[Resenha] Crepúsculo de outono

A noite de tempestade esconde um vulto que invade a chácara do doutor Augusto. Em pânico – com a intenção de defender a família –, o médico atira na direção do perigo. Um trovão abafa o disparo que atinge o alvo e arranca uma vida. Angustiado, Augusto esconde o cadáver, mas ainda lhe resta atender o último pedido do desencarnado.
E agora? Como conviver com a consciência atormentada por um crime? O médico não se recorda, mas – entre o Céu e a Terra –, é um prisioneiro dos erros do passado. Depois de um crepúsculo de outono, Augusto entenderá, finalmente, que o mal foi semeado na época da Revolução Francesa e, no invisível, o sangue derramado ainda clama por vingança...

Autor Espiritual: Irmão Virgílio
Médium: Antonio Demarchi
Editora: Petit
Ano: 2013
Categoria: Romance espírita
Nota: 3,5/5


Olá amores, hoje trago a resenha do livro Crepúsculo de Outono, da Editora Petit. Vamos lá? 

Crepúsculo de Outono é um livro da doutrina espírita, mas é bem explicativo, então mesmo pessoas que não conhecem muito dessa doutrina podem ler sem medo de ficar perdidos ou não entender os conceitos e definições.
O livro começa na década de 1070 e vai até início da década de 1980. É um romance do Espírito Irmão Virgílio, que está em fase de aprendizado no mundo espiritual. Ele foi encaminhado para acompanhar o Irmão Demétrius, um assistente que trabalha no Desarranjo Maternal, uma ala espiritual especializada em ajudar jovens desencarnadas que cometeram aborto em vida. Essa parte eu achei sensacional, a narração de como é essa instituição, e também das conseqüências que o aborto traz no pós-vida, principalmente por sua ligação com o suicídio, apresentada no livro. Por meio da trajetória dos dois vamos conhecendo a histórias de várias jovens que tiveram uma gravidez indesejada, como lidaram com isso, e as conseqüências de seus atos.
De todas as histórias narradas a minha preferida foi a de Antonina, uma jovem humilde que foi estuprada e engravidou. Como tem um pai muito rígido, fica sem saber o que fazer e a quem recorrer, e por várias vezes pensa em suicídio. A missão dos espíritos nesse caso foi a de auxiliar Antonina ainda em vida, de forma a evitar um suicídio ou aborto. A história dela realmente é comovente.
Mas como a sinopse indica, uma das tramas principais envolve o médico Augusto, que acidentalmente mata um homem, que era muito simples e humilde e fora procurar o médico para pedir auxílio pra o filho doente. Essa parte da trama não me interessou muito à princípio. Eu custei a me identificar com o Doutor Augusto, apesar de a todo momento mencionarem sua bondade, e tal. Mas realmente ele me pareceu muito egoísta num primeiro momento, e essa impressão custou a passar. Por isso tinha um pouco de preguiça dos capítulos voltados para ele, torcendo para que chegassem logo os capítulos com o Irmão Virgílio e o Irmão Demétrius, que era realmente uma alma iluminada.
Para quem já conhece um pouco da doutrina espírita, um de seus principais preceitos é na reencarnação como forma de elevar o espírito e sanar dívidas das vidas passadas. E a forma como a história de várias pessoas, encarnadas e desencarnadas, estavam ligadas foi incrível, e deixou o final do livro bem interessante, ao relatar como essas vidas já vinha se entrelaçando há séculos.
O livro é de tamanho médio, com pouco mais 300 páginas, e flui bem, em especial as partes narradas pelo Irmão Virgílio. Mas como eu disse, tive um pouco de resistência as partes voltadas para o doutor Augusto durante boa parte da trama. A capa é muito bonita, com árvores em tons comuns ao outono e a diagramação e fonte também estão boas. Entretanto percebi a presença de alguns erros de digitação, que algumas horas me confundiram, mas são poucos.
Recomendo o livro, mas ressalvo que é preciso ler com a mente aberta, e com respeito à doutrina apresentada. Para quem gosta e deseja conhecer melhor o assunto, como eu, é uma boa dica.

Um grande abraço.
E não deixem de comentar.

Resenha no Orelha de Livros
Resenha no Skoob

13 comentários

  1. Oi Bru..
    Primeiro que ouço falar no livro, gostei da história. É bem diferente do que leio por isso que me interessei.
    Mas não sei se leria por causa dos espiritas. E como você citou em relação as doutrinas, acho que preferia não ler.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sou uma devoradora de livros espiritas. Adorei saber desse livro. Vou procurar para eu ler.

    bjs

    estantedomanuel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse estilo de livro, e só pelo nome já me deu vontade de ler, e com a sua resenha então...
    Primeira vez que visito o blog e amei. Seguindo.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que esse livro me instigou bastante...Ele tem uma capa linda, tem uma sinopse misteriosa, mas não sei se eu enfrentaria esta leitura. Inclusive, ótima resenha.
    http://oh-cherry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não é bem o meu estilo de livro, mas eu gostei muito da sua resenha. Parabéns!
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Confesso que não faz meu estilo de livro, mas fiquei bastante curiosa.
    Bjs!!

    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, nunca tinha ouvido falar do livro. Não é lá muito meu estilo, então talvez seja por isso, nunca pesquiso muito. Mas amei a resenha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não leio livros espíritas, não é meu estilo. Esse parece ser bem legal mas não sei se leria!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruna,
    Eu nunca li livros espiritas e não tenho nada contra, mas acho que não leria.
    Ótima resenha.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu não tenho nenhum tipo de preconceito com esse tipo de livro, mas não tenho nenhum exemplar do gênero na estante.
    Como você disse, a pessoa tem que ler com a mente aberta.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu como espirita tenho o hábito de ler esses livros desde pequena. Estou para ler esse livro tbm! Adorei a resenha e a observação sobre o livro!
    bjkas

    ResponderExcluir
  12. oi gente,
    muito obrigada pela visita. Li todos os comentários com muito carinho, mas infelizmente não posso responder um a um pois estou com o tempo curtíssimo e estudando muito ultimamente. Estou retribuindo todas as visitas aos pouco. Posso demorar um pouco, mas passo por todos os blogs
    mais uma vez obrigada
    bjus
    Bruna

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...