Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Greene começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.
Título original: Just Listen
Editora/Ano: Farol Literário/2010
Categoria: Drama, romance juvenil
Nota: 5/5 + Favorito
Olá, pessoal. Tudo bem?
Hoje temos a resenha de um livro incrível, que realmente mexeu comigo e com minhas emoções. Recebi Just Listen, de Sarah Dessen, como cortesia da Farol Literário, e só posso agradecer por essa leitura maravilhosa. Problemas familiares, o peso dos segredos, bullying, problemas de comportamento, distúrbios alimentares. Essas são algumas das questões abordadas no livro, que de uma sensibilidade incrível.
Annabel Greene é a caçula de três irmãs, e está prestes a começar um novo ano escolar, porém como pária da escola, dessa vez. Antes das férias de verão começarem, ela foi pega com Will Cash, o namorado de sua melhor amiga, Sophie, em uma situação comprometedora, o que acabou com sua imagem na escola. Sophie é a garota super popular, e é daquelas populares arrogantes e prepotentes, que humilham os outros, e garante que Annabel seja prontamente ignorada e mal vista.
Ao se ver sozinha, ela conhece Owen, um dos rapazes mais misteriosos do colégio, que tem fama de ser esquentado e violento. E essa amizade começa a mudar a vida de Annabel e sua forma de ver o mundo. Ele é DJ de uma rádio comunitária, e é uma pessoa super sincera, que incentiva Annabel a fazer o mesmo e se abrir mais, sem nem imaginar o tamanho de todos os segredos e traumas que a menina guarda.
Apesar de Annabel ser a protagonista, toda a família Greene é foco do livro, em especial as irmãs. As três começaram a trabalhar como modelos quando criança, embora Annabel fosse a única a continuar na profissão, mesmo sem querer, mas sem coragem de dizer isso a mãe. Kristen, a irmã mais velha, era a popular de sua época e daquelas pessoas explosivas e super sinceras. Withey, a do meio, era a reservada e contida, e acabou desenvolvendo anorexia ao investir demais no trabalho como modelo. E Annabel é a doce e gentil, a que nunca dava problemas ou preocupação à família. E por isso mesmo ela tem tanta dificuldade de se abrir, mesmo estando passando por sérios problemas.
Em caso de dúvida, era melhor deixar o assunto de fora - fora do campo de visão, fora de casa - mesmo se isso na verdade significasse guardá-lo dentro de mim.
Pág. 29
Não posso falar mais, porque qualquer coisa além disso seria spoiler. Procurei me prender a informações próximas às contidas na sinopse, além disso só posso dizer que esse livro é incrível! Os personagens são muito bem construídos e totalmente reais. Tenho certeza que nesse exato momento muitas famílias ao redor do mundo estão passando pelos mesmo problemas apresentados no livro.
A falta de comunicação da família Greene, a aparente fragilidade da mãe, a distância emocional entre as irmãs, a forma como a mãe projetava seus sonhos e desejos nas filhas, tudo isso contribuiu, e muito, para todos os problemas enfrentados. Muitas vezes nos perguntamos como uma família não percebe o que está acontecendo com um de seus entes, e Just Listen mostra bem que isso acontece porque eles não querem ver!
Eu estava tão sozinha e com medo, e sim, com raiva, e de alguma maneira Owen enxergou isso, mesmo quando todas as outras pessoas preferiram desviar o olhar e fingir que nada estava acontecendo.
Pág. 246
"Não pense ou julgue. Apenas ouça (just listen)", essa é a grande mensagem do livro, e mexeu demais comigo. Me vi repensando várias situações familiares e de conhecidos, e parei para pensar em quantas vezes nós realmente paramos para ouvir os outros? Não digo apenas escutar, mas sim ouvir de verdade e nos propormos a fazer algo. Quando buscamos enxergar além das aparências e entender de verdade uma situação? Acho que problemas de comunicação são cada vez mais comuns, e muitas vezes não percebemos como isso realmente nos afeta.
Just Listen é um livro sensível e muito bem escrito. A autora soube passar bem as emoções propostas. Senti meu coração apertar em vários momentos, senti raiva de alguns personagens em outros (em especial da Sophie), e ri bastante em vários outros. Com narração em primeira pessoa, pela Annabel, o livro realmente nos prende do início ao fim. A revisão e tradução está muito bem feita, e se havia erros, eu não percebi. A diagramação é simples, e papel é branco, o que não me agrada muito, mas que acabei esquecendo disso, depois que mergulhei na história.
