Com Mentira Perfeita, Carina Rissi prova mais uma vez que o seu forte é contar boas histórias, com ritmo acelerado e repletas de paixão, humor e reviravoltas. Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente... Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.
Spin-off de Procura-se Um Marido
Editora/Ano: Verus/2016
Categoria: literatura nacional, romance, chick lit
* Livro cedido como cortesia pela Ediora Verus
Olá pessoal, tudo bem?
Quem aí já leu Carina Rissi levanta a mão \o/! Eu já li praticamente todos os livros da autora e gosto muito da sua escrita leve e divertida. E agora foi a vez do super lançamento do momento: Mentira perfeita, spin-off de Procura-se um marido. Recebi o livro de cortesia da Editora Verus, e só tenho a agradecer.
Vamos lá?
Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se um marido, e traz como protagonistas Júlia, uma analista de TI da empresa de Alicia, e Marcus, irmão mais novo de Max. Para quem não se lembra ou não sabe, Max e Alicia são os protagonistas do primeiro livro, e são figuras constantes nesse segundo, por isso não recomendaria a leitura fora da ordem.
É engraçado como a vida muda em um segundo. Todo mundo diz isso, mas ninguém leva a sério de verdade. Não até acontecer com você.
Pág. 90
Júlia é uma pessoa altruísta, tímida e competente. Ela foi criada pela tia Berenice, a quem considera sua mãe, e entra em absoluto desespero ao ver sua tia doente, precisando de um transplante de coração. Quando Tia Berê tem uma recaída e quase morre no hospital, o melhor amigo de Júlia, Denis, inventa que a moça está namorando, apaixonada e praticamente para ser pedida em casamento. Querendo aliviar a dor a tia, que deseja vê-la feliz (de preferência com alguém a seu lado), Júlia entra na onda e inventa o namorado perfeito. O que ninguém esperava era que essa mentirinha fosse dar o ânimo de vida que Tia Berê precisava, e que ela teria uma melhora significativa, que viria junto com uma vontade insana e absurda de conhecer o noivo (porque na cabeça dela já era noivo) de sua amada sobrinha e organizar o casamento do século!
Do outro lado temos Marcus, um jovem que viu seus sonhos e planos de vida esvaírem-se ao sofrer um grave acidente que o deixou em uma cadeira de rodas. Porém, Marcus não é uma pessoa mal-humorada e depressiva. Muito pelo contrário, ele aprendeu a se adequar a sua condição e voltou a ser o sedutor mulherengo de outrora, com seu jeito charmoso e encantador. Marcus morava numa chácara, com seus pais super protetores, mas depois que foi morar com o irmão e a cunhada, voltou para a faculdade, começou a trabalhar e sente que é hora de tocar sua vida e ganhar independência. Porém, sua família é totalmente contra a ideia dele morar sozinho, e impõe a condição de que ele tenha um acompanhante treinado.
Essa é a situação de nossos protagonistas ao se encontrarem. Júlia teme que contar que mentiu e que continua solteira possa piorar a situação da Tia. Marcus quer morar sozinho custe o que custar. Ela precisa de um noivo de mentirinha, ele precisa de uma enfermeira de mentirinha. Então, que tal unir o útil ao agradável? Essa é a brilhante ideia de Marcus, que, depois de muita insistência, consegue convencer Júlia do mesmo. A partir de então, é pura diversão, amor e doçura.
O relacionamento de Júlia e Marcus foi super fofo de acompanha, e achei interessante a forma como a autora abordou os problemas de autoconfiança de cada um. Júlia sempre teve problemas de confiança, gerados pela péssima mãe que teve, e não sabe se pode confiar em um mulherengo como Marcus. Já Marcus sabe que Júlia é o tipo de pessoa extremamente altruísta, e não sabe o que ela realmente sente por ele, considerando sua condição física. O interessante, é que ela não dá a mínima para o fato dele ser cadeirante, e que isso nunca o diminuiu a seus olhos. Com narração em primeira pessoa, por Júlia e Marcus, a autora soube construir bem a personalidade de cada um deles.
Ele se livrou do constrangimento e voltou a seu estado normal - aquele jeito sedutor que me entediava até a morte.
Pág. 136
Os personagens secundários são ótimos, em especial Tia Berê. Ela é doidinha! Ri demais com essa senhora excêntrica. Mas eu amor e devoção a Júlia é imenso. A família de Marcus dá mais um toque de humor a trama. E falando em coadjuvantes, acho que eu já descobri quem serão os protagonistas do próximo livro!!!
E além da mentira dos protagonistas, o livro tem outro foco relacionado a empresa onde Júlia trabalha, com a existência alguém interessado em causar problemas. Júlia só não sabe se o alvo é ela, especificamente, ou a empresa como um todo. Esse arco rende a sequência final do livro, que é cheia de ação e ficou super legal. Porém, para chegar a essa parte de ação, houve algumas cenas mal explicadas, que vi até como um erro de continuidade. Foi uma coisa pequena, que mas foi a única que me incomodou durante a leitura.
Mentira Perfeita é fofo, leve, romântico, tem todos os ares comuns aos chick lits, incluindo cenas hilárias. Mas também foi o livro com mais teor dramático que já li da autora, devido ao problema de saúde de tia Berê, e também ao problema de Marcus. Gostei da forma como Carina apresentou diversos problemas que os cadeirantes têm que enfrentar, como transporte público, calçadas irregulares, falta de rampas, assim como o preconceito e visão estereotipada que despertam em muitas pessoas.
