[AudioLivro] O sal da vida - Françoise Héritier


Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!

Editora/Ano: Valentina/2013
Páginas: 108
Categoria: poema em prosa, reflexão

Audiolivro
Narradora: Monica Magnani
Duração: 1:42:35


Olá pessoal, tudo bem?


Minha experiência com o livro O Sal da Vida, de Françoise Héritier, foi um pouco diferente. Eu ouvi, e não li, o livro. O Ubook, aplicativo de audiolivros, é uma plataforma que tem crescido, e vem ganhando novos títulos, de várias editoras. Uma delas é a Valentina, que já tem 5 livros disponibilizados no app. O Ubook funciona de forma semelhante ao Netflix ou Spotify, onde você paga um valor pequeno por mês (pode ser por semana também) e pode ouvir quantos livros quiser/for humanamente possível. Eu estou experimentando a ferramenta gratuitamente, utilizando um voucher que ganhei em um projeto de parceria do aplicativo com a Valentina. Nesse link Aqui vocês podem conferir minha opinião e experiências com o Ubook, porém, o post de agora é a resenha do livro O Sal da Vida.

Vamos lá?

O sal da vida é um poema escrito em prosa, no qual a autora reflete e medita sobre as pequenas coisas e momentos que tornam a vida tão especial.

Françoise Héritier é uma renomada antropóloga francesa, e a ideia do livro surgiu quando ela recebeu a notícia de que um querido amigo e médico sairia de férias, porém, sendo um homem tão ligado a seu trabalho e pacientes, ele via esse momento de lazer com culpa. Então, Françoise inicia uma longa reflexão sobre a importância de se aproveitar a vida, e não apenas viver em função de estudos e carreira. São pouco mais de 100 páginas (ou 1 hora e 40 minutos, no meu caso), em que ela vai listando situações, pequenas recordações e sentimentos que marcam tanto nossas vidas.

São várias situações citadas, então é impossível que o leitor não se identifique pelo menos com algumas. A satisfação de uma conquista; saborear um chocolate no final de um dia cansativo; rever velhos amigos; simplesmente dormir e dormir, quando se está cansado; saber ouvir e encontrar quem nos ouça; admirar uma paisagem sem pressa ou compromisso; um cheiro ou uma lembrança fugaz que nos remete a infância. São várias a situações com as quais nos identificarmos.

O Sal da vida passa uma bonita mensagem, que nos faz refletir e pensar. Mas tenho que ser absolutamente sincera, e dizer que acredito que talvez essa fosse uma leitura cansativa para mim, por ser uma longa lista narrada, sem diálogos ou uma história corrente. Para ouvir, entretanto, foi ótimo, pois a mensagem é muito bonita, e a narradora foi ótima, dando entonações adequadas a cada fala. Como o tempo que eu reservei para ouvir os livros foi o que passo dirigindo, no meu longo trajeto Casa/Trabalho, o fato de esta ser uma obra sem diálogos foi exatamente o necessário para me prender a atenção, sem me distrair do trânsito.

E gostei tanto dessa história de ouvir livros, que já selecionei alguns outros do tipo (sem diálogos).

Bom, é isso pessoal.

Beijos


.

14 comentários

  1. Esse livro foge muito do que costumo ler e embora a mensagem sem dúvida seja bonita e valiosa, segundo o que sua resenha passa, admito que acho que o livro não chegaria a me prender. Talvez eu esteja errada, mas por enquanto passo a leitura de O Sal da Vida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de poemas, mas gosto bastante de livros que inspiram, e talvez por não ser acostumada a ler versos, ver em áudio seria bom, nem me incomodaria, acho que seria bom ter como 1° audiobook

    ResponderExcluir
  3. Me interessei bastante pela premissa do livro. Parece ser uma história que passa lições extremamente valiosas. Nunca tive uma experiência com audiobooks, mas fiquei interessado depois da resenha e vou procurar algum livro disponível nessa plataforma para testar se gosto ou não. Abraços :D

