Ubook: Minha experiência com a plataforma


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vou falar sobre minha experiência o Ubook, que é um serviço de assinatura de audiolivros com sucessos nacionais e internacionais separados em diversas categorias. Ele funciona como o Netflix, em que você paga um valor fixo por mês (pode ser por semana também) e pode ouvir quantos livros quiser/conseguir, rs.

A narração do Ubook é feita por profissionais, com qualidade de som e dicção perfeitas. Os narradores são atores e locutores ou, até mesmo, os próprios autores dos livros, como é o caso do livro Sonhei que amava você, de Tammy Luciano.

A Editora Valentina, parceria do Ubook que já tem 5 audiolivros disponibilizados na plataforma, ofereceu a alguns blogs parceiros a oportunidade de experimentar o aplicativo gratuitamente por um mês. Eu agarrei a chance, e estou fazendo bom uso desse voucher.

Valentina no Ubook



Como usar o Ubook

Para assinar, basta acessar o site (aqui) e se cadastrar, e baixar o App (App Store / Google Store / Windows Store) e instalar no seu celular ou tablet. Também é possível experimentar os serviços gratuitamente por 7 dias.

Após efetuar seu cadastro e validar a assinatura, vá conhecer os livros. Selecione os livros desejados e faça o download para o aplicativo, assim você pode escutar quando estiver offline.

Os livros são divididos em pequenos áudios, cada um correspondendo a um capítulo. E é possível inserir marcações durante a audição.
Imagem retirada da fanpage do Ubook



Catálogo
O catálogo da Ubook é bem amplo, o que me surpreendeu, pois pensei que seria bem mais limitado. Há vários livros atuais, de editoras como Valentina, Novo Conceito, Petit, Sextante e Rocco. Além disso, há vários clássicos da literatura, alguns no idioma original, além de livros de cunho didático. Os livros estão separados pelas categorias da foto abaixo.



Minha experiência

Agora vamos a minha experiência, que é o foco desse post. Depois farei resenhas dos livros ouvidos.

Meu primeiro passo, após instalar e logar no Ubook, foi sair baixando os livros que me interessavam para a minha biblioteca. Isso foi bom, pois fui passando um pedacinho de vários, para conhecer a narração.

O primeiro livro que ouvi foi escolhido a dedo para ser um teste. E para isso, nada melhor que algo bem curtinho, que já conheço de cor, que no caso foi o conto de fadas A Bela e a Fera. Foi amor a primeira vista, ou melhor, ouvida. A narradora é ótima, e ainda há sons simulando o ambiente, como chuva, cavalgada e animais. Muito fofo *-*



Após ouvir A Bela e a Fera parti para um livro de romance fictício. Infelizmente, não deu certo. Eu só ouço os livros enquanto dirijo, porque meu percurso Casa/Trabalho dura em média uma hora, na qual eu fico um bom tempo parada em engarrafamentos. Por isso, as partes de diálogos dos livros ficavam confusas, e eu acabava confundido quem estava falando. Quando parei para ouvir o livro no sossego do meu quarto, consegui entender numa boa. Porém, para mim, um audiolivro tem a mesma finalidade de um livro, que é me distrair, divertir e conquistar. E, enquanto algumas pessoas podem gostar de ouvir livros deitada na cama, esse não é meu caso, que nessa situação prefiro ler. Conclusão: eu descobrir que ouvir livro dirigindo é uma delícia e funciona para mim, mas tem que ser algo descritivo/narrativo, sem diálogos, para que eu consiga manter a atenção devida na história e no trânsito.

Como eu amo história e mitologia, esses se tornaram meus focos, além de algumas crônicas e contos.

O Sal da Vida - O primeiro livro que ouvi foi O sal da vida, da Editora Valentina, que é um poema em prosa escrito pela antropóloga francesa Françoise Héritier. O livro tem 1 hora e 40 minutos de duração, que conclui em um único dia, iniciando na ida para o trabalho, e finalizando na volta para a casa. A narração é muito bem feita, e a narradora soube transmitir a mensagem da autora, com as entonações ideias a cada momento. Esse é um tipo de livro que eu admito que teria preguiça de ler, mas ouvir foi uma delícia, pois passou uma mensagem de vida bonita e reflexiva. A resenha do livro sai ainda essa semana, então não deixem de conferir.

A história do mundo para quem tem pressa - Essa é outra publicação da Editora Valentina, que narra a história mundial em pouco mais de 5 horas. Obviamente (até pelo título), não há aprofundamento de nenhum acontecimento, sendo o livro um relato breve e conciso dos principais fatos histórico da humanidade. Eu adorei o livro, a narração foi muito bem feita, de forma agradável, mas se variações de entonação, como pede esse tipo de obra. E a voz do narrador me lembrou os dubladores de programas de história, em canais como History e Discory Chanel. A resenha sai na próxima semana.

