[Resenha] Mentira Perfeita - Carina Rissi


Com Mentira Perfeita, Carina Rissi prova mais uma vez que o seu forte é contar boas histórias, com ritmo acelerado e repletas de paixão, humor e reviravoltas. Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente... Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.

Spin-off de Procura-se Um Marido
Editora/Ano: Verus/2016
Categoria: literatura nacional, romance, chick lit


* Livro cedido como cortesia pela Ediora Verus


Olá pessoal, tudo bem?

Quem aí já leu Carina Rissi levanta a mão \o/! Eu já li praticamente todos os livros da autora e gosto muito da sua escrita leve e divertida. E agora foi a vez do super lançamento do momento: Mentira perfeita, spin-off de Procura-se um marido. Recebi o livro de cortesia da Editora Verus, e só tenho a agradecer.

Vamos lá?

Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se um marido, e traz como protagonistas Júlia, uma analista de TI da empresa de Alicia, e Marcus, irmão mais novo de Max. Para quem não se lembra ou não sabe, Max e Alicia são os protagonistas do primeiro livro, e são figuras constantes nesse segundo, por isso não recomendaria a leitura fora da ordem.

É engraçado como a vida muda em um segundo. Todo mundo diz isso, mas ninguém leva a sério de verdade. Não até acontecer com você.
Pág. 90

Júlia é uma pessoa altruísta, tímida e competente. Ela foi criada pela tia Berenice, a quem considera sua mãe, e entra em absoluto desespero ao ver sua tia doente, precisando de um transplante de coração. Quando Tia Berê tem uma recaída e quase morre no hospital, o melhor amigo de Júlia, Denis, inventa que a moça está namorando, apaixonada e praticamente para ser pedida em casamento. Querendo aliviar a dor a tia, que deseja vê-la feliz (de preferência com alguém a seu lado), Júlia entra na onda e inventa o namorado perfeito. O que ninguém esperava era que essa mentirinha fosse dar o ânimo de vida que Tia Berê precisava, e que ela teria uma melhora significativa, que viria junto com uma vontade insana e absurda de conhecer o noivo (porque na cabeça dela já era noivo) de sua amada sobrinha e organizar o casamento do século!

Do outro lado temos Marcus, um jovem que viu seus sonhos e planos de vida esvaírem-se ao sofrer um grave acidente que o deixou em uma cadeira de rodas. Porém, Marcus não é uma pessoa mal-humorada e depressiva. Muito pelo contrário, ele aprendeu a se adequar a sua condição e voltou a ser o sedutor mulherengo de outrora, com seu jeito charmoso e encantador. Marcus morava numa chácara, com seus pais super protetores, mas depois que foi morar com o irmão e a cunhada, voltou para a faculdade, começou a trabalhar e sente que é hora de tocar sua vida e ganhar independência. Porém, sua família é totalmente contra a ideia dele morar sozinho, e impõe a condição de que ele tenha um acompanhante treinado.

Essa é a situação de nossos protagonistas ao se encontrarem. Júlia teme que contar que mentiu e que continua solteira possa piorar a situação da Tia. Marcus quer morar sozinho custe o que custar. Ela precisa de um noivo de mentirinha, ele precisa de uma enfermeira de mentirinha. Então, que tal unir o útil ao agradável? Essa é a brilhante ideia de Marcus, que, depois de muita insistência, consegue convencer Júlia do mesmo. A partir de então, é pura diversão, amor e doçura.

O relacionamento de Júlia e Marcus foi super fofo de acompanha, e achei interessante a forma como a autora abordou os problemas de autoconfiança de cada um. Júlia sempre teve problemas de confiança, gerados pela péssima mãe que teve, e não sabe se pode confiar em um mulherengo como Marcus. Já Marcus sabe que Júlia é o tipo de pessoa extremamente altruísta, e não sabe o que ela realmente sente por ele, considerando sua condição física. O interessante, é que ela não dá a mínima para o fato dele ser cadeirante, e que isso nunca o diminuiu a seus olhos. Com narração em primeira pessoa, por Júlia e Marcus, a autora soube construir bem a personalidade de cada um deles.

Ele se livrou do constrangimento e voltou a seu estado normal - aquele jeito sedutor que me entediava até a morte.
Pág. 136

Os personagens secundários são ótimos, em especial Tia Berê. Ela é doidinha! Ri demais com essa senhora excêntrica. Mas eu amor e devoção a Júlia é imenso. A família de Marcus dá mais um toque de humor a trama. E falando em coadjuvantes, acho que eu já descobri quem serão os protagonistas do próximo livro!!!

E além da mentira dos protagonistas, o livro tem outro foco relacionado a empresa onde Júlia trabalha, com a existência alguém interessado em causar problemas. Júlia só não sabe se o alvo é ela, especificamente, ou a empresa como um todo. Esse arco rende a sequência final do livro, que é cheia de ação e ficou super legal. Porém, para chegar a essa parte de ação, houve algumas cenas mal explicadas, que vi até como um erro de continuidade. Foi uma coisa pequena, que mas foi a única que me incomodou durante a leitura.

