[Resenha] Névoa - Kathryn James

Gwen, uma garota de 15 anos, marca sua festa de aniversário no meio da mata. Sua irmã Nell sabe dos perigos de fazer uma festa na floresta, mas Nell não consegue impedir a irmã. Gwen é levada pela névoa da floresta. Somente Nell sabe quem está por trás do sequestro de sua irmã – o garoto que ela imaginava ser seu amigo, o belo e misterioso Evan River. Evan não é um garoto comum – ele tem um segredo que fará com que Nell questione tudo o que ela sempre ouviu de sua avó: que as histórias sobre as meninas perdidas fossem apenas contos de fadas. Evan vive à margem do mundo de Nell, raramente vislumbrado, incompreendido e temido. Um confronto entre os dois mundos está prestes a começar.

Título Original: Mist
Série: Série Mist#1
Editora: Farol Literário
Ano: 2013
Categoria: Juvenil, fantasia
Nota: 4/5


Oi gente, hoje temos a resenha de um livro fofo, que já faz meses que eu queria ler: Névoa, o primeiro livro da Duologia Mist, de Kathryn James.

Cuidado com as lendas e histórias folclóricas. Talvez elas não sejam apenas invenções como acreditamos.


Nell é uma jovem de 13 anos. Estudiosa, calada e quieta, ela é o extremo oposto de sua irmã mais velha, Gwen, a borboleta social da escola e ditadora de moda e comportamentos. Seus pais são policiais e são bem ausentes, e a avó é uma pesquisadora de folclore.

As meninas cresceram em uma cidade do interior dos EUA, e vivem próximas a um enorme bosque. Desde pequenas foram criadas ouvindo histórias e lendas envolvendo elfos e a névoa do bosque, e sendo intuídas a não andar por lá à noite e a não entrar na névoa.

Não entre no bosque ao escurecer. O aviso da mãe ecoava em sua cabeça, mas Nell o ignorou.
Pág. 9

Na escola, Nell não tem amigos. As únicas garotas que se aproximaram delas era duas falsa que queriam usa-la para se enturmar com Gwen. Então ela conhece Evans, um menino encantador, que ninguém mais parece reparar. Nell não entende o que acontece, mas percebe que as pessoas parecem esquecer da presença de Evans tão logo o vejam, menos ela.

Querendo uma festa de 16 anos em grande estilo, Gwen resolve convidar todos os amigos para comemorar no bosque, à meia noite. E Nell acaba indo junto, não porque queira comemorar, mas sim porque se preocupa com a irmã, e está atenta aos avisos de que não deviam ir àquele local naquela noite. E não é que esses avisos estavam corretos? À meia noite em ponto Gwen desaparece! A última pessoa que a viu foi Nell, quando a irmã mais velha era encurralada por um lobo bem peculiar.

Assim começa a verdadeira história. Nell descobre que todas as lendas sobre elfos que cresceu ouvindo não são tão imaginárias assim, que sua irmã está na terra dos elfos, e que o tempo para conseguir resgatá-la é mínimo! E com tudo contra si e sem o apoio ou ajuda dos adultos, ela embarca na missão de entrar na névoa e trazer sua irmã de volta, e tem como guia o seu novo amigo, Evans, que é nada mais, nada menos que um elfo. E nessa missão, ela descobre verdades chocantes sobre a relação entre o mundo dos humanos e elfos, e que pessoas que ela admirava e em quem confiava talvez não sejam tão honestas assim.

Você tem até o pôr do sol de hoje. Se Gwen voltar pela névoa depois disso, então cem anos recairão sobre ela assim que colocar o pé no seu mundo. Ela ficará velha e seca antes mesmo de viver.
Pág. 115

Adorei a construção dos protagonistas. Nell é uma heroína corajosa e valente, algumas de suas atitudes me irritaram, porque ela nem sempre foi sincera com Evan, mas considerando as circunstâncias, foi compreensível. Já Evans é um encanto e um herói trágico e sofrido. Assumiu grande responsabilidade, ainda muito jovem, e nunca reclamou disso. A relação dos dois é linda e super condizente com a idade dos personagens. Temos aqui o nascimento do primeiro amor, de forma inocente e sutil.

Gwen foi outra personagem de destaque, mas é uma insuportável. Uma típica princesinha mimada acostumada a ter tudo que quer, e que não consegue enxergar a realidade nem se essa lhe atacasse de frente (e olha que isso aconteceu!). Outros personagens marcantes foram o louquíssimo Fen, irmão mais velho de Evans e autointitulado Rei dos Elfos; e Drucilla, a avó modernosa e mais que bem informada das meninas.

