[Resenha] Lilliah Blü e a Profecia de Apocalipse - Flavio P. Oliveira


Lilliah Blü, a única menina de Aahtoria — prestes a completar catorze anos, poucas semanas antes do, é sério!, pode acreditar, fim do mundo —, só pode sair de casa após tomar a vacina do envelhecimento, tem um pai carinhoso, dois lindos pingos chamados Bluih e Binnih, e se considerada estranha, esquisita, descolada e deslocada. 


Divertida, irônica, silenciosa, a menina descobrirá um novo poder antes do aniversário e contará para o leitor tudo sobre onde vive, suas alegrias, tristezas, esperanças — não existem por causa do eminente apocalipse —, deuses (mortos), seu mundo mágico (perdido), paixão pelos jogos de guerra... E, claro, tudo sobre o menino loiro.



Editora: Independente
Gênero: Fantasia, Aventura
Ano: 2013
Páginas: 288
Nota: 4/5

Lilliah Blü, uma saga que vem sendo escrita por Flavio P. Oliveira, pode ser classificada como literatura fantástica, pois se passa numa terra imaginária, outro mundo, onde um governo segue rígidas normas não democráticas. A personagem principal e narradora (narrativa em primeira pessoa) é uma menina (chamada Lilliah Blü) prestes a completar catorze anos (no primeiro volume), e o tema central circula nas descobertas desta idade e novos poderes que surgem no começo do Vashen. A questão central da saga: todas as profecias do messias se tornam realidade e a última acontecerá pouco tempo após o aniversário da personagem: o fim do mundo.

Seres diferentes, plantas, lugares especiais, aventura, mistério, suspense, paixão juvenil, aprendizado, mágica, um governo ditatorial, deuses mortos, um jovem herói, os pingos (pequenos animais inteligentes), o coliseu do circo máximo, jogos, guerreiros, fuga, a selva rosa…, tantos elementos desta saga aguardando os leitores.




Lilliah Blü e a Profecia de Apocalipse
Original, diferente, e encantadoramente divertido

Lilliah Blü é a última criança de Aahtoria, seu pai a escondeu após seu nascimento, visto que, com o anúncio do Apocalipse com data marcada, o governo proibiu que novas crianças pudessem nascer. Essa é a premissa inicial do livro.

O livro é narrado em primeira pessoa, e algo que logo chama atenção é a forma como a narração é levada. As ideias são desorganizadas e as informações soltadas de forma aleatória, com mudanças repentinas do objeto do texto. E antes que pensem que isso é um problema, muito pelo contrário, é um grande mérito do autor. Por que Lilliah é uma adolescente, e é assim que adolescentes se comunicam, de forma afoita e descoordenada, despejando o que lhes veem a cabeça, e só depois pensando no que disseram.


Flavio P. Oliveira impressiona ao colocar uma menina de 14 anos como narradora, e fazer sua narração ser absolutamente verossímil e divertida. Lilliah é uma personagem com muitos motivos para ser amarga e triste, mas é, na verdade, dona de um grande alto astral; inteligente, esperta, carismática, mas sem se passar por adulta precoce. Sua condição lhe deu maturidade, sim, mas seus traços infantes são bem construídos, e nunca temos a impressão de que aquela pessoa que nos conta sua história é um
adulto ao invés da criança que deveria ser.

O universo criado pelo autor é muito rico, com criaturas peculiares, expressões próprias, seu próprio tipo de arte, mitologia e religião. Elementos originais, ainda que muitos remetam a elementos de nosso mundo.

A diversão do povo de Aathoria também é uma grande ideia, ressaltando o gosto das multidões por violência, onde pode ser feito um paralelo com o nosso UFC, onde uma barbárie é vista como espetáculo. 


Há também um romance, e tudo de acordo com a idade e personalidade da protagonista. Um romance adolescente, que é ao mesmo tempo singelo e divertido. Por mais que a situação seja dramática – apocalipse, fim do mundo, crianças proibidas de nascer e falta de esperança – a história é levada de forma leve, onde Lilliah divide suas preocupações com temas díspares, por exemplo entre como evitar o apocalipse, e como não morrer sem ao menos uma vez ser beijada por um rapaz.


Os personagens coadjuvantes também têm seu carisma, e dou destaque ao pai de Lilliah, um químico talentoso que faz de tudo para que sua filha esteja segura e possa ter uma vida minimamente “normal”; e Reesmungo, o tio de seu ídolo, Fabian Ahmor. Interagindo com esses, e outros, personagens, Lilliah descobre a verdadeira amizade, o amor, a esperança, e a coragem para lutar até o último momento.

O desfecho do livro trás uma batalha épica, com direito a toda pirotecnia que os fãs de fantasia vão adorar, deixando uma janela aberta para que a aventura continue nos próximos volumes, e cada vez mais empolgante e mágica.

“Lilliah Blü e a Profecia de Apocalipse” é o primeiro volume de uma série, que tem tudo para ser ótima e conquistar muitos leitores. Leitura recomendada para os fãs de fantasia e aventura, ou apenas leitores dispostos a embarcar na vida de uma adolescente como todas as outras, mas diferente de qualquer uma.





Saiba mais sobre o autor e sua obra em http://www.grobsch.com.br/


5 comentários

  1. Obrigado, Samuel, pela resenha e tantos elogios. Adorei não somente o texto, mas também por você ter incluído tantas imagens; ficou bem legal, parabéns! Divulgarei no meu site.

    :D

    P.S.: O livro dois da saga está em fase de registro e última revisão, logo espero lança-lo... Fiz uma pequena tiragem por conta própria para quem prefere livro impresso: http://www.grobsch.com.br/?p=3734. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi! ^^
    Bom, o Flavio já falou que eu tenho que ler esse livro e prometo que isso vai acontecer! Ainda não sei quando (espero que em breve). Vou dar um jeito de comprar um tablet ou algo similar pra não ficar mais dependendo de livros físicos.

    A história é encantadora! Apesar de ser apenas uma amostra, já estou louca pra ver o quanto de fantasia e magia há nesse livro! Acho que vou gostar bastante!

    Acho que ainda não adicionei o livro no Skoob! Vou conferir isso agora!!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    O livro parece ser bem bacana e original. Como não gosto de livros digitais, quero ler em papel.
    Gosto de livros de fantasia.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tem o livro impresso, aqui nesse link: http://www.grobsch.com.br/?p=3734.
      :)

      Excluir
  4. Tenho um bom interesse no livro e sua resenha ficou ótima ;)
    Parabéns.

    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...