[Resenha] O Rei (IAN#12) - J. R. Ward


Das sombras da noite em Caldwell, Nova York, desenrola-se uma furiosa guerra entre vampiros e seus assassinos. Há uma irmandade secreta, sem igual, formada por guerreiros vampiros defensores de sua raça.
Restante da sinopse com spoilers. Leia no skoob.

Título original: The King
Série: Irmandade da Adaga Negra#12
Editora/Ano: Universo dos Livros/2014
Categoria: fantasia urbana, adulto, sobrenatural
+18

Olá pessoal, tudo bem?


Hora de dar sequência as resenhas da série Irmandade da Adaga Negra, de J. R. Ward. Essa é uma série sobrenatural de fantasia urbana para adultos e cheia de ação, romance, sensualidade e pancadaria! \o/. O Rei é o 12º livro e representou um divisor de águas na série. E isso foi tão forte, que pôde ser percebido no próprio título, uma vez que a autora abandona a palavra Amante (Lover), presente nos 11 títulos anteriores. Eu li esse livro pela primeira vez no início de 2014, assim que lançou nos EUA, e agora releio em português, na publicação da Universo dos Livros.

Para evitar spoilers, farei como nas resenhas dos livros anteriores, e dividirei essa em duas partes. Na primeira, falarei mais sobre minhas impressões sobre o livro. A segunda parte contém spoilers da série, mas não do livro, e recomendo que seja lida apenas por quem leu o livro até o décimo primeiro livro.

Vamos lá?

O Rei inicia uma nova fase na série Irmandade da Adaga Negra - IAN. É muito comum em séries tão longas a existências das famosas pontas soltas, que vão sendo deixadas pelo caminho. Com IAN não foi diferente. Eu absolutamente amo a série, o que me faz relevar algumas incoerências existentes de um livro para o outro, mas isso não significa que eu não as veja. Não sei se por percepção própria, da editora, ou reclamações dos fãs, o fato é que a autora também se deu conta disso, e de que precisava aparar algumas dessas pontas. E que melhor forma de fazer isso do que revisitando os antigos casais?

Bom, para quem não sabe, a série composta por livros protagonizados por casais diferentes, e O Rei coloca o foco no Rei e na Rainha dos vampiros, Wrath e Beth, protagonistas do primeiro livro da série, Amante sombrio. E isso foi uma jogada de mestre por dois motivos: 1º) esse é um dos casais favoritos dos fãs, e acompanhar a história dos dois sempre é atrativo; 2º) desde o livro 10 observamos uma importante movimentação política, uma verdadeira guerra de poder, com os aristocratas (cretinos) tentando dar um golpe de estado, e a melhor forma de abordar a situação é tendo o Rei como protagonista do livro.

O Rei foi o livro mais político da série até o momento. Ainda temos muitas cenas de ação e lutas, mas os acontecimentos mais importantes da trama foram aqueles envolvendo os bastidores políticos, as leis e o poder da pena. E isso foi SEN-SA-CIO-NAL! O mais interessante para mim, foram os flashbacks mostrando os pais de Wrath, os reis anteriores, enfrentando seu próprio jogo de poder. Gostei disso porque em vários momentos Wrath se compara ao pai, achando que nunca poderia ser um rei tão bom, por ter sido primeiro um guerreiro e lutador. O passo que vemos o quanto seu pai se incomodava por não dominar as técnicas de lutas, e desejava que o filho soubesse se defender, incluindo fisicamente.

O Rei é um dos meus livros favoritos da série, e quando eu digo que é um divisor de água na história, é porque realmente foi. Os acontecimentos desse livro, principalmente no final, são incríveis, e afetarão toda a sociedade dos vampiros daqui para frente.

Além disso, cabe os comuns avisos sobre o conteúdo adulto da obra. Não considero essa uma série erótica, pois esse não é o foco, mas há várias cenas hots, bem descritivas. Além disso, cabe atenção a linguagem mais pesada e recheada de palavrões e cenas de violência. Por isso, não recomendo a leitura para menores de 18 anos, ou pelo menos 16.

Adorei o fato de a Universo dos livros ter mantido a capa original, que é muito bonita. A diagramação é simples, porém muito bem feita, e não vi erros de tradução ou revisão. Por falar em tradução, está excelente, sem a suavização dos livros anteriores.


