Entrevista - Mari Scotti

Olá amores, tudo bem?

Já ouviram falar de Mari Scotti? Sei que muitas pessoas aqui já, e para quem não conhece ainda, guarde esse nome, pois ela uma excelente escritora nacional, que promete muito sucesso. Autora da Série Neblina e Escuridão (veja a resenha do primeiro livro, Híbrida, aqui) e Série Nefilins , Mari tem se voltado mais para a literatura sobrenatural, e escreve com um carinho e cuidado visíveis.

Ela é uma pessoa super fofa e simpática, com quem adoro bater papo via facebook, rs, além de bem divertida. Fiz uma entrevista com a autora, que falou um pouco sobre sua vida, trabalho pela valorização da literatura nacional, e suas obras. Então, vamos conferir e conhecê-la um pouco mais?


Confira a entrevista:


  1. Fale um pouco sobre você?
Sou tímida, extremamente tímida. Amo minha família, meus pais são meu maior orgulho e espelho. Tudo o que faço, peço sempre a opinião e aprovação deles. Sou sim, do tipo de menina certinha e não tenho vergonha de admitir. Amo cantar, hoje é um hobby, mas quase foi profissão, pois já gravei até CD rs. Leitora voraz, principalmente dos livros nacionais... amo escrever, compor... Penso o tempo todo em histórias, personagens, até no trabalho. Rs Ultimamente estou engajada em divulgar a literatura nacional e espero alcançar muitas pessoas ainda.
  1. Quando decidiu ser escritora?
Depois que li um livro que minha mãe escreveu. Achei fascinante a ideia de criar histórias! Isso aconteceu em meados dos anos 90.

  1. Como sua família reagiu em relação a sua decisão de se tornar escritora? E você contou com o apoio familiar?
Minha família é maravilhosa. No começo estranharam eu passar tanto tempo no computador, mas quando viram que me fazia bem escrever, me deram todo o apoio possível! São meu maior alicerce!

  1. Você é bem eclética, tem formação na área administrativa, é escritora, blogueira, cantora e compositora. Como faz para conciliar tudo? E a qual atividade mais se dedica atualmente?
Menina, eu não dou conta! Infelizmente precisamos abdicar de coisas que gostamos as vezes. Amo cantar e compor, mas precisei parar de ir aos ensaios do Coral e da Banda para dedicar as horas vagas para divulgar os livros, participar de eventos e escrever, mas pretendo retomar no próximo ano, pois me faz muita falta. Ai te conto como concilio! UAHAUA. Ultimamente me dedico ao trabalho obrigatório administrativo, pois preciso pagar minhas contas e ajudar em casa ne? Rs e aos livros. Na maior parte do tempo. O blog atualizo quando termino de ler um livro, sempre foi assim, não tenho a qualidade de ser organizada! Rsrs.

  1. Você é uma das donas do Twilight Brasil Fanfics, e começou a carreira como escritora de fanfiction. Como foi essa transição para a publicação? Ainda escreve fanfictions? E o que sente mais falta dos tempos em que escrevia (apenas) fanfics?
Pra mim foi fácil a transição para compor personagens originais, pois a maioria das minhas fanfics já eram com personagens meus ou com inserção de personagens criados por mim, mas acompanho algumas autoras de fanfic que estão com muita dificuldade de se desvincular do “existente” para criar alguém “do nada”. Eu acho fascinante e tento ajudar, pois é incrível acompanhar a criatividade de outra pessoa, notar como o personagem, a história, o cenário se cria a partir deste “nada”. Acabo criando também.
Eu tenho duas fanfics não finalizadas que preciso desesperadamente finalizar e uma original que ainda não terminei, mas que será livro um dia. A falta de tempo me atrapalha de continuar, mas não pretendo abandonar esse mundo não. Foi o que me trouxe de volta as palavras.
O que sinto falta? DOS COMENTÁRIOS! Eles eram meu alimento diário! Terminava um capítulo e postava na hora, minutos mais tarde estava cheia de comentários sobre ele. Hoje em dia fico desesperada para saber a opinião dos leitores sobre a continuação das séries e não tenho! Sinto falta, preciso dessa motivação... talvez por isso eu seja a escritora com mais leitores betas do mundo! Haha.

  1. Eu sempre li fanfictions, é vício antigo, e já li algumas muito melhor que vários bestsellers por aí. Mas, às vezes vejo comentários pejorativos e preconceituosos do tipo “nem vou ler esse livro, porque veio de uma fanfic”. Você já viu também? Como você se sente em relação a isso?
Ah vejo sempre! Até de outros escritores que, infelizmente, acham que “pulamos etapas”. Não existem etapas, cada um tem sua forma de descobrir-se escritor, a minha redescoberta foi assim e acho lindo que dentre milhões de escritores de fanfics, alguns descubram que tem essa vocação. É louvável! Tento ignorar quem é contra, apesar de magoar, mas não escondo, pois tenho orgulho de ter começado com fanfics, foram meus leitores que me ajudaram a melhorar a escrita, a melhorar tramas e desejar estudar e me aprimorar.
Eu tenho dois motivos que me denigrem: escritora de fanfics e da saga Crepusculo rs. Nem ligo!

