Não à pirataria de livros!!!


Gente, vim fazer um desabafo, de uma coisa chata que tem acontecido no blog, e que já não era para ocorrer mais: Os pedidos de livros gratuitos.

Nossa, eu já pedi 1, 2, 10 vezes para não fazerem isso. A posição do blog está bem clara na política de comentários (aqui) e já fiz esse pedido várias vezes na fanpage e twitter. Mas vira e mexe aparece um comentário ou e-mail solicitando um livro ou link de download. Nossa, isso é muito chato! Além de ser uma falta de respeito com os autores.

Aqueles que acompanham o MMF sabem que nós somos um blog de literatura, que procura incentivar a leitura e divulgar o trabalho de editoras e autores. Nunca fizemos nenhuma ação de pirataria digital, e mesmo os novos visitantes podem perceber isso, uma vez que não há lugar algum no blog direcionando para algum link ou página de downloads. Os únicos downloads que divulgamos aqui, são aqueles de obras disponibilizadas gratuitamente pela própria editora ou autores, como é o caso de alguns contos.

Poxa, a Amazon tá aí, vendendo um monte de livros baratinhos, e sempre tem vários gratuitos lá!

Realmente, aqui no blog resenhamos muitos livros em ebooks. Mas estes são aqueles comprados, baixados gratuitamente quando assim disponibilizados pelas editoras ou autores, ou aqueles cedidos diretamente pelos autores. E em relação a esse último caso, vocês tem ideia de como nos sentimos ao receber um ebook direto do próprio autor, principalmente quando é pdf? Pessoalmente, eu me sinto supercontente, e sei que é o mesmo para o Samuel. E não é por receber um livro de graça, mas sim pela confiança que esse gesto significa. Para um autor, colocar um livro digital, principalmente em um formato tão frágil como o pdf, nas mãos de um blogueiro, é um voto de confiança imenso! Afinal, quem garante que aquele que recebeu o livro não vai jogá-lo na internet? Por isso fico muito contente em ver tantos autores depositando suas confianças, seus trabalhos, seus sonhos nas nossas mãos, e procuro sempre retribuir e ser merecedora dessa confiança.

Para quem quer mesmo baixar, vá em frente, procura algum site no google. Tem aos montes. Mas não usem os blogs literários como meio para isso. Acho que posso dizer Blogs no plural, pois essa é uma postura comum a praticamente todos nós.

Até hoje, tenho respondido educadamente os pedidos, avisando que o MMF não envia livros ou indica sites para downloads. Mas a partir de agora vou começar a apagar os comentários que solicitem livros!


E acho que vale a pena reforçar o pedido:  





Conto com a compreensão de todos, e desculpem se pareci meio estressa, sei muito bem que o pessoal que frequenta o blog assiduamente nunca pediu nada do tipo, mas é que essa situação realmente tem me incomodado muito. 

Um grande abraço.



10 comentários

  1. Será que vocês podem deixar o link para baixar o pdf de Demônios Não Choram?

    Brincadeirinha =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk, cuidado com a brincadeira, vai que alguém não vê o "brincadeirinha" e resolve ser gentil e ceder o seu livrinho??? Aí você chora!
      kkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Pra alguém ceder, tem que comprar (ou não?). Então pra mim é lucro! :p

      Excluir
    3. Pior que concordo. Sem contar que é divulgacao gratuita para o livro. A pessoa lê um livro que nunca leria se tivesse que comprar, fala maravilhas por aí e otras 10 compram de verdade e vão exibir nos facebook delas...

      Excluir
  2. Menina, parabéns pela iniciativa. Acredita que eu recebo pedidos dreto para enviar o pdf do livro para leitores (leitores e não blogueiros) e quando digo que não posso, ainda sou xingada? Isso cansa. Fora que muitas pessoas repassam o pdf e isso não ajuda em nada o autor.
    Beijocas, Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que algumas pessoas não tem noção do trabalho que dá pra escrever um livro. Se soubessem ,achariam até barato os mais caros.

      Excluir
  3. Eu já apago direto, deixei um aviso junto com o local dos comentários, está lá para quem quiser ver.
    Fora que a legislação brasileira responsabiliza os donos dos blogs pelos comentários, assim se vc libera um comentário com link, vc tb está cometendo pirataria.

    bjos
    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, adorei o post porque tem muita gente sem noção por aí. Você tem meu total apoio! A Amazon disponibiliza vários livros por preços módicos e as pessoas não aproveitam. Sem contar a falta de respeito com o autor.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Bru:
    Duas coisas abomináveis na Internet são a pirataria e o plágio.
    As pessoas sempre procuram o jeito mais fácil, ao invés de priorizar o que é correto.
    E no final, todos sofrem as consequências desagradáveis.
    Tomara que a partir de agora, você tenha sossego e não receba mais esse tipo de pedido.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  6. Oi gente, agora estou mais calma, mas quando eu fiz essa postagem, estava mesmo muito estressada
    espero que agora respeitem mais
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...