[Resenha] Cicatrizes - Eva Zooks


Será que tudo é valido por amor?
Até quando o limite entre o amor e a dor são saudáveis?
Cassie terá que encontrar essas respostas para ultrapassar seus próprios limites, vencer as barreiras que impôs a si mesma e aceitar o amor, entregando-se sem reservas.
Perdida em um mar de ilusões, envolta em solidão e agarrando-se a pequenas esperanças, ela vai tentar enfim recomeçar.
Na luta contra o mar bravio e revolto em que se transformou sua vida, Cassie caminha em direção ao farol, que Hawke representa. Um homem bem sucedido, que vê sua vida virada as avessas com a entrada desse furacão.
Uma batalha será travada! De um lado, o amor quase obsessivo de Cassie, e de outro a força centrada e resoluta de Hawke. Princípios serão quebrados, lágrimas derramadas, corações dilacerados. Tudo para que o amor prevaleça.

Editora/Ano: Ler Editorial/2015
Categoria: literatura erótica, romance
Nota: 2/5
+18 anos

* Cedido em parceria pela Editora Ler Editorial

Olá pessoal, tudo bem?


Cicatrizes é um erótico nacional, que eu resolvi ler no escuro, sem saber do que se tratava e sem ter lido resenhas antes. Pela capa e título, eu já tinha uma ideia de qual poderia ser o tema, mas preferi não pesquisar e deixar a leitura ser uma surpresa, mas infelizmente, mesmo sem ter criado expectativas, a leitura não me agradou. O livro é de autoria de Eva Zooks, que é muito elogiada na blogosfera, e foi republicado pela Ler Editorial, vamos lá?

Ambientado em Nova York, Cicatrizes é um romance que aborda o tema de dominação/submissão, e retrata o relacionamento entre o Hawke e Cassie. Ela é uma mulher independente, responsável e trabalhadora, que tem o apelido de Princesa de gelo, por nunca se envolver emocionalmente e não namorar. Ele é um homem rico e bem sucedido, e em sua vida íntima, é dominador.

Cassie e Hawke se conhecem,  por meio de um amigo em comum, Adam, que pede a Hawke que adicione a amiga em um grupo what's up sobre literatura cult. Quando se veem pessoalmente pela primeira vez, a atração é forte e intensa, e então eles começam a conversar e se conhecer. Hawke deixar claro que é um dominador, e Cassie finalmente admite para si mesma que é uma submissa, embora nunca tenha tido uma relação do tipo, por medo de se envolver. Esse primeiro momento é interessante pois mostra algumas definições sobre esse estilo de vida (sim, é um estilo de vida, por mais preconceito que suscite), e sobre a importância da confiança em uma relação desse tipo.

Logo em seguida, os dois mergulham em um relacionamento intenso, que acaba não fazendo muito bem a Cassie, e aí começa meu problema com o livro. Confiança é a base de qualquer relacionamento, mas como eu disse acima, ela toma uma conotação especial em uma relação de dominação/submissão. Ao entregar completamente sua obediência, o submisso precisa ter plena confiança em seu dom, e, sinceramente, Hawke pecou e feio como dominador, uma vez que não passou um mínimo de segurança para Cassie. Ele exigia demais, e cedia de menos, deixando claro (ao menos para mim) que suas preferências pessoais estavam acima das de Cassie, embora seu discursos fosse o contrário. Não estou falando de práticas e fetiches sexuais, e sim de outros pontos mais importantes, pilares de um relacionamento. Cassie pediu uma coisa, uma única coisa, e ele além de negar, ainda teve a cara de pau de achar que ela ia mudar de ideia, que só estava assim por ser inexperiente, e teve uma hora que ele até a chamou de paranoica. Isso me incomodou demais!

Estou tão cansada de tudo. Queria ser como um pássaro, poder voar e pousar em um lugar bem alto e distante. – Lila ficou a observar sua amiga. A tristeza que ela carregava dentro de si era um buraco negro.

Se ver emocionalmente dependente de um homem que não lhe fazia bem, fez muito mal a Cassie, que já tinha alguns transtornos psicológicos. Por esse motivo, não consegui me apegar ao casal e torcer por eles, muito pelo contrário, eu torcia era pra Cassie dar um pé na bunda do Hawke e procurar outra pessoa menos egoísta e hipócrita. Além disso, achei o relacionamento dos dois muito instantâneo. E as as declarações de amor  não me convenceram, porque eles mal se conheciam quando começaram a se declarar.

Cassie tem um sério problema, consequência de uma profunda depressão, e a forma como a autora retratou o comportamento da protagonista foi ótimo, porém, se tornou superficial ao não nos apresentar os motivos, os fantasmas do passado de Cassie que desencadearam tudo aquilo. Começamos e terminamos o livro sem entender o porque se Cassie ser com o é.

Como a classificação no início da resenha já deixa claro, esse é um romance erótico, com cenas de sexo explicitas e bem descritivas, e vocabulário utilizado nessas cenas é direto e sem eufemismos, então não recomendo para menores. Apesar do tema, a autora não apresentou práticas sexuais de dominação/submissão pesadas, então fiquem tranquilos quanto a isso. Mas aqui faço mais uma ressalva, que é um problema recorrente na literatura erótica: cadê o preservativo? Já perdi as contas de quantos livros eróticos nem sequer fazem menção a sexo seguro, e isso é muito sério! A literatura é um meio de divulgação e conscientização, e essas omissões são bem perigosas.

O livro é narrado em terceira pessoa, e a leitura é muito rápida, podendo ser concluída em poucas horas. Não vi erros de revisão que comprometam a leitura, e a diagramação está nota 10! A letra é grande e agradável, a imagem da capa está em todas as páginas, em formato marca d'água bem clarinho, há uma imagem em preto e branco no início de cada capítulo, representando um pouco do que esse abordará, e há também alguns símbolos fazendo quebras de capítulos (que não sei o que significam, mas são bonitos).