Bom, acho que deu para perceber que eu realmente gostei do livro. Ele mexeu demais comigo, me fez pensar e refletir. Está mais que recomendado, para todos e de todas as idades.
Oi Bru..
ResponderExcluirDiante do entusiasmo, só me resta querer ler este livro. Não me recordo de ter lido outra resenha dele.
Adoro livros sensíveis e que nos fazem pensar. O livro já está anotado.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oii,
ResponderExcluirNão conhecia o livro mas já estou indo atrás para ler pq parece ser muuuuuuuuuito bom mesmo e esse é meu tipo de leitura :3
Beijos
Que legal! Estou super com vontade de ler! Um semelhante que li foi "Mathilda Savitch", que tornou-se o meu predileto!
ResponderExcluirQuero saber o que realmente houve entre Annabel e o namorado da melhor amiga! :o Já está na listinha! ♥
Adorei! Bjs!
Nunca tinha escutado e nem lido nenhuma resenha sobre o livro mas fiquei bem curiosa em ler o livro com sua animação por ele. Gosto de livros que falam de problemas sociais, de coisas que acontecem no dia a dia. Realmente,hoje em dia ouvir as pessoas é uma tarefa cada vez mais difícil
ResponderExcluirBeijos.
Oi tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, e me encantei com sua resenha, amo livro que mexe com nossas emoções e já coloquei ele na minha lista para próximas leituras,
Bjus
Olá =)
ResponderExcluirJá li muitas resenhas que ou o pessoal ama ou odeia. Mas gostei da sua resenha, fiquei curiosa para conhecer a escrita da Sarah Dessen. Espero ler em breve!!!
Beijos,
http://www.procurei-em-sonhos.com/
Nossa, eu estou fugindo de adolescentes no momento, mas não vou conseguir resistir a esse livro! Você falou com tanta animação dele que realmente me deixou curiosa!! Parabéns pela resenha! E já foi adicionado à listinha de desejados! ;)
ResponderExcluirInfinitos Livros
Eu não sou de romances mas sua animação me ganhou.
ResponderExcluirLivros que deixam as pessoas animadas assim devem ser ótimos.
Beijos
http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
Já posso imaginar como esse livro irá mexer comigo, ainda mais passando a mensagem que você citou. Vou ler com certeza, quero saber mais sobre a família da Annabel e também a respeito do romance, hehe! Ótima resenha! Beijos! :D
ResponderExcluirOi, Bruna.
ResponderExcluirEssa é a segunda resenha que leio desse livro e todas as duas pessoas amaram. Estava pensando em solicitar para a leitura, mas saber que as páginas são brancas me dá uma preguiça enorme. Fico pensando de esperar uma segunda edição.
As vezes não paramos pra escutar as pessoas, acho que a mensagem que o livro deve passar seja muito bonita. Fiquei bem interessada na leitura.
Beijos.
Visite: Paradise Books // Participe: Top Comentarista
Eu quero muito ler Sarah Dessen porque eu já li muitas coisas positivas sobre ela, mas não sei, tem alguma coisa na autora que me deixa meio com o pé atras, como se a escrita dela fosse me desapontar de alguma forma.
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Oi Bru,
ResponderExcluirEu nunca havia ouvido falar do livro,
mas adorei a tua resenha, ela demonstrou bem
como o livro te tocou e conseguiu despertar em mim
a vontade de lê-lo, Título anotado para futura compra.
Beijos, ♫ Conversas de Alcova ♫
Nossa, problemas familiares e distúrbios alimentares já é barra, mas a obra sabiamente traz outras características interessantes. A mensagem do livro me pareceu conveniente e correta. São tantos rótulos, preconceito e violência que dá medo de sair de casa... Sua resenha ficou encantadora. eu simplesmente adorei. Também gostei da premissa do livro.
ResponderExcluirhttp://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/
Eu não conhecia o livro, mas a sinopse me interessou e sua resenha empolgada me deixou com mais vontade ainda de ler a obra! Adorei seu post! Beijos!
ResponderExcluirEsse livro não é muito o meu estilo, mas fiquei com vontade de ler por causa dos elogios e porque a autora fala de pontos bem polêmicos, como a falta de diálogo nas famílias, anorexia e etc.
ResponderExcluirAchei uma excelente dica. Vai para minha lista de futuras leituras.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!