Esse é um livro mágico e envolto em lendas. A construção do mundo dos elfos, seus hábitos e personalidades foi muito bem feita. Desde a primeira página é perceptível a qualidade da escrita da autora. O livro é escrito em terceira pessoa, na maior parte do tempo sob o ponto de vista de Nell, e isso não foi nada prejudicial. A narração é tão bem feita e fluida, que me sentia mergulhando na mente da protagonista a todo o tempo.

A diagramação da Farol está impecável: papel amarelado, fonte de tamanho agradável para leitura. E o que falar dessa capa? Bom, só posso dizer que essa capa maravilhosamente trabalhada foi a primeira coisa que me chamou a atenção, e foi por causa dela que quis ler o livro. Névoa faz parte de uma duologia, e o segundo livro, Gelo, já está à venda aqui no Brasil.

Recomendo para todos que curtem uma boa fantasia.

Bom gente, é isso. Espero que tenham gostado.

Beijos


.

28 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Passeando pelos blogs literários me deparei com o teu! hehehe
    Falando do post, só a capa do livro já me deixa mega curiosa, então, é impossível não ler a sinopse e sua resenha e ficar querendo mais, hehehe!
    Eu adoro livros de fantasia, então, acho que é super recomendado para minha Wish!
    Fiquei animada com a indicação e tua resenha ficou muito boa, parabéns!

    Também tenho um blog, caso queria conhecer e se gostar, seguir.
    Já estou seguindo o seu!
    Beijos!!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, e seja bem vinda
      Já vou lá conhecer seu blog também
      beijos

      Excluir
  2. Oi Bru!

    Nossa, fiquei curiosa agora para ler essa história! Espero que seja o meu estilo, porque adoro esse tipo de livro. Tomara que não seja suspense hahaha Parece interessantíssimo! Parabéns pela resenha, beijos!

    Letícia Valle
    http://litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Leticia,
      o livro é fofo mesmo, e não é suspense, rs
      beijos

      Excluir
  3. Bruninha tudo bem, eu amei esse livro, comprei por acaso na bienal do ano passado um desconhecido me indicou acredita kkkk o livro é mega fofo amei sua resenha!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  4. O Bru! Achei a premissa bem interessante mas por enquanto não ando muito na vibe de ler fantasia =/
    Sei lá nao achei nenhum que me prenda por enquanto

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é fantasia bem juvenil, melhor esperar está no clima mesmo, ,rs
      beijos

      Excluir
  5. Esse livro parece ser legal, curto muito fantasias. Gostei dos protagonistas serem novinhos, geralmente os juvenis tem personagens de uns 16 anos para cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também gostei disso, raro ler juvenil com personagens novos assim
      beijos

      Excluir
  6. Oi, Bruna!

    Gente, elfos! Adoro. E essa capa maravilhosa? Adorei sua resenha, adoro personagens fortes assim, e a Nell parece o tipo de personagem que eu gostaria de me aventurar com.
    Faz um tempo que não leio livros de fantasia assim, mas esse me agradou muito <3

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Leeh - Caverna Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,
      e leia o livro sim, é muito bom
      beijos

      Excluir
  7. Eu tenho um pé atrás com esse livro porque não curto muito elfos, não sei, não são seres que me atraem. Por mais que as resenhas sejam positivas não lerei tão cedo, mas gostei dos seus comentário. A capa é linda!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro fantasias, rs, então leio de tudo. É sempre bom conhecermos e respeitarmos nossos gostos
      beijos

      Excluir
  8. Adorei a resenha e a temática do livro!
    Já escutei muitos comentários positivos sobre a Kathryn James, viu? Preciso me render e entrar de vez na leitura :)

    Beijos,
    Gabi - http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna,
    Já li alguns comentários positivos sobre “Névoa”, além disso gosto bastante de sua capa e acho sua trama bem instigante, então tenho curiosidade de lê-lo no futuro.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee

    Também li esse livro e adorei a história , espero em breve ler o segundo livro e gostar tanto igual ao primeiro.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Este é um livro que com certeza ainda vou querer ler. A capa sem dúvida é muito linda né.
    Gosto quando a história tem elfos. Parece ser uma narrativa bem prazerosa.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Bru! ^^
    Gostei da sua resenha! Eu já tinha vontade de ler esse livro, fiquei com um pouquinho mais de vontade. Terminei agora a pouco de ler "A Bruxa de Near" e a trama lembra a desse livro. Também tem um mistério, um perigo fora dos limites da cidade que todos os moradores temem.
    Vai para minha lista e leituras!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Helaina, acho que esse livro é a sua cara! Uma fantasia leve e linda, rs
      beijos

      Excluir
  14. Oi Bruna. Tinha visto o lançamento do Gelo, mas não sabia que ele tinha um primeiro livro, nem que era essa a temática dele. Adorei a sua resenha. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, rs
      esse livro é uma gracinha, vale a pena ler
      beijos

      Excluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...