Parte 2 - Com spoilers
Leitura recomendada para quem tenha finalizado pelo menos o 11º livro


A parte 2 será curta dessa vez, apenas para apontar algumas questões que achei melhor não falar lá em cima.

Matando a curiosidade geral da nação: Um dos focos desse livro é sim a questão do herdeiro real. Não vou dizer se Beth engravida ou não, mas isso é motivo de atrito na relação do casal. Ela quer muito um bebê, e tem tentado de tudo para acelerar a vinda de seu período de necessidade (o período fértil das vampiras é diferente das humanas, e leva anos para ocorrer). Enquanto isso, Wrath não quer nem saber de um filho, porque a taxa de mortalidade de grávidas é gigantesca na raça dos vampiros, e ele não quer arriscar sua amada.

Outro ponto é a gravidez eterna de Layla (desteto ela e o destaque que vem tendo). Tá, eu sei que as vampiras levam 18 meses para ter seus babies, mas o rebento da escolhida parece não vai nascer nunca! 

No lado dos vilões, temos Xcor e seu Bando dos Bastardos, cada vez mais envolvidos nos planos da aristocracia de dar um golpe de estado. Isso me irritou muito, porque sei que Xcor será protagonista de um livro futuro, e não consigo me imaginar aceitando essa situação. Ele age por ganância e sede de poder, e já vejo que não vou acreditar em sua “redenção”.

Nas tramas paralelas, temos muitas questões, como Assail e Sola, que está em perigo, assim como a aproximação entre Trez e a escolhida Selena. Por falar em Trez, como um cara super carismático vira esse mala sem alça? Pelo menos seu irmão, iAm, vem se revelando um macho de valor (linguagem IAN, rs).

Bom, é isso pessoal.

Beijos


.

17 comentários

  1. Tem muita série por ai que precisa tomar a atitude dessa autora, possuem MUITA incoerência, e principalmente séries grandes assim. Não sou fã de vampiros e nem de livros eróticos kkk esse livro não me cativaria, mas vejo muita gente falando super bem e pra quem gostar do gênero, deve ser uma leitura fascinante. Super legal o 12º livro ser o seu favorito, a escrita da autora deve ser bem fluida, pra não enjoar do cenário. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Achei esse um livro bem mais voltado internamente do que externo, sabe, uma livros mais "familiar". Ela deixou aquele aspecto de lutas de lado (ainda que tenha algumas) e focou nos sentimentos e novas histórias, novos personagens. Achei legal porque vai estendendo o mundo dessa história e já começa as ideias para novos livros. Falar dos pais do Wrath foi muito legal, gosto quando ela se volta para o passado e os outros integrantes da irmandade (queria livros deles!) e dá uma ideia das evoluções da raça e etc. É legal esses vislumbres. Layla....sem mais comentários ¬¬
    Ahh, estranhamente eu gosto do Xcor. Acho ele um merdinha, mas gosto do filho da mãe por ser tão quebrado, é um personagem que pode ter muita coisa boa vindo aí.
    Ele pode ter uma bela redenção e é um personagem que se ela mudar o status de babacão de forma verídica...vai ser legal, porque a gente odeio o cara e começar a ter outra visão dele é um choque. Não acha? Aquele personagem por quem você torce pra que se ferre mas depois começa a entender...acho isso legal. Agora é esperar por mais livros e que sejam bons =D

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa série e li O Rei, realmente teve muito assunto resolvido nesse volume, fiquei impressionada com todos os acontecimentos. Quero ver como Xcor vai conquistar o leitor, odeio ele rs. Concordo o Trez ficou enjoadinho na série.

    ResponderExcluir
  4. Meu deus, como assim 12º livro? Uau. Eu já tinha ouvido falar algo sobre adaga negra, mas nunca me ative que era uma série, muito menos que fosse tão longa. Até achei o plot interessante. Mas imaginar ler tantos livros pra conhecer uma história me desanima um pouco.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  5. Eu confesso que não tenho muita curiosidade de ler essa série - principalmente por conta do número de livros haha. Mesmo assim, fiquei com vontade de ler depois do seu entusiasmo com esse volume! Quem sabe algum dia, quando minha lsita de não lidos estiver menor, eu tenha como ler todos de uma vez? haha
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  6. Li o primeiro livro da série e me desanima um pouco saber que vou ter que ler mais 11 haha
    Mas achei a história bem legal, bom que o livro abordou mais sobre a sociedade dos vampiros e colocou mais foco na política. Eu posso ler esse livro sem ter lido os outros? haha Porque achei bem interessante, gosto dessas coisas de rei/rainha.

