[Li e Recomendo] Rebecca - Daphne Du Maurier

Rebecca é um clássico onde os sentimentos adquirem um lugar de destaque. Sentimentos no feminino, já que se trata da história de duas mulheres que se envolvem com o mesmo homem, apenas com uma particularidade: Rebecca está morta. E é o fantasma, embora nunca visível, do seu passado que assombra a nova mulher, agora casada com o nobre britânico e apaixonado de Rebecca. A intriga é assombrosa e ao mesmo tempo envolvente deixando sempre a sensação de que Rebecca é onipresente. E é com esta imagem antiga que a nova mulher do viúvo Maxim de Winter terá de enfrentar todos os que amavam Rebecca e que a encaram como alguém que veio para lhe roubar o lugar. Rebecca é o romance que celebrizou Daphne du Maurier e que conheceu 28 reedições em quatro anos só na Grã-Bretanha.

Autor: Daphne Du Maurier
Editora: Companhia Editora
Categoria: Thriller psicológico, drama
Nota: 3/5

Olá amores, boa tarde!

Hoje tem coluna de Li e Recomendo, e o livro da vez é um que li há uns quase dez anos. Já ouviram falar de Rebecca, de Daphne Du Maurier? Então vamos lá!


Rebecca é um thriller psicológico escrito na década de 1930, que retrata a vida da jovem Sra. Winter, uma adolescente que se casa com um lindo, rico e jovem viúvo, mas vive assombrada pelo fantasma de sua falecida esposa, a aparentemente inesquecível Rebecca. Após um casamento realizado em tempo recorde, a jovem tímida e de origem humilde, vai viver com o marido em sua residência familiar, uma propriedade antiga e intimidante chamada Manderley, e logo se depara com vários mistérios acerca da antiga senhora da mansão. Alguns idolatram Rebecca, outros a detestam, mas o fato é todos que conhecem Maxim Winter tem algo a falar sobre sua falecida esposa.

A jovem senhora Winter é completamente apaixonada pelo marido, mas sempre se sente em segundo lugar, vivendo à sombra da falecida. E em relação a isso, é interessante observar uma tática da autora, que não revela o nome da protagonista, enquanto a todo momento é mencionado o de Rebecca.

O livro é bem interessante, e me deixou curiosa para saber qual o tal secreto a respeito de Rebecca, e porque ela ainda exercia tanto poder sobre todos, mesmo após morta. Mas o final não foi tão surpreendente quanto eu esperava. E não sei se foi porque li uma versão bem antiga do livro, e na época não estava acostumada com livros mais antigo, mas tive um pouco de dificuldade com a linguagem adotada. Tanto que tenho vontade de reler a obra, e ver se hoje a consideraria mais fácil.

Mas, mesmo que esses poréns, recomendo a leitura, principalmente para quem curto suspenses e mistérios.


Curiosidades: Rebecca é plágio de uma obra brasileira?
Mas uma curiosidade super interessante sobre Rebecca, é a possibilidade dele ser um plágio, e de uma obra brasileira! O fato é que alguns anos antes da publicação original de Rebecca (1938), foi lançado o livro A Sucessora, de Carolina Nabuco, que só se tornou conhecido após adaptação para uma novela da Rede Globo em 1978. E os dois livros são muito parecidos, segundo minhas pesquisas.

Bom, gente,é isso. Espero que tenham gostado.

E não deixem de comentar!

Beijos




.

16 comentários

  1. Nossa Bruna, quando li que Rebecca era falecida meus olhos arregalaram. O livro parece muito bom no enredo e quem é mulher sabe que viver a sombra de um fantasma para quem ama é triste demais!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Greice, o livro é de arrepiar mesmo. Dá pra sofrer muito com a mocinha
      rs

      Excluir
  2. Oi, Bruna
    Não conhecia esse livro, mas já conheço a novela sucessora e a história é bem parecida (não é da minha época, mas vi no vídeo show).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, a novela é bem antiga, rs, deve ter sido uma das primeiras da Globo

      Excluir
  3. Não conhecia este livro, mas adorei a dica. Pela resenha eu acho que vou gostar muito da leitura.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro... Mas curti a sinopse, também fiquei curiosa para conhecer o segredo. rs
    bjs
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa Bruna que maneiro, adorei esse post e conhecer essa autora, a história parece ser bem legal, me deu vontade de ler!
    A curiosidade sobre a obra ser plagio é intrigante!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim Dani, e o pior é que provavelmente nunca vamos descobrir se é plágio ou não, rs

      Excluir
  6. Plagio de um livro brasuca? Poxa. Será?
    Achei bem interessante o enredo do livro e fiquei louca pra lê-lo. A escrita mais antiga pode incomodar a principio, principalmente a quem não está acostumado aos clássicos, mas se a obra for mesmo tão boa quanto parece isso será um mero detalhe facil de ignorar após algumas páginas.

    ResponderExcluir
  7. não conhecia o livro mas fiquei curiosa para ler. É uma história interessante, pena que há suspeita de plágio :/
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser otimo , Curti Mt ele , Nunca tinha ouvido falar dessa autora ,te Mais nao estou acoostumada a ler livros classicos !!! a verdade nunca tentei , Mais vou tentar , pois me interessei mt por esse livro , Quero mt conhecer o trabalho da autora !
    Bjos Da Quel !!

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de livros de mistérios envolvendo fantasmas e fiquei muito curiosa com este! Parece ser uma estória bem interessante e achei uma pena o final não ter te surpreendido. Mas ainda assim, parece ser uma boa leitura! :)

    ResponderExcluir
  10. oi gente, obrigada pela visita.
    Realmente o livro é intrigante, e a história do plágio aumenta mais o mistério em volta dele, rs
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Bem promissora a premissa desse livro. Não me lembro de ter lido nada parecido. O fato da Rebecca ser uma defunta me deu mais vontade de ler a obra. Coloquei na minha lista de leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia essa obra "Rebecca", e quando vi essa capa, imaginei que seria um romance ou drama. Fiquei surpreso ao saber que era um thriller de suspense. Adorei saber disso. Passei a vê-lo com outros olhos. Agora essa parada de um possível plágio é fogo, hein?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Nunca ouvi falar da obra, mas parece ser interessante. Tenho vontade de ler thriller psicológico, gosto de mistérios, quem sabe este seja o primeiro. Também quero ler A Sucessora, será que é mesmo um plágio.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...