Não é o jeito como seu corpo se move, como você vê, ouve ou sente o mundo que importa, mas a maneira como você vive. E esta é a parte mais difícil: aprender a viver. Envolve ser adulto, aprender a lidar com as perdas e situações traumáticas. Também envolve se abrir para outro ser humano, aceitar a mão estendida, dar o melhor de si a quem se ama.
Pág. 449-50
A diagramação do livro é simples, com páginas amareladas e sem destaques, e a letra é um pouco pequena, mas nada que chegue a incomodar. Percebi alguns erros de revisão, porém poucos e que não atrapalham a compreensão da trama. A capa é muito bonita, e segue o padrão característico da autora, ou seja, uma noiva na imagem, rs.
Mentira perfeita foi um livro delicioso de ler. Recomendo muito!
Autografando meu Mentira Perfeita na Bienal de Minas *-* |
Oi Bru!!!
ResponderExcluirAdorei! Achei o livro maravilhoso!!!! Concordo com vc por ele ser o livro dela com maior carga dramática. Eu ri, sofri, chorei, me empolguei, suspirei.. Várias emoções num livro só, rs. A Carina arrebentou nesse livro! Sábado é a minha vez de dar um abração nela e agradecer essa beleza hahaha. Família Cassani é um espetáculo, né? Pois que venha o Nicholas hahahahaha
Adoro a Carina e seus livros são demais, meu preferido até agora é Perdida. Adorei procura-se um marido e gostei muito do Marcus ele é uma figura, já vi que vou dar muitas risadas com esse casal e suas mentiras.
ResponderExcluirGente ainda não li nada da Carina e ela vem com mais um livro, assim não dou conta não, adorei a premissa e quero muito ler esse livro. A capa eu achei perfeita. Bjkas
ResponderExcluiroie,
ResponderExcluireu também gosto muito da Carina Rissi, e já estou louca para ler esse livro. Mas preciso ler o primeiro antes, pois até agora, só li a série Perdida e NO mundo da Luna
Legal a autora abordar questões sobre as dificuldades dos cadeirantes, rs
bjs
Eu também amooo os estilo narrativo da Carina, ela consegue nos envolver e conquistar com histórias leves e fofas, que nos fazem suspirar e ficar com o coração leve. Também amei a tia Berê, os personagens secundários são um show a parte , e eu até queria um livro do Dênis.
ResponderExcluirEnfim,livro lindo e depois de ler sua resenha,fiquei com uma vontade louca de relê-lo.
bjssss
"Apaixonadas por Livros
Oi
ResponderExcluirtambém li esse livro recentemente, e também fui a uma sessão de autógrafos da Carina. Ele é mesmo muito fofo e bonito. E concordo sobre ser o mais dramático da autora
abçs
Nossa, vi esse livro ontem na Leitura e quase levei! Haha ainda não li nada da Carina, mas sempre tive muita vontade. Ainda bem que não comprei, senão leria na ordem errada!
ResponderExcluirAdorei a resenha, parabéns!
Gislaine | Paraíso da Leitura
Que fofa a sua foto com a Carina Rissi! :) Eu nunca li nada dela, mas estou cada vez mais tentada a ler o que ela escreve, principalmente porque alguns dos livros já tem adaptações confirmadas, e eu adoro comparar as adaptações! :)
ResponderExcluirBeijo!
Olá! Carina Risse realmente arrasa sempre! Já li quase todos os livros dela e estou no início desse e já estou adorando. Ela sempre coloca os personagens nas situações mais engraçadas de se imaginar, mas com a quantidade de sentimentos necessária para que o leitor se apaixone junto, na história. Adorei saber que o casal do livro realmente se forma. Não sabia que ele era cadeirante (ainda não cheguei a essa parte da história). Mas pela leitura de sua resenha, já estou querendo finalizar o livro agora mesmo e saber de todos os detalhes.
ResponderExcluirBeijos.
Karla Samira
www.pacoteliterario.blogspot.com.br
Carina Rissi, ok? Corretor ortográfico do celular... aff
ExcluirOlá! Carina Risse realmente arrasa sempre! Já li quase todos os livros dela e estou no início desse e já estou adorando. Ela sempre coloca os personagens nas situações mais engraçadas de se imaginar, mas com a quantidade de sentimentos necessária para que o leitor se apaixone junto, na história. Adorei saber que o casal do livro realmente se forma. Não sabia que ele era cadeirante (ainda não cheguei a essa parte da história). Mas pela leitura de sua resenha, já estou querendo finalizar o livro agora mesmo e saber de todos os detalhes.
ResponderExcluirBeijos.
Karla Samira
www.pacoteliterario.blogspot.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Bruna,
ResponderExcluirTive meu primeiro contato com a Carina Rissi através do livro Procura-se um Marido, ganhei meu exemplar no top comentarista de dezembro, e autografado! Muito amor ♥. Amei o livro, foi uma leitura muito agradável, apaixonante e divertida, e quando soube que teria um Spin-off já fiquei de olho quando saiu o lançamento. Adorei saber que o protagonista de Mentira Perfeita é o Marcos, o irmão do Max; amei esse personagem no outro livro. Pelo que li, esse é um livro divertido, emocionante e muito envolvente, ou seja, está na lista de desejados! Que linda a foto com a autora Bruna!
Beijos