A sipnose é bem interessante, eu curti e adicionei para ler :3
ResponderExcluirOlá, nunca tinha ouvido falar desse livro. A sinopse parece ser interessante, com bastante elementos que compõem a história.
ResponderExcluirhttp://ocasulodasletras.blogspot.com.br/
O que me agrada nesse livro é o fato dele abordar a relação familiar. Acho que a autora foi muito feliz quando optou por esse estilo. E você pontuou muito bem. Com isso o livro deixa de ser só mais um drama juvenil para se tornar mais complexo.
ResponderExcluirBeijos!
Oláá
ResponderExcluirEsse livro é sensacional, amei a leitura, os temas abordados, a escrita maravilhosa da autora e sensibilidade como tudo é contado, tratado, com certeza lerei mais da autora depois dele, ótima resenha e que bom que gostou tanto quanto eu.
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas pela sua resenha imagino que seja bem profundo...
Espero um dia ler...
Bjs
A. Libri
Gostei muito da sinopse! Parece uma leitura muito boa! Adicionando a minha wishlist.
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
Oie
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas não sei se leria. Estou focada em outras leituras e pretendo terminá-las. Gostei da sua resenha, deu pra ter uma visão legal do livro. Quem sabe mais pra frente eu não tente lê-lo.
Beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu já tinha visto esse livro por ai e ficado um tanto curiosa, mas acabei lendo uma resenha negativa que me desanimou de vez, sabe? Mas ao ler sua resenha fiquei curiosa novamente, pois além da premissa ser interessante o livro realmente parece ser maravilhoso, pois mexer bastante contigo, né? E livros assim sempre são bons s2 Enfim, adorei a sua resenha, espero um dia ter oportunidade de ler o/
Beijos :*
Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com
Não li muitas resenhas deste livro, e apesar de você falar bem dele, não é um que eu leria agora.
ResponderExcluirBjs, Rose - Fábrica dos Convites
Não conhecia esse livro ainda, mas depois de ler essa sua resenha, fiquei morrendo de vontade de ler. Parece mesmo ser bem interessante, já que trata de temas importantes e delicados. Adorei.
ResponderExcluirBeijos.
Oi Bruna!
ResponderExcluirNossa você gostou mesmo desse livro hein?
Só vi resenhas positivas sobre esse livro e já quero muito ler.
Adorei sua resenha.
Beijos
Carolina
http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/
Oi Bru, desde que você comentou sobre esse livro estou super curiosa para conhecer a história, se não fosse pela resenha e seus comentários ela não me chamaria tanta atenção pela capa! Quero conhecer os conflitos familiares e tudo o que a Família Greene passa! Adorei a frase "Não pense ou julgue. Apenas ouça (just listen)", trouxe o titulo perfeito!!
ResponderExcluirBeijos,
Mari
cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirEstou doida para ler esse livro. Parece ter uma carga emocional intensa e nos causar vária reflexões por toda a complexidade da história. Gosto de livros assim.
Ótima resenha!
Beijos
Li
literalizandosonhos.blogspot.com.br
Oie, tudo bem? Achei o conteúdo deste livro bem interessante, normalmente quando trata de questões tão presentes no dia a dia mexe mesmo com a gente. Adorei a Annabel, é o tipo de personagem que aproxima o leitor da história e amo ler livros assim que se aproximam bem do que poderia acontecer com qualquer um.
ResponderExcluirÓtima resenha!
BJOS!
http://luadeneonblog.blogspot.com.br/
Oi Bru
ResponderExcluirAcho que vou gostar deste livro , também pedi ele para a Farol e tem tudo que me agrada, dramas familiares, histórias que podem ser vistas no mundo real e fala sobre a arte de escutar que aprendi fazendo um trabalho voluntário no CVV sobre isso.
Espero que o livro chegue logo e eu possa gostar o mesmo que você!
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Poxa, eu fiquei muito animada com esse livro! Deu para perceber como você gostou! Acho que realmente vou gostar dele, acho bem legal envolver vários temas que estão em alta, como o bullying ou o distúrbio alimentar.
ResponderExcluirBeijos,
Déia
Own Mine
Oi, adorei a resenha. Esse livro deve ser incrível, é a primeira vez que vejo uma resenha sobre ele. A sinopse chamou minha atenção. Gosto de livros assim, que me envolvem na história e me fazem sentir tudo que o personagem sente. Espero ler ele algum dia pois me despertou o interesse :)
ResponderExcluirBjuss!
http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com
Olá, meus parabéns pela resenha. Está simplesmente maravilhosa, mas não fiquei muito curiosa em relação a obra. Mesmo assim irei tirar minhas conclusões lendo a obra, antes de falar qualquer coisa rs.