Já separei minhas próximas audições, e uma delas será 'As mentiras que os homens contam', livro de crônicas de Luis Ferando Verísismo.
Conclusões

Eu realmente gostei da experiência, depois que defini o meu próprio perfil: eu amo ler ficção, cheia de romance e ação; mas para ouvir, prefiro narração, o que provavelmente é um reflexo da minha antiga vida de concurseira (eu gravava aulas e pega videoaula para ouvir no carro).

Em geral, posso apontar os seguintes pontos negativos e positivos sobre a plataforma:

Pontos positivos
O catálogo amplo e diversificado, que vem acrescentando novos títulos a cada dia.
A qualidade do som.
Os narradores são ótimos e combinam com o livro narrado.
O aplicativo é amigável e tem um layout bonito e agradável.
A possibilidade de baixar os livros no aplicativo e ouvir offline.

Pontos negativos
O sistema de busca precisa de mais apuramento. Por exemplo, só encontrei o livro 'O sal da vida' quando busquei o nome da autora, pois ao digitar o nome do livro não aparecia. Vinha outros com palavras relacionas.
Tive problema com a Pausa dos livros. Em alguns momentos, ao pausar a história, ela voltava para o início daquele capítulo, em vez de continuar de onde estava. Isso aconteceu em dois capítulos do livro 'A história do mundo para quem tem pressa'.


Fonte: Fanpage do Ubook
Bom, é isso pessoal!

E fiquem de olho, que ainda vai rolar muitas resenhas de audiolivro aqui no MMF!






14 comentários

  1. Nossa deve ser uma boa experiência, fiquei tentada a testar, beijos

    ritinhaangel.com.bt

    ResponderExcluir
  2. Nossa deve ser uma boa experiência, fiquei tentada a testar, beijos

    ritinhaangel.com.bt

    ResponderExcluir
  3. Foi uma experiência e tanto essa, nunca dei chance a audiobooks, até porque me distraio fácil com qualquer coisa e muitas vezes não escuto nem quem fala comigo, imagina a narrativa de uma história. Não acho que funcionaria muito para mim, mas até que bateu curiosidade após o seu relato.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Não consegui me adequar a ouvir livros, acho que o locutor fazendo as vozes dos personagens é bem ruim, prefiro eu mesmo pensar em uma voz para ele. Ja tentei ouvir, mas ficou travando (como o seu) e eu não consegui sentir emoção :-(

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar desse serviço, mas não sabia que era tão bom! Acho que deve ser uma experiência relaxante e super diferente. Abraços :D

    ResponderExcluir
  6. Eu confesso que já tentei fazer uso desse serviço mas depois de uma tentativa frustada eu desiste porque acabou que eu mesmo prefiro ler o livro e geralmente uso o fone quando estou lendo porque eu seleciono uma música que servira de tilha sonora, o que é muito legal ^^ Mas ai esse serviço é uma ótima ideia pra que conseguir se adaptar.

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruna,
    Acho que audiolivros não funcionaria muito para mim, pois prefiro ler o livro mesmo, e tenho o costume de ler ouvindo música, já virou rotina, então acho que não conseguiria me adaptar a ouvir livros. Mas quem sabe um dia eu dou uma chance a essa experiência.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. acho legal esse app, mas não sei se funcionaria para mim. Talvez posso fazer como você, e ir tentando e testando livros diferentes, para ver qual (ou se algum) me agrada

    ResponderExcluir
  9. Sei bem como é. Eu ja ouvi 3 audioboooks, mas enquanto fazia outras coisas se nao pra mim nao faz sentido ficar parada ouvindo hahah Mas ate os que ouvi que tinham dialogo eu consegui, mas talvez pra quem ta dirigindo e tenha que se concentrar mais seja pior, ou o audiobook nao era tao bom, porque tem uns que sao 2 pessoas falando um homem ou mulher ou o dublador faz vozes diferentes. Mas pra mim eu raramente escuto, entao nao valeria a pena.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Gostei muito do post, já tinha ouvido falar sobre o Ubook, mas não sabia como funcionava direito e acho uma ótima ideia, principalmente para ouvir quando estamos fazendo outras coisa, acho que para mim pegar só para ouvir não daria certo !!

    ResponderExcluir
  11. Oi.

    Amei o post, gostei da plataforma, mas como havia comentado anteriormente ouvir o livro para mim não funciona, estou tenho que ler, cheirar, beijar e abraçar meus bebês
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruna! Como vai? Vim parar aqui nesse post pela sua resenha de A história do mundo para quem tem pressa". Fiquei curiosa pra saber como funciona a plataforma, mas acabei me decepcionando um pouco... Esse esquema de assinatura não sei se vai funcionar pra mim. Você sabe se existe alguma outra forma de ouvir audiolivros que não seja pelo ubook?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. A bem da verdade, basicamente metade do catálogo é em ingles e espanhol. Muito a melhorar ainda.

    ResponderExcluir
  14. Eu utilizo o uBook pela praticidade durante os momentos em transito, os narradores costumam ser ótimos mas os recursos técnicos do app deixa muito a desejar. Vamos esperar que venham atualizações.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...