Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!
Editora/Ano: Valentina/2013
Páginas: 108
Categoria: poema em prosa, reflexão
Audiolivro
Narradora: Monica Magnani
Duração: 1:42:35
Olá pessoal, tudo bem?
Minha experiência com o livro O Sal da Vida, de Françoise Héritier, foi um pouco diferente. Eu ouvi, e não li, o livro. O Ubook, aplicativo de audiolivros, é uma plataforma que tem crescido, e vem ganhando novos títulos, de várias editoras. Uma delas é a Valentina, que já tem 5 livros disponibilizados no app. O Ubook funciona de forma semelhante ao Netflix ou Spotify, onde você paga um valor pequeno por mês (pode ser por semana também) e pode ouvir quantos livros quiser/for humanamente possível. Eu estou experimentando a ferramenta gratuitamente, utilizando um voucher que ganhei em um projeto de parceria do aplicativo com a Valentina. Nesse link Aqui vocês podem conferir minha opinião e experiências com o Ubook, porém, o post de agora é a resenha do livro O Sal da Vida.
Vamos lá?
O sal da vida é um poema escrito em prosa, no qual a autora reflete e medita sobre as pequenas coisas e momentos que tornam a vida tão especial.
Françoise Héritier é uma renomada antropóloga francesa, e a ideia do livro surgiu quando ela recebeu a notícia de que um querido amigo e médico sairia de férias, porém, sendo um homem tão ligado a seu trabalho e pacientes, ele via esse momento de lazer com culpa. Então, Françoise inicia uma longa reflexão sobre a importância de se aproveitar a vida, e não apenas viver em função de estudos e carreira. São pouco mais de 100 páginas (ou 1 hora e 40 minutos, no meu caso), em que ela vai listando situações, pequenas recordações e sentimentos que marcam tanto nossas vidas.
São várias situações citadas, então é impossível que o leitor não se identifique pelo menos com algumas. A satisfação de uma conquista; saborear um chocolate no final de um dia cansativo; rever velhos amigos; simplesmente dormir e dormir, quando se está cansado; saber ouvir e encontrar quem nos ouça; admirar uma paisagem sem pressa ou compromisso; um cheiro ou uma lembrança fugaz que nos remete a infância. São várias a situações com as quais nos identificarmos.
O Sal da vida passa uma bonita mensagem, que nos faz refletir e pensar. Mas tenho que ser absolutamente sincera, e dizer que acredito que talvez essa fosse uma leitura cansativa para mim, por ser uma longa lista narrada, sem diálogos ou uma história corrente. Para ouvir, entretanto, foi ótimo, pois a mensagem é muito bonita, e a narradora foi ótima, dando entonações adequadas a cada fala. Como o tempo que eu reservei para ouvir os livros foi o que passo dirigindo, no meu longo trajeto Casa/Trabalho, o fato de esta ser uma obra sem diálogos foi exatamente o necessário para me prender a atenção, sem me distrair do trânsito.
E gostei tanto dessa história de ouvir livros, que já selecionei alguns outros do tipo (sem diálogos).
Bom, é isso pessoal.
Beijos
Esse livro foge muito do que costumo ler e embora a mensagem sem dúvida seja bonita e valiosa, segundo o que sua resenha passa, admito que acho que o livro não chegaria a me prender. Talvez eu esteja errada, mas por enquanto passo a leitura de O Sal da Vida.
ResponderExcluirAbraços
Não gosto de poemas, mas gosto bastante de livros que inspiram, e talvez por não ser acostumada a ler versos, ver em áudio seria bom, nem me incomodaria, acho que seria bom ter como 1° audiobook
ResponderExcluirMe interessei bastante pela premissa do livro. Parece ser uma história que passa lições extremamente valiosas. Nunca tive uma experiência com audiobooks, mas fiquei interessado depois da resenha e vou procurar algum livro disponível nessa plataforma para testar se gosto ou não. Abraços :D
ResponderExcluirOiii Bruna, tudo bem?