  1. Li algumas das suas entrevistas e depoimentos no seu blog, e vi você comentar que fez cursos para aprimorar a escrita. Desta forma, gostaria que você falasse um pouco sobre essa preparação para entrar no mundo da publicação. Considera que foi válido? O que recomendaria nesse sentido a outros autores de fanfictions que decidam publicar suas obras, e a autores iniciantes?
Recomendaria que fizessem os cursos antes de publicar. Eu fiz o oposto, publiquei DOIS livros de duas séries diferentes, sem nenhum preparo e confiando apenas nos comentários das minhas leitoras nas fanfics. Hoje me arrependo por não ter dedicado mais tempo a revisar as histórias, reescrevê-las, deixa-las profissionais. Não que sejam ruins, mas poderiam estar melhor escritas, com certeza. Prometo que nos próximos procurei aplicar tudo o que venho aprendendo.
Sobre os cursos: Fiz dois que me ajudaram muito! Um foi com os agentes do James McSill, passei um dia todo ouvindo profissionais da área e até um roteirista americano chamado Richard! Foi bem legal! E o outro foi com o escritor Felipe Colbert. O curso do Felipe fiz duas vezes! E aprendi demais. Tudo o que crio hoje é seguindo suas instruções. Se você deseja ser escritor, um excelente escritor, sugiro que aproveite os cursos dele. Este ano haverão dois, infelizmente não poderei ir, mas aproveitem, o valor é baixo e o aprendizado alto! Sou louca para tê-lo como meu coaching, só aguardo ter algum dinheiro para isto, pois sei que vale a pena!

  1. Qual foi a parte mais difícil na hora de publicar os livros?
Responder as questões que as editoras enviam perguntando sobre o livro, publico alvo, sinopse, agradecimentos... fiquei doidinha pensando que respondi tudo errado! Mas deu certo haha.

  1. Infelizmente ainda há muito preconceito contra os livros nacionais, e vejo que você é uma das pessoas que trabalha em prol da valorização da nossa literatura, por meio do seu blog, redes sociais e participação de eventos de valorização e divulgação. Você sente que a postura do leitor brasileiro já está mudando?
Sim, comentei hoje em outra entrevista. O leitor está descobrindo a literatura contemporânea brasileira e descobrindo que no meio do joio existem sim escritores bons, dedicados, com histórias tão ou mais incríveis que os estrangeiros a que estão acostumados. Estavamos engatinhando e começo a enxergar os primeiros passos com a movimentação dos blogueiros. A participação de vocês tem sido de grande valia nessas mudanças. O apoio verdadeiro, a divulgação sem interesse, o carinho para com os autores que na maioria se tornam amigos... isso tudo é lindo e faz o leitor desejar estar perto dos autores também. Eu amo participar deste momento!

  1. Como você enxerga o papel e a atuação dos blogs literários em relação a literatura nacional?
Acho que respondi na pergunta acima. São um braço dessa mudança que estamos vivendo. Eu tive problemas sérios com blogueiros, mas os poucos que são próximos a mim, que apoiam, divulgam, leem de verdade os livros e se apaixonam por nossos personagens, são pessoas apaixonadas de verdade por literatura e que atraem outros que se apaixonam também. Essa paixão contagiante dos blogueiros, dos leitores individualmente e dos autores estão conquistando o brasileiro para a literatura nacional.
A única coisa que discordo, porque já era blogueira antes de ser escritora, é a exigência que fazem ao pedir parceria ao autor: doação de livros. O autor nacional não é rico, muitas vezes paga a publicação e não é um valor baixo. A venda dos livros é o que o ajuda a pagar a publicação – quando há lucro. Como blogueira sempre preferi comprar os livros, pois todos os autores que conheço cobram mais barato para o blogueiro, até os livros de sorteio. Mas a maioria dos pedidos de “parceria” que recebo é exigindo livro para resenha. Isto não é apoiar o autor nacional, isso é se aproveitar de um cara que está desesperado por divulgação. Já doei centenas de exemplares e se recebi 10% de resenhas foi muito. Hoje só dou quando percebo que o blog é sério e geralmente eu procuro o blog e o dono nem sabia que eu o estava vigiando. É por merecimento, porque vejo a pessoa sonhar junto comigo para que o leitor ame seu país e o que é criado aqui. Desculpem os blogueiros, mas sou conhecida pela minha sinceridade e não compartilhei isto para haver discussão, mas para pensarem. Não vejo ninguém pedir a Silvia Day um livro para resenha, vocês pedem as editoras, façam isso também com os nacionais, peçam as editoras e se elas não doarem, nós temos a um valor mais baixo para vocês. Descontoooo é lindoo e não dá prejuízo a ninguém. Rs Ainda levam autografo e na maioria das vezes, brindes como marcadores fofinhos de páginas. <3

  1. Quantos livros você tem publicados atualmente?
Dois livros e um conto *-*

  1. Seus dois livros publicados, Insônia e Híbrida, são frutos de fanfiction? Qual havia sido publicado primeiro? E você chegou a terminar as sagas como fanfics?
Ambos eram fanfics. Publiquei Insônia primeiro *-*E não terminei nenhuma das duas fanfics, terminei apenas a primeira temporada. Do Híbrida eu cheguei a escrever tudo, na primeira versão, mas o site saiu do ar e nunca postei inteiro. Quando voltou, reescrevi e é o primeiro livro.

  1. Qual foi a receptividade dos leitores das suas fics com os livros? E dos novos leitores, que já conheçam diretamente os livros?
Como o site onde eu publicava saiu do ar por nove meses, perdi o contato com a maioria dos meus leitores, infelizmente, pois contava com eles rsrs, mas os poucos que permaneceram foram bem fofos e amaram ver as fanfics como livros. Já os leitores até estranham quando descobrem que eram fanfics. Acho que não fazem muita diferença não. Não sinto diferença da parte deles.

  1. Fale um pouco sobre Híbrida (série Neblina e Escuridão), para dar um gostinho para quem ainda não leu.
Híbrida conta duas histórias interligadas: A de Milosh Maundreall, um vampiro deprimido que procura sua esposa e rainha sequestrada há quase cem anos. Ele precisa encontra-la não só pela saudade, mas porque os vampiros estão desafiando as leis da Coroa, tentando eleger em seu lugar um rei imprudente e cruel. Para tentar tardar essa mudança, se une a uma das maiores inimigas da rainha. E, apresento a Ellene, uma garota que nasceu acreditando ser um lobisomem, mas que não ganha características como seus irmãos e amigos, e por achar isto estranho, resolve descobrir seu passado, descobrindo também que sua vida está entrelaçada a um perigoso e sedutor plano pelo poder. Os dois sonham um com o outro sem saber que existem de verdade, falam por telepatia e têm uma afinidade que não entendem, mas que os unirá inesperadamente.
  1. Eu já li que algumas culturas e mitologias costumavam relacionar o cabelo ruivo a seres sobrenaturais. A relação existente, em Híbrida, entre a cor do cabelo e os híbridos de vampiros surgiu de algumas dessas lendas? Se não, de onde veio a ideia?
Eu não sabia disso na mitologia! Rs Como comecei escrevendo pensando em Crepusculo, possuía o pensamento de lobos: quentes, vampiros: frios. A mistura do quente e do frio, do vivo e do morto me levou a pensar que um vampiro nascido tinha as duas partes: quente e frio, além de vida. Os cabelos vermelhos representam o fogo, a vida e os olhos claros a frieza dos vampiros. Todos os híbridos nascidos possuem essas características e os híbridos transformados tem maior força a raça predominante.

  1. Você pode adiantar alguma coisa sobre a continuação da série Neblina e Escuridão? E o próximo livro já tem previsão de lançamento?
Começarei pela má notícia: ainda não tenho previsão de lançamento, mas estou em busca. A boa notícia é que a série está finalizada *-* e linda! Não vejo a hora de todos conhecerem a trama inteira, tudo o que há por trás da existência da Ellene! Posso adiantar que o segundo livro possui mais visões além das narrações da Ellene e do Milosh, deixei até o (a) traidor (a) misterioso (a) narrar também! O romance também tem maior foco no segundo livro e não somente um casal rs. Não sei contar spoiler sem contar tudo, então paro por aqui rs.

  1. Fale um pouco sobre Insônia (série Nefilins), para dar um gostinho para quem ainda não leu.
Insônia conta a história de Suzanna, uma garota de dezessete anos que perdeu os pais em um acidente de carro. Mora com os avós e não sabe que é diferente das outras pessoas com quem convive. Perto de completar dezoito anos, dois rapazes lindos aparecem em sua vida e ela se vê sendo paquerada por ambos, porém não é apenas um triangulo amoroso, pois eles escondem algo muito maior, um mistério que a envolve diretamente. Qualquer escolha que fizer, trará consequências boas ou desastrosas sobre seu futuro.