ResponderExcluirBeijos, sucesso.
Esse Just listem parece ser um Yung Adult dos bons, vi que você deu nota 5 de 5 para ele , fiquei aqui me roendo de curiosidade para lê-lo, assim que tiver a oportunidade pretendo lê-lo sim. Parabéns a resenha ficou ótima e me despertou o desejo de leitura.
ResponderExcluirhttp://leiturasdamary.blogspot.com.br/
Oi Bruna!
ResponderExcluirTodo mundo me diz que vou amar os livros da Sarah Dessen, mas até hoje não li nada. Sua resenha me deixou ainda mais instigada, principalmente por saber que se trata de um romance jovem maduro que trata questões familiares, doenças e problemas adolescentes, esse é sem dúvida um dos meus tipos de livro!
Você ainda favoritou! Espero ler logo e gostar também!
Beijos.
Oi Bru, tudo bom?
ResponderExcluirEu li esse livro recentemente e ele também me fez refletir bastante. É uma história que te faz pensar sobre as relações familiares e como o diálogo é algo importante. Gostei da protagonista e a escrita da autora foi envolvente e cativante.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oiee.
ResponderExcluirQue bom que você gostou tanto do livro, já um livro da autora e foi uma péssima leitura, demorei dias pra terminar, então não tenho uma boa relação com ela.
Posso até ler esse mas não é uma prioridade, tenho outros livros na frente.
Bjokas!
Oie Bru!
ResponderExcluirSarah Dessen é diva e esse livro é um dos mais reflexivos da autora! Com um enredo forte, sobre família e sobre prestar atenção aos mínimos detalhes! Adorei a sua resenha, uma das que mais bem falou sobre esse livro até hoje. Na medida certa.
Beijos
Nica
Apesar de não fazer muito o meu estilo, às vezes, gosto de sair da minha zona de conforto em livros como esses. Acho muito bom quando os autores abordam esses temas mais complicados, mas tão presentes nas vidas de muitos adolescentes, e, mesmo sendo temas complicados, eles conseguem narrar com leveza e suavidade. Enfim, fiquei bem curioso pra dar uma conferida.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Gostei de saber das abordagens que o livro traz, mas o que realmente fiquei curiosa é saber como será o desfecho da história de Annabel, se ela consegue provar que não fez nada do que foi acusada. Bem, quanto as folhas brancas, eu até não me importo, mas as folhas amareladas facilitam bem mais. Enfim, curti bastante a resenha, mais um livro que vou incluir para minha lista!
ResponderExcluirwww.daimaginacaoaescrita.com
Oi Bru, tudo bem?
ResponderExcluirEu gosto dos livros da Farol (apesar de ter lido POUQUISSIMOS), mas acho os temas interessantes e as leituras são sempre surpresas agradáveis. Just Listen parece ser desses livros. Adoro leituras semsíveis.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Confesso que adoro a capa desse livro, acho ela simples e de muito bom gosto, muito significativa. Mas não dava nada pelo livro na sinopse. Agora que li tua resenha mudei completamente de ideia. Gosto de livros que abordam temas tabus e importantes, e esse está cheio deles. Com certeza vou colocar na minha lista de desejados.
ResponderExcluirApaixonei na Sinopse ♥ Já vi que esse livro vai ser um dos meus xódos srsrsrsrsr Pois adoro ler livros com "temas tão fortes com uma veracidade que chega a chocar" Esses livro Jovem Adulto estão arrasando nos seus temas polêmicos, me identifiquei com o personagem apenas pela sua resenha, pois sou parecida com Annabel, sou meio diíicil de ""falando sem medo, apenas deixando o sentimento fluir." Amei o livro, sera minha próxoma leitura sem falta
ResponderExcluir♥__________♥
AAAAAAAAAAAAAAAAAAH
ResponderExcluireu queria spoiler kkkk
Me apaixonei por cada palavra. :3
Já tinha uma vontade imensa de ler esse livro e depois de uma resenha apaixonante dessa como não querer urgentemente? Gostei bastante do que é abordado no livro e também da história, diferente e envolvente, é o típico livro que sei antes mesmo de ler que irei me apaixonar pelas irmãs, pelo garoto misterioso, por ela, por tudo.
ResponderExcluirBeijos