    ResponderExcluir
  7. Tipo assim, não vejo a hora de poder começar a ler a saga, tem pouquinho livro é hehehe, que bom que nesse livro podermos fechar umas pontas que ficaram soltas, espero ler em breve e que ela me agrade.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna
    Talvez esse livro me chamaria mais atenção pelos bastidores políticos e tantos elogios, sem contar que gosto da ação que você sempre diz que esses livros têm. Mesmo assim, não sinto muita vontade de ler a série. Mas fico feliz que esteja gostando tanto.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Faz muito tempo que quero ler essa série, mas sempre que vejo o tamanho e a quantidade de livro isso me deixa um pouco com o pé atrás para seguir em frente e comprar. Não gosto de ler livros muito grandes, pois eu leio devagar e isso me tiraria muito tempo, tempo esse que poderia ser usado com livros menores.
    Enfim, nada é feito por acaso, se a autora resolveu pegar os personagens queridinhos dos fãs para usar como foco de O Rei então é porque ela queria causar aquela comoção que conseguiu no primeiro livro. Veja bem, esse série tem muitos livros, querendo ou não algumas pessoas pessoas acabam enjoando de acompanhar mesmo que os casais a cada livro sejam diferentes, então é preciso pegar algo que chame novamente a atenção. Às vezes a própria editora pede o livro.
    Eu espero que algum dia eu consiga entrar nesse mundo da IAN.
    Parabéns pela resenha.

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  10. Adoro quando sai resenha sobre essa série, porque dá para ver o quanto você gosta dela e como ela te empolga. Ainda não li nenhum, como já falei por aqui antes, mas espero criar coragem para fazer o mais rápido possível, porque tenho quase certeza que ela tem tudo para me deixar viciada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Quero muito ler a série Irmandade da Adaga Negra a cada livro ficou ainda mais interessada nessa serie e gostei muito da historia que e parece ser cheia de tramas o que me deixando bem curiosa e se tiver oportunidade quero ler pelo menos o primeiro livro da serie para ver se gosto !!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Bruna!
    Já ouvi muito falar sobre "A irmandade da Adaga Negra", mas nunca me interessei pela leitura, pois não curto livros sobre reis e nem vampiros.
    Mas gostei de saber que temos cenas hot, ação e de política. Isso me interessa mais do que fantasia.
    Vou analisar melhor e, quem sabe, dou uma chance ao livro.
    Beijos!

    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Está sendo interessante acompanhar sua impressão sobre essa série. Bom saber que esse livro dá início a uma nova fase na série. Tira uma duvida, essa série já está concluída!!??? E quantos livros ela tem!!!??? Confesso que seu tamanho e esse teor político dela não me atraem muito, mas fico feliz que vc esteja amando e que esse volume doze tenha superado suas expectativas. Parabéns pela leitura e obrigada pela indicação!!!

    Leituras, vida e paixões!!!



    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi muitos comentários incríveis sobre essa série, e o que eu mais curto nela, além dos vampiros, é claro, é que a trama contém cenas sensuais, mas tem uma trama muito maior por trás, o que deixa o enredo muito mais amplo e interessante. Além disso, os personagens são muito bem construídos ao meu ver, e eu gosto que a autora tenha percebido as pontas soltas e tentado consertá-las pelos fãs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Bru, a capa desses livros são perfeitas, essa então adorei! Fico curiosa para ler essa série, acompanho suas resenhas. Quem sabe tenho oportunidade. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Bru, tudo bom?
    Tô de volta! Gosto da forma que você divide as resenhas da série porque dá para entender melhor toda a saga. Achei interessante que a autora tenha voltado a um casal querido pelos fãs, dando assim a oportunidade de um outro olhar. Em uma série tão grande é impossível não deixar passar algo e achei legal que ela tenha feito isso com alguns personagens.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...