Mentira Perfeita é fofo, leve, romântico, tem todos os ares comuns aos chick lits, incluindo cenas hilárias. Mas também foi o livro com mais teor dramático que já li da autora, devido ao problema de saúde de tia Berê, e também ao problema de Marcus. Gostei da forma como Carina apresentou diversos problemas que os cadeirantes têm que enfrentar, como transporte público, calçadas irregulares, falta de rampas, assim como o preconceito e visão estereotipada que despertam em muitas pessoas.

Não é o jeito como seu corpo se move, como você vê, ouve ou sente o mundo que importa, mas a maneira como você vive. E esta é a parte mais difícil: aprender a viver. Envolve ser adulto, aprender a lidar com as perdas e situações traumáticas. Também envolve se abrir para outro ser humano, aceitar a mão estendida, dar o melhor de si a quem se ama.
Pág. 449-50

A diagramação do livro é simples, com páginas amareladas e sem destaques, e a letra é um pouco pequena, mas nada que chegue a incomodar. Percebi alguns erros de revisão, porém poucos e que não atrapalham a compreensão da trama. A capa é muito bonita, e segue o padrão característico da autora, ou seja, uma noiva na imagem, rs.

Mentira perfeita foi um livro delicioso de ler. Recomendo muito!

Autografando meu Mentira Perfeita na Bienal de Minas *-*

13 comentários

  1. Oi Bru!!!
    Adorei! Achei o livro maravilhoso!!!! Concordo com vc por ele ser o livro dela com maior carga dramática. Eu ri, sofri, chorei, me empolguei, suspirei.. Várias emoções num livro só, rs. A Carina arrebentou nesse livro! Sábado é a minha vez de dar um abração nela e agradecer essa beleza hahaha. Família Cassani é um espetáculo, né? Pois que venha o Nicholas hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Carina e seus livros são demais, meu preferido até agora é Perdida. Adorei procura-se um marido e gostei muito do Marcus ele é uma figura, já vi que vou dar muitas risadas com esse casal e suas mentiras.

    ResponderExcluir
  3. Gente ainda não li nada da Carina e ela vem com mais um livro, assim não dou conta não, adorei a premissa e quero muito ler esse livro. A capa eu achei perfeita. Bjkas

    ResponderExcluir
  4. oie,
    eu também gosto muito da Carina Rissi, e já estou louca para ler esse livro. Mas preciso ler o primeiro antes, pois até agora, só li a série Perdida e NO mundo da Luna
    Legal a autora abordar questões sobre as dificuldades dos cadeirantes, rs
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu também amooo os estilo narrativo da Carina, ela consegue nos envolver e conquistar com histórias leves e fofas, que nos fazem suspirar e ficar com o coração leve. Também amei a tia Berê, os personagens secundários são um show a parte , e eu até queria um livro do Dênis.

    Enfim,livro lindo e depois de ler sua resenha,fiquei com uma vontade louca de relê-lo.

    bjssss

    "Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi
    também li esse livro recentemente, e também fui a uma sessão de autógrafos da Carina. Ele é mesmo muito fofo e bonito. E concordo sobre ser o mais dramático da autora
    abçs

    ResponderExcluir
  7. Nossa, vi esse livro ontem na Leitura e quase levei! Haha ainda não li nada da Carina, mas sempre tive muita vontade. Ainda bem que não comprei, senão leria na ordem errada!
    Adorei a resenha, parabéns!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  8. Que fofa a sua foto com a Carina Rissi! :) Eu nunca li nada dela, mas estou cada vez mais tentada a ler o que ela escreve, principalmente porque alguns dos livros já tem adaptações confirmadas, e eu adoro comparar as adaptações! :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Carina Risse realmente arrasa sempre! Já li quase todos os livros dela e estou no início desse e já estou adorando. Ela sempre coloca os personagens nas situações mais engraçadas de se imaginar, mas com a quantidade de sentimentos necessária para que o leitor se apaixone junto, na história. Adorei saber que o casal do livro realmente se forma. Não sabia que ele era cadeirante (ainda não cheguei a essa parte da história). Mas pela leitura de sua resenha, já estou querendo finalizar o livro agora mesmo e saber de todos os detalhes.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina Rissi, ok? Corretor ortográfico do celular... aff

      Excluir
  10. Olá! Carina Risse realmente arrasa sempre! Já li quase todos os livros dela e estou no início desse e já estou adorando. Ela sempre coloca os personagens nas situações mais engraçadas de se imaginar, mas com a quantidade de sentimentos necessária para que o leitor se apaixone junto, na história. Adorei saber que o casal do livro realmente se forma. Não sabia que ele era cadeirante (ainda não cheguei a essa parte da história). Mas pela leitura de sua resenha, já estou querendo finalizar o livro agora mesmo e saber de todos os detalhes.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá Bruna,
    Tive meu primeiro contato com a Carina Rissi através do livro Procura-se um Marido, ganhei meu exemplar no top comentarista de dezembro, e autografado! Muito amor ♥. Amei o livro, foi uma leitura muito agradável, apaixonante e divertida, e quando soube que teria um Spin-off já fiquei de olho quando saiu o lançamento. Adorei saber que o protagonista de Mentira Perfeita é o Marcos, o irmão do Max; amei esse personagem no outro livro. Pelo que li, esse é um livro divertido, emocionante e muito envolvente, ou seja, está na lista de desejados! Que linda a foto com a autora Bruna!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...