ResponderExcluirAchei um encanto essa obra, confesso que no começo achei meio sem sal hahaha mas, diante da leitura despertou meu interesse, referente a ser algo diferente do que costumo ler e nos leva a refletir pelo que percebi sobre alguns momentos da nossa vida.
Beijão
Oi Bruna, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a postagem :)
E claro que já fui correndo ler sua postagem sobre o aplicativo. Gostei de conhecer. Eu já ouvi dois audio book até hoje. Um, narrado pela autora e também sem diálogos, eu amei. O outro, narrado sei lá por quem, com diálogos, eu detestei. tanto que fui ler o livro para ver e acabei pegando trauma com ele sabe? Odiei :P
Então acho que ia fazer assim como você, pegar livros sem diálogos :)
Também ouço aulas gravadas hahahhah
Sobre este livro, eu já vi muito por aí, mas não sabia bem do que se tratava. Gostei de conhecer :)
Acho que é um livro que eu ia achar muito bacana :) E sabe que de certa forma, até consigo entender o cara que se sente culpado por deixar o serviço de lado? Sinto isso as vezes, ainda que meu trabalho não tenha relação com o dele :)
Beijoooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Bruna, eu já tentei ir na onda do audio livro na época da faculdade, mas não me adaptei muito.
ResponderExcluirAchei a história bem interessante e acho que como você disse é algo bacana de se ouvir, talvez lendo fosse um pouco cansativa.
Vou tentar ouvir. :D
Lisossomos
Olá, ótima resenha, já havia visto a capa desse livro mas não sabia ao certo do que se tratava. E estou com uma vontade enorme de ouvir um audiobook e ver como é essa experiência.
ResponderExcluirMana que bom que você curtiu ... estou em duvida se devo dizer o livro ou áudio? kkk bem de qualquer forma não faz o meu gênero literário e por isso eu dispenso a leitura, eu nunca consegui me acostumar a livros em formato de poemas e assim vai.
ResponderExcluirOlá Bruna,
ResponderExcluirGosto muito de livros que passam um mensagem positiva, que nos faz refletir e pensar sobre nossas atitudes. Mas confesso que não estou empolgada com a leitura desse livro, acho que não conseguiria me envolver com a leitura, parece ser meio cansativa, ou quem sabe eu esteja errada. Como disse no outro post, acho que não me adaptaria com audiolivros, pois prefiro ler mesmo
Beijos
Oi, Bruna! Essa é uma experiência que não sei se estou prepara para realizar, principalmente pela temática do livro, que parece ter um teor de autoajuda.
ResponderExcluirMas gostei muito de você compartilhar a sua experiencia. Fiquei pensando que talvez funcione com livros infantis, por serem mais curtos.
Beijos!
Queria ter pensando em ouvir esse livro. Li e foi uma grande experiencia, mas ouvir deve ser ainda mais interessante. Foi um livro bem nostálgico, cheio de sentimentos e que me despertou boas lembranças. Adorei ele por isso, por fazer "lembrar" de coisas. É uma sensação boa a que ele me trouxe. Mas pode ser meio cansativo de ler mesmo, se você não for de mente aberta ou coisa assim. Não tem história ali, é mais...sensações, momentos, sentimentos...Vale a pena ler, de qualquer forma.
ResponderExcluirOi, Bru! Achei a proposta do livro bem diferente, combinar poesia com prosa. Deve ser uma coisa muito bonita, uma escrita bem artistica e parecer ser um livro pra ler(ou ouvir haha) e refletir, quero ler!
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirJá tinha visto O sal da vida, mas ainda não tinha parado para ver sobre o que era a historia e lendo a resenha achei interessante principalmente as reflexões que a autora faz, mas não é o tipo de livro que gosto de ler !!
Oi Bruna.
ResponderExcluirAchei interessante a trama do livro O sal da vida, achei interessante essa coisa de ouvir e não Lee livros, mas sinceramente para mim não funciona tenho que está cheirando o livro kkkkk.
Vou ler com certeza.
Boa Noite.