Jardim de Espelhos - Veridiana Maenaka


São Paulo, 1880
Cristina nasceu de um relacionamento proibido entre dois jovens da alta sociedade, por isso é rejeitada e entregue, ainda bebê, a uma mulher humilde. Ignorante de sua origem, cresce como serviçal na fazenda Redenção. Apesar da diferença social, ela e André, filho do dono da propriedade, tornam-se companheiros de folguedos e, na adolescência, namorados. Mas esse amor custa caro a Cristina, e ela cai em desgraça. Quem a salva do desamparo é Olívia, reconhecida alcoviteira, que a transforma numa mulher cobiçada e elegante, uma acompanhante de alto luxo.
Na solidão dessa vida a um só tempo glamourosa e degradante, Cristina reencontra André, o amor de infância. Obcecada por reconquistá-lo e retornar triunfante à fazenda Redenção, a moça precisará da ajuda do detestável – e atraente – Eduardo.
Paixões, intrigas e sensualidade num envolvente romance de época.

Editora/Ano: Giz Editorial/2014
Páginas: 352
Categoria: romance histórico, drama

* Livro cedido como cortesia pela Giz Editorial


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje temos a resenha de um romance de época nacional, que foge completamente do padrão de fofura e meiguice dos livros do gênero. Jardim de espelhos, publicado em 2015 pela Giz, foi meu primeiro contanto com a escrita de Veridiana Maenaka, e retrata uma história bem real, de acordo com o contexto da época em que se passa.

São Paulo, final do século XIX e início do século XX.

O livro começa com a jovem Henrieta dando à luz a Cristina. Henrieta pertence a uma rica e conhecida família de São Paulo, e quando se vê grávida, ainda solteira, é levada para o interior, por sua mãe, Ivone. Após o nascimento de Cristina, a mãe e a avó a entregam a Matilde, uma humilde empregada, como forma de evitar um escândalo. Matilde consegue emprego de cozinheira na Fazenda Redenção, pertencente aos Toledos, e por não tinha a menor paciência e apreço por crianças, Cristina cresceu sem afeto ou carinho de sua mãe adotiva, a quem ajudava como auxiliar de cozinha. Ela também foi educada pelos tutores de Andre, o filho dos donos da fazenda, que era seu melhor amigo e amor de infância. Aos 16 anos, Cristina descobre suas origens, e após um envolvimento com Andre, que se recusou a assumi-la (com o aval de sua família), ela foge para São Paulo, para ir atrás de sua mãe, onde uma nova rejeição a aguarda.

Não existe golpe sujo. O que existe é sobrevivência, esperteza. Seja bom e honrado para ver o que lhe acontece! Quando dr por si, o pé de alguém estará em sua garganta.
Pág. 243

Cristina então trabalha como criada em uma pensão, porém, sua beleza e gênio forte sempre a prejudicam. Já sem saber o que fazer, ela encontra em Olívia, uma alcoviteira (palavra para cafetina na época) a única mão entendida. Ambiciosa e determinada a mostrar a todos que a rejeitaram que ela conseguiria ganhar muito dinheiro, ela embarga nessa nova vida e se torna um cortesã de luxo. Entretanto, os anos se encarregam de colocá-la novamente no caminho de Andre, ao mesmo tempo em que conhece o arrogante (porém fofo) Eduardo.

Jardim de espelhos foi o meu primeiro contato com a escrita de Veridiana Maenaka, que me surpreendeu positivamente ao retratar uma história real, sem os floreios comuns aos romances de época. Os personagens são verossímeis, assim como os comportamentos retratados. Foi legal ver principalmente aqueles que se diziam justos, generosos e bondosos (como Clarice) sucumbindo ao preconceito e hipocrisia, quando uma situação colocava em risco a sua posição ou imagem social.

Aqui não temos nada de mocinha fofa, doce e que consegue escapar intacta das mazelas do mundo. Cristina é uma jovem ambiciosa, geniosa e extremamente orgulhosa. Essa combinação faz dela bem-sucedida em sua ocupação, por mais que sentisse nojo do que fazia, em muitos momentos. Porém, seu orgulho era, sem dúvida, superior a sua ambição, e foi esse traço que levou a jovem a se comportar como uma tola em vários momentos, após André entrar novamente em sua vida, e ela decidir que iria sim, se casar com ele a qualquer preço. O interessante é que apesar de muito firme e um tanto quanto manipuladora, ela nunca fez mal a ninguém. Se alguém saia prejudica com suas ações era ela mesma.

Um dia lhes mostraria que era. Teria dinheiro, teria prestígio e eles seriam obrigados a tolerá-la nos mesmos círculos.
Pág. 111

André foi outro personagem belamente construído. Eu o odiei. Da primeira a última página. Mas ele foi muito bem desenvolvido. O garoto mimado e inconsequente da adolescência não mudou nada, e após a passagem de anos ainda tínhamos um ser homem mimado e inconsequente. Seu comportamento foi muito mais coerente com a época retratada do que dos fofos “príncipes encantados” dos romances de época, que aceitam a mocinha não importando suas origens. Se Andre não assumiu e só quis se divertir com a Cristina Criada, por seria diferente com a Cristina Prostituta? E é essa postura que ela tenta mudar a todo custo!