Como eu disse, a leitura não me agradou muito, mas foi pelo fato íntimo e pessoal de eu não ter gostado nem um pouco do protagonista e sua postura e atitudes. Mas a autora tem uma escrita boa e clara, que tornam a leitura rápida e fluida. Cicatrizes é muito bem avaliado no skoob, então o fato de a leitura não ter funcionado muito bem para mim, não a impede de ser ótima para vocês.

Beijos



.

15 comentários

  1. Olá, Bruna.
    Literatura erótica não é o meu forte, como você sabe. Então, só por isso, dificilmente eu daria uma chance para a obra. Além disso, a premissa me pareceu parecida demais com quase tudo que vemos por aí. Acho que o primeiro fator, aliado ao segundo, me faria desistir da obra.


    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. O que me deixou de pé atrás com esse livro foi o fato do mocinho aparentar um comportamento muito frio com ele diz amar e isso com certeza não iria me agradar na leitura e olha que geralmente nos livros coloco mais fé no homem no que na mulher, não em todos os casos claro. Vou tentar ler esse livro sem critica-lo mas se leitura não me agradar no mesmo aspecto que não lhe agradou provavelmente vou abandonar o livro. Adorei sua resenha, de verdade

    ResponderExcluir
  3. O livro em si não me atraiu, por mais que eu não tenha nada contra esse tipo de literatura. Os personagens não me chamaram atenção, justiça seja dada. Então acho que ele acabariam me cansando e deixando a leitura arrastada. Sua resenha está ótima, mas esse eu vou deixar passar.
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha ele parece ser bom, mesmo eu tendo ficado com um pé atras em relação ao mocinho, mas seria um livro que eu leria se tivesse ele.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna!
    Não estou muito decidida quanto a minha vontade de ler o livro. Achei bem interessante você falar de suas experiências com a leitura e citar que o livro foi bem avaliado no skoob. Isso deixa a pessoa instigada a ler e tirar sua própria conclusão. No momento não tenho lido livros do gênero justamente porque tenho achado tudo muito repetitivo, talvez seja uma implicância minha. Mas não vou afirmar que não lerei "Cicatrizes". Pode ser que eu me anime e leia entre uma leitura e outra.

    ResponderExcluir
  6. Já não sou muito ligado a esse tipo de genero literario, e confesso que não me interessaria por esse livro antes de ler essa resenha, assim como não me interessei agora :( Mas acho que para quem gosta do gênero, Cicatrizes pode não ser muito proveitoso, assim como você descreveu aqui.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Esse é um livro que eu tenho vontade de ler mas nunca encontrei oportunidade pra isso.É e horrível quando não se apegamos a algum protagonista ,os acontecimentos passam a não te convencer.Eu ainda tenho interesse na história mas espero que não fique tentando dar uns tapas no Hawke.E eu adoro essa capa.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna
    Parece bem clichê o livro. Pena que a obra não tem te agradou, mas acho que também não me agradaria. Quando não consigo gostar da personagem, é leitura perdida. É verdade, pois são poucos livros eróticos que fazem menção ao preservativo. Já vi em alguns livros, mas realmente é difícil.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna!
    Ainda não conhecia esse livro. Bom, pelo que entendi o tal de Hawke está muito mais pra egoísta do que pra dominador, né? Já não fui com a cara dele, rs. Apesar de não ter nada contra esse tipo de literatura, tb não sou fã, digamos assim. Então esse livro não me atraiu em nada não. Vou deixar passar rsrs

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro nacional. Tinha tudo para ser um erótico maravilhoso, né? Uma mulher independente e submissa tendo um romance com um cara bem sucedido e dominador.
    Pena que não foi uma boa leitura para você, e desagradou em tantos pontos que chegou a querer a separação do casal com suas declarações de amor precoce ;/
    Você citou algo muito importante, que foi o uso do preservativo, pois a leitura é sim, um meio de divulgação e conscientização e muitos dos leitores levam para o dia-a-dia.
    Adorei a resenha, e claro sua sinceridade nela.
    Bjs Bruna!!

    ResponderExcluir
  11. Oii Bruna,
    Não conhecia o livro mas gostei da resenha!
    A sinopse já não me chamou atenção e nem capa e sinceramente não é um livro que eu gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  12. Apesar da leitura ser fluída, mostrando uma escrita ótima, eu confesso que, provavelmente, o livro não me agradaria. Como eu não gosto de romance erótico, isso acaba fazendo com que eu tenha os pés atrás para ler livros assim hahaha Para quem gosta, deve ser ótimo. Mas, para quem não gosta, assim como eu, eu prefiro não me arriscar!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não conhecia o livro mas não gostei muito da historia acho que peno Hawke que não me conquistou e acabou que não gostei do personagem e quando você começa a ler um livro sem gostar do personagem principal a leitura acaba não rendendo e ficando arrastada !!!

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    O título do livro é interessante, mas a sinopse não me interessou em nada.
    Mesmo não tendo livro 50 Tons de Cinza, esse livro me fez lembrar dele. Não gosto de livros com isso de submissão. A leitura não me interessa em nada em livro assim, parece que não flui, sabe?!! Sem falar que quando não gosto da personagem fica ainda mais difícil.A diagramação está realmente muito bonita. Não me animei em relação ao livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Achei o nome legal e a capa interessante, mas realmente não me interessei pelo livro. Primeiro que esses livros eróticos estão meio que enchendo já e segundo que a sinopse me pareceu um pouco exagerada. Realmente não me interessei.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...