[Livro e Filme] Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes


Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Sobre o livro
Título original: Me before you
Editora/Ano: Intrínseca/2013

Sobre o filme
Distribuidora/Ano: Warner Bros/2016


Olá pessoal, tudo bem?

Finalmente li Como eu era antes de você!!! Terminei dois antes de ver o filme, mas tá valendo, né? O motivo de eu ter demorado tanto para ler esse livro foi ter pego um spoiler do final. Fazer o quê? Como li o livro e vi o filme praticamente ao mesmo tempo, essa resenha vai ser um pouco sobre os dois, e por isso, não vou ficar falando muito sobre os acontecimentos da história, e sim sobre minha opinião.


A história (de forma bem reduzida mesmo):
Em Como eu era antes de você, acompanhamos a história de Louisa Clark, uma mulher de 26 anos, acomodada em sua vida e em seu já logo relacionamento com Patrick, e que nem pensa em sair da cidadezinha onde nasceu. Ao ficar desempregada, é contratada para cuidar de Will Traynor, um homem super dinâmico e atlético que ficou paraplégico após um grave acidente.


Louisa é uma jovem alegre, de bom humor e um estilo bem irreverente bem o oposto de Will, que é muito fechado, mal-humorado, e perdeu completamente à vontade de viver. E logo Louisa percebe que sua verdadeira missão é lhe devolver a alegria pela vida, e ela inicia um plano para mostrar como ele pode aproveitar a vida em sua nova condição, o que os aproxima cada vez mais e mais.


O livro:
Jojo Moyes tem uma escrita muito sensível e profunda. Ela consegue abordar com profundidade assuntos cotidianos, como os dramas familiares das famílias de Will e de Louisa, e também soube demostrar bem o quanto o problema de saúde de Will ia muito além da falta de locomoção. Boa parte do livro é destinada a interação de Louisa com sua família e seu namorado de longa data (o que me irritou em alguns momentos, principalmente as parte de sua irmã folgada e insuportável), e também descreve os cuidados de Will e seus problemas de saúde. O romance demora a acontecer, mas não foi rápido ou jogado. Na verdade, os sentimentos entre Will e Louisa foram crescendo aos poucos, desde o início do livro, até enfim se tornar evidente.

O livro é muito bonito, e eu compreendi o final, por mais que muitos critiquem. Quem sou eu para julgar alguém, ainda mais em uma situação na qual nem consigo me imaginar? Li o livro com a capa versão antiga, e devo dizer que a adoro! A diagramação está bem feita, e vi alguns poucos erros de revisão. Não sei se por já saber o final do livro, ou por causa das mil e uma recomendações que elevaram minhas expectativas à Lua, o fato é que eu gostei de Como eu era antes de você, gostei muito, mas não amei de paixão, não favoritei, e nem tive ressaca literária, como esperava. Expectativas altas demais fazem isso, rs.

O filme:
O filme foi muito fiel ao livro, com um roteiro bem adaptado, até porque foi Jojo Moyes que o assinou. Porém, foi mais leve que o livro, beeem mais leve, o que talvez desaponte aqueles que desejam um grande drama. Há muitas cenas cômicas, daquelas que nos fazem rir com vontade. Tanto que eu não morri de chorar como imaginei, apenas 'suei um pouco pelos olhos', rs, mas tenho que dizer adorei a mistura de drama, comédia e romance, ficou tudo na medida certa.


Sam Claflin estava muito bem como Will (eu sou apaixonada por esse ator, então sou suspeita para falar dele), porém, o grande destaque realmente foi Emilia Clarke. Ela foi a perfeita Louisa! Conseguiu transmitir bem a alegria e bom humor da personagem, com seu estilo único e bem chamativo de se vestir. E as expressões faciais de Emilia foram incríveis, uma vez que ela conseguia passar os sentimentos de Lou pelo olhar. E a diretora soube aproveitar bem isso, e fez cenas lindas, focando no rosto e expressão corporal de Emilia.

Ambientado predominantemente na Inglaterra, os cenários escolhidos foram muito bonitos, em especial o castelo, que era a principal atração turística da cidade onde Will e Louisa viviam. E a trilha sonora foi outro atrativo a parte. Sério, gente, as músicas escolhidas estão destruidoras. Quando tocou 'Thinking Out Loud' de Ed Sheeran, eu arrepiei toda! E nem vou falar o que senti quando tocou 'Photograph', que já levou muitos às lágrimas apenas com o trailer!


Enfim, Como eu era ante de você foi um livro muito profundo, e teve uma adaptação fofa, mas emocionante. Se eu tivesse que escolher o favorito, seria o livro, devido a maior riqueza de detalhes, mas o filme está muito lindo também. Recomendo demais, tanto a leitura quando o filme.

Beijos

* As partes sobre o filme foram editadas do post que eu publiquei no blog Por uma boa leitura, da Raquel Araújo. Assisti ao filme, convidada pela Raquel, na pré-estreia organizada pela Editora Intrínseca e o Espaço Z, com exibição aqui em BH, e fui em companhia das amigas Renata Ávila (Entrando numa fria) e Carla Jeanine (Paradise Books)



3 comentários

  1. Estou louca para assisti o filme pois sei que o livro é ótimo, beijos

    ritinhaangel.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler o livro e com a sua resenha fiquei com mais vontade ainda ! Ainda não tive a chance de ver o filme, mas quero ver só depois que acabar o livro. Mas parece ser ótimo! bjs

    wonderbookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Emilia Clarke foi maravilhosa, sempre achei o seu trabalho excepcional, sempre demonstrou por que é considerada uma grande atriz, desfrutei do seu talento na série Game of Thrones 7, faz uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...