Na minha opinião, os personagens que mais demonstraram descendia e preocupação com o próximo e com o destino de Cristina foram justamente aqueles considerados imorais e indecente. A cafetina Olivia se tornou a amiga e única mãe que a jovem conheceu, e o bom vivante Victor, um boêmio notório de São Paulo, se tornou seu melhor amigo. Enquanto isso, aqueles que se diziam descentes, como a avó de Cristina e os pais de Andre, não pensaram duas vezes antes de abandoná-la a própria sorte para evitar escândalos ou associações indesejadas. Temos também Guilherme, o irmão mais velho de Andre, que foi evoluindo, passando de um jovem sério e preconceituoso, para um homem realmente descente.

Gostei do livro, porém ele me incomodou um pouco no início. Devido a sinopse e ao prólogo, já sabíamos o destino de Cristina, mas, foram quase cem páginas descrevendo sua infância e adolescência na fazenda Redenção, antes do livro realmente avançar para a premissa prometida, e que havia chamado minha atenção. Por isso demorei bastante para ler esse início, já que a leitura não rendia de jeito nenhum. Porém, passadas as cem páginas, li as duzentas e cinquenta seguintes em 24 horas.

A narração é em terceira pessoa, apresentando o ponto de vista de vários personagens. Gostei da abordagem pois nos permitiu ver como eles realmente se sentiam e o que pensavam. Acho a capa do livro linda, e foi o que me chamou a atenção inicialmente. A diagramação é simples, porém bem feita, com páginas amareladas e letra de tamanho agradável. E não percebi erros de revisão.

Jardim de Espelhos foi um livro real e que nos leva a pensar muito na posição da mulher no início do século XX, que apesar do início lento, evolui e se torna realmente muito bom!

Beijos




.

14 comentários

  1. Tenho bastante curiosidade em ler esse livro, a premissa me chama atenção e já vi vários elogios a obra. Espero conseguir ler em breve :)

    ResponderExcluir
  2. Quase não li romances de época, mas eles estão em alta estou vendo muitos sendo comentados. Nacional acho que esse é o primeiro. O livro despertou a minha curiosidade com a historia da protagonista que leva uma vida diferente das mocinha da época, mais sofrida, por ser rejeitada.

    ResponderExcluir
  3. Não leio muitos romances de época e não conhecia o livro, gostei muito da premissa, adoro livros com personagens que possuem personalidade forte. Gostei muito da sua resenha, completa e sincera, fiquei curiosa pela leitura, apesar de não ser minha categoria preferida.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    não estou atualmente lendo romances de época, mas admito que gostei da premissa, pelo que estou vendo ultimamente vários e vários blogs estão resenhando livros desse gênero. Gostei dessa indicação, vou colocar na minha lista de leitura. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Bru!
    Não conhecia esse livro. Achei a sinopse bem interessante e parece um livro movimentado com a mocinha se tornando uma acompanhante de luxo e ainda reencontrando o ex namoradinho e cismando de casar com ele, rsrs. Mas o fato de ter as primeiras 100 páginas numa leitura arrastada é muito desanimador pra mim. Eu ia ficar de saco cheio, rs.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adoro livros de época, mas sei lá ... Esse não me chamou atençao!
    Mas Parabéns pela resenha!
    Bjus *-*

    ResponderExcluir
  7. Estou precisando de livros de época que não mostra que tudo é lindo.
    Já está na lista.

    ResponderExcluir
  8. Nada como um romance de época no começo do ano pra fazer o mês valer a pena, embora esse fuja um pouco deles romances de época que a gente lê como pude ver posso ter um noção pela sua resenha que esse livro é muito bom embora o começo difícil. Eu daria a uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna, tudo bem??
    Claro que amei a sua resenha... sou louca por esse livro exatamente pelos pontos que você ressaltou... não tem floreios das mocinhas e dos mocinhos que as aceitam apesar de sua origem... vemos aqui um carinha rico e mimado agindo como tal e nem o tempo passando mudou e continuou os mesmo... vemos aqui uma mocinha que infelizmente não teve muita sorte na vida e apesar de tentar se viu em uma situação que indo para uma casa de mulheres da vida, poderia crescer e sair daquela vida miserável mesmo não gostando do que fazia e isso me faz pensar que muitas vezes a necessidade é grande que as vezes nos vemos fazendo coisas que jamais imaginamos... mesmo sendo essa a vida, a meu ver de entendimento ela continuou sendo honesta... enfim... gostei muito da premissa e mesmo com o começo cansativo, acredito que a história vai ser muito boa... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bruna
    Eu até gosto de mocinhas fofas sabia, mas adoraria ler um romance de época que fosse diferente assim, e este livro tem sido bastante elogiado. Esse começo meio parado e enrolação para começar a história é o que me desanimaria. Mas adoraria ler a obra.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Vamos combinar que a trama é meio cliche, mas eu gosto! A autora pelo o que notei enrola bastante no inicio, mas vou colocar na lista, nao custa nada.

    ResponderExcluir
  12. Não me chamou muito atenção :( achei meio previsível e não gosto muito de leituras assim.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Achei bem interessante o livro por se retratar uma história real de época que é algo que não li ainda e vi vários comentários positivos sobre essa historia me deixando bem curiosa !!

    ResponderExcluir
  14. Oi Bru, tudo bom?
    O que mais chamou minha atenção na sua resenha foram os personagens. Todos parecem verossímeis e interessantes. Adoro tramas de época e esse livro está na lista de desejados. Sua resenha foi a primeira e espero que as primeiras 100 páginas não me desanimem.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...