[Resenha] A Menina Que Brincava Com Fogo - Stieg Larsson


"Não há inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade", raciocina Lisbeth Salander, protagonista de A menina que brincava com fogo, de Stieg Larsson. O autor - um jornalista sueco especializado em desmascarar organizações de extrema direita em seu país - morreu sem presenciar o sucesso de sua premiada saga policial, que, somente na Europa, já vendeu mais de 6,5 milhões de exemplares. Nada é o que parece ser nas histórias de Larsson. A própria Lisbeth parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo, que sabe atacar com precisão quando se vê acuada. Mikael Blomkvist pode parecer apenas um jornalista em busca de um furo, mas no fundo é um investigador obstinado em desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca, sejam os cometidos por repórteres sensacionalistas, sejam os praticados por magistrados corruptos ou ainda aqueles perpetrados por lobos em pele de cordeiro. Um destes, o tutor de Lisbeth, foi morto a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados: um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes - um Colt 45 Magnum - não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça - a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rapidamente possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode deparar-se com inimigos muito mais formidáveis - e que, se a polícia ou os bandidos a acharem primeiro, o resultado pode ser funesto, para ambos os lados. A menina que brincava com fogo segue as regras clássicas dos melhores thrillers, aplicando-as a elementos contemporâneos, como as novas tecnologias e os ícones da cultura pop. O resultado é um romance ao mesmo tempo movimentado e sangrento, intrigante e impossível de ser deixado de lado.

Título original: Flickan som lekte med elden
Série: Millennium # 2
Editora/AnoCompanhia das Letras/2015
CategoriaSuspense e investigação
Skoob

* Livro cedido em parceria pela Editora Companhia das Letras 



Oi gente, tudo bem com vocês? A resenha de hoje é a continuação da série Millenmium, gostei muito da leitura e tomei muito cuidado para não soltar spoiler, espero que gostem da resenha.

O prólogo já me fez não querer soltar o livro. Uma menina está presa em uma cama e é o seu aniversário de treze anos, um homem entra no quarto para te dar parabéns, abrindo assim mil opções do que possa estar acontecendo com ela. Por que ela foi sequestrada? Porque esse homem que não mostra o rosto a está torturando?

Essas foram as primeiras perguntas que eu fiz assim que terminei a leitura do prólogo, mas, diferente do primeiro livro, eu já estava um pouco mais preparada para a escrita do Stieg Larsson, e me envolvi mais com a historia. Por já conhecer os personagens principais, procurei prestar atenção em cada detalhe e entender todos os mistérios por trás da historia de Lisbeth.

A menina que brincava com fogo tem foco na história de Lisbeth. Vamos conhecer a vida dela desde a infância e aquilo que foi revelado no primeiro livro será devidamente explicado. Além disso, existe um grande segredo sobre ela que será revelado praticamente no final do livro. (Por isso não veja a versão americana do filme, dica da Tati Feltrin.)

Dessa vez, os papeis então invertidos. No primeiro livro, Lisbeth ajudou Mikael a se livrar de suas acusações. Agora Lisbeth está sendo procurada pela policia, acusada de triplo assassinato, e Mikael é a unica pessoa que acredita em sua inocência. Ela se torna a pessoa mais procurada da Suécia, e dessa vez ele irá ajuda-lá a provar que não cometeu os crimes de que está sendo acusada. A revista Millennium está preparando sua próxima edição, a reportagem fala sobre o tráfico de mulheres envolvendo grandes nomes da sociedade política sueca. Para Mikael, os homicídios estão relacionados com essa serie de reportagens que seriam publicadas por Mia Bergman.

Lisbeth é uma personagem muito complexa, e apesar de gostar dela, é muito difícil entender o que se passa em sua cabeça. Uma coisa que me deixou muito confusa foram os nomes dos personagens, por serem diferentes (porque eu nunca li nenhum livro sueco), foi um pouco difícil lembrar onde cada personagem novo se encaixava na história.

A diagramação do livro foi bem feita, não encontrei erros de tradução ou revisão, e as letras e o espaçamentos são confortáveis. A narrativa é ótima, apesar de ter um cenário confuso, eu não conseguia parar de ler. Algumas partes realmente são difíceis de ler, porque o autor explica vários fatos que podem se tornar cansativos, mas depois esses fatos vão fazer todo sentido para a história, por isso não desista. 

Beijos



.

23 comentários

  1. Já li o primeiro livro da série e gostei bastante dele, estou ansiosa e ao mesmo tempo morta de medo de ler esse segundo. Não sei dizer ao certo, acho que por tratar de temas tão delicados e horríveis acaba me deixando meio desconfortável. Adoro livros de suspense, mas nem sempre é fácil ver o que há de pior na sociedade neles.
    Lisbeth é uma personagem que me conquistou muito no primeiro livro, ela é complexa e nem sempre é possível compreende-la, mas ainda sim, ela conseguiu meu afeto. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa com esse livro, apenas preciso achar tempo para lê-lo logo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro dessa série e nem assisti os filmes. Alias comecei a assistir o primeiro, mas nem terminei, vi que tem duas versões e nem sei qual eu tava assistindo rs. Mas pretendo ler e assistir é muito comentada. Adoro suspense, mas tem uns que são bem pesados, pelo que li esse é assim. Essa busca pela inocência de Lisbeth, deve dar aquela curiosidade do leitor em desvendar o mistério e com isso devorar o livro.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Confesso que nunca vi o filme, nem li nada referente, sua publicação está otima, sério mesmo, bem completa sem soltar nenhum spoiler referente a nada, mas a premissa não conseguiu me despertar a vontade de procurar nada sobre a obra.
    Não faz em nada meu gênero, rsrs.
    Mas parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    parabéns pela resenha, fiquei curioso quanto essa obra. Confesso que nunca vi o filme ou li as obras, aliás eu não sabia que era uma saga, gostei bem da premissa, vou procurar saber mais. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa,eu adorei sua resenha! Sou louco pra ler essa série e a cada texto que leio sobre ela a vontade aumenta ainda mais. Lembro de ter assistido "Os Homens que não amavam as mulheres" e achei muito massa!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bem eu tenho que confessor que nunca assisti o filme e que não tenho muita vontade de ler essa série, mas acho que depois da sua resenha posso até dar uma chance a essa série, mas tenho outros livros agora pra ler e por isso ele vai entrar na lista de livros mas não na de propriedade.

    ResponderExcluir
  7. Nâo li nenhum livro dessa série mas só ouvi elogios!
    Quero ler em breve!

    ResponderExcluir
  8. Oi Elen!
    Já tinha visto os livros por aí, só não sabia que tinham filmes, nunca vi. A resenha ta bacana, mas não consegui me animar não. Confesso que dessa vez não fiquei nem curiosa com o tal segredo da menina no fim do livro. Talvez se fosse um livro único quem sabe, mas sendo de série não me animei não.

    ResponderExcluir
  9. Οi Elen.
    Menina, eu já li livro sueco e realmente é terrível de se situar com os nomes, a começar pelos dos autores, né? Hahaha.
    Adorei sua resenha, (obrigada por não colocar spoilers, sua maravilhosa!)e agora estou mais p da vida comigo mesma por nunca ter lido essa série. Fiquei curiosíssima para descobrir o que acontece com a menina sequestrada do prólogo, vc me deixou super curiosa. Beijo

    ResponderExcluir
  10. Já me deparei diversas vezes com esse livro, nos sites e lojas físicas, até que estavam baratos, mas nunca tive vontade de comprar, até hoje. Do mesmo jeito que você ficou cheia de perguntas da menina presa na cama, eu também fiquei!! rsrs Acho que vou investir. Gostei de sua resenha, me convenceu!!!
    Parabéns
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  11. Sabe aquele livro que você sempre quis ler, mas sempre foi colocando outros na frente e nunca leu? A trilogia Millenium é essa pra mim. Essas novas capas estão bem mais bonitas que as anteriores né. Espero ler logo! A premissa também me intriga assim.

    ResponderExcluir
  12. Oie
    ouço falar muito da trilogia mas no momento não é o que quero ler, o enredo é bem interessante e anotarei a dica para tentar ler mais para frente, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Quero muito ler essa trilogia. consegui de troca os 3. Acho que para não me perder na história lerei os três em sequência.
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Oie! Gostei da sua resenha, foi muito sucinta e me deixou com mais vontade ainda de ler o livro. Ano passado já havia lido o livro 1 e não vejo a hora de ler o 2. Pela sua resenha, creio que não vou me decepcionar!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Estou com o primeiro livro da trilogia na estante, louca de vontade de ler, mas morrendo de medo de precisar ler o segundo livro logo em seguida e acabar sofrendo por não o ter rss.
    Não é a primeira vez que leio sobre a complexidade da protagonista e sobre o ótimo desenvolvimento da trama. Espero que eu também me apaixone pelos livros.

    ResponderExcluir
  16. Olá, primeiramente parabéns pela resenha...ficou incrível.
    Comprei o box da série no ano passado, mas ainda não consegui ler. Pelo enredo é possível perceber que se trata de um thriller sensacional.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  17. Que nome intrigante! A capa não me chamou muito atenção, mas a sinopse sim. Nunca tinha ouvido falar antes, mas adoro esse tipo de livro. Acho que essa questão do cenário confuso poderia vir a me incomodar, porque sou muito chata com essas coisas hahah.

    ResponderExcluir
  18. Hey,
    Eu tenho muita vontade de ler os livros dessa série. Pelo que eu sei sobre a personagem da Lisbeth ela é realmente algo a mais, então minha curiosidade com esse livro é enorme. Quero muito ler.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  19. Ainda nao tive a oportunidade de ler, só vi noticias que será lançado livros novos desta série, fique com vontade de ler, essas capas são mais bonitas.

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu li o primeiro livro da série e estou empolgadíssima para ler a continuação e conhecer melhor a Lisbeth, ótima resenha.

    ResponderExcluir
  21. Acredita que não li nenhum livro do autor e muito menos a série dele, já tenho o DVD do filme, mas nada de assistir, quero ter em mãos primeiro os livros pra conferir se são bons e pelo visto são sim.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Já vi muito comentários positivos sobre essa serie o que me deixou bem curiosa para ler e depois de ler a resenha fiquei curiosa para poder conhecer a escrita da Stieg Larsson que parece muito misteriosa !!

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Não tenho muito interesse em ler os livros e confesso que só o faria por causa da Lisbeth que mesmo no filme foi uma personagem que gostei bastante.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...