    ResponderExcluir
  4. Oiii Bruna, tudo bem?
    Achei um encanto essa obra, confesso que no começo achei meio sem sal hahaha mas, diante da leitura despertou meu interesse, referente a ser algo diferente do que costumo ler e nos leva a refletir pelo que percebi sobre alguns momentos da nossa vida.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, tudo bem?
    Adorei a postagem :)
    E claro que já fui correndo ler sua postagem sobre o aplicativo. Gostei de conhecer. Eu já ouvi dois audio book até hoje. Um, narrado pela autora e também sem diálogos, eu amei. O outro, narrado sei lá por quem, com diálogos, eu detestei. tanto que fui ler o livro para ver e acabei pegando trauma com ele sabe? Odiei :P
    Então acho que ia fazer assim como você, pegar livros sem diálogos :)
    Também ouço aulas gravadas hahahhah
    Sobre este livro, eu já vi muito por aí, mas não sabia bem do que se tratava. Gostei de conhecer :)
    Acho que é um livro que eu ia achar muito bacana :) E sabe que de certa forma, até consigo entender o cara que se sente culpado por deixar o serviço de lado? Sinto isso as vezes, ainda que meu trabalho não tenha relação com o dele :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bruna, eu já tentei ir na onda do audio livro na época da faculdade, mas não me adaptei muito.
    Achei a história bem interessante e acho que como você disse é algo bacana de se ouvir, talvez lendo fosse um pouco cansativa.
    Vou tentar ouvir. :D

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Olá, ótima resenha, já havia visto a capa desse livro mas não sabia ao certo do que se tratava. E estou com uma vontade enorme de ouvir um audiobook e ver como é essa experiência.

    ResponderExcluir
  8. Mana que bom que você curtiu ... estou em duvida se devo dizer o livro ou áudio? kkk bem de qualquer forma não faz o meu gênero literário e por isso eu dispenso a leitura, eu nunca consegui me acostumar a livros em formato de poemas e assim vai.

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruna,
    Gosto muito de livros que passam um mensagem positiva, que nos faz refletir e pensar sobre nossas atitudes. Mas confesso que não estou empolgada com a leitura desse livro, acho que não conseguiria me envolver com a leitura, parece ser meio cansativa, ou quem sabe eu esteja errada. Como disse no outro post, acho que não me adaptaria com audiolivros, pois prefiro ler mesmo
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bruna! Essa é uma experiência que não sei se estou prepara para realizar, principalmente pela temática do livro, que parece ter um teor de autoajuda.
    Mas gostei muito de você compartilhar a sua experiencia. Fiquei pensando que talvez funcione com livros infantis, por serem mais curtos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Queria ter pensando em ouvir esse livro. Li e foi uma grande experiencia, mas ouvir deve ser ainda mais interessante. Foi um livro bem nostálgico, cheio de sentimentos e que me despertou boas lembranças. Adorei ele por isso, por fazer "lembrar" de coisas. É uma sensação boa a que ele me trouxe. Mas pode ser meio cansativo de ler mesmo, se você não for de mente aberta ou coisa assim. Não tem história ali, é mais...sensações, momentos, sentimentos...Vale a pena ler, de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bru! Achei a proposta do livro bem diferente, combinar poesia com prosa. Deve ser uma coisa muito bonita, uma escrita bem artistica e parecer ser um livro pra ler(ou ouvir haha) e refletir, quero ler!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Já tinha visto O sal da vida, mas ainda não tinha parado para ver sobre o que era a historia e lendo a resenha achei interessante principalmente as reflexões que a autora faz, mas não é o tipo de livro que gosto de ler !!

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna.

    Achei interessante a trama do livro O sal da vida, achei interessante essa coisa de ouvir e não Lee livros, mas sinceramente para mim não funciona tenho que está cheirando o livro kkkkk.
    Vou ler com certeza.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...