é bom para quem é fã.

    ResponderExcluir
  13. Oi Bru,
    tudo bem?
    estou lendo essa postagem depois que vi a da capa do último livro, portanto, só agora estou conhecendo um pouco mais da história. Gostei mais das nossas capas e gostei dos guerreiros. E realmente, o enredo é bem diferente.
    Você me deixou com mias vontade de ler essa série.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia muito a fundo o enredo do livro e comecei a achar mais interessante. Realmente deve ser uma boa série. Mas o tamanho desanima. Tô com muitas séries em aberto e começar uma desse tamanho não dá. Quem sabe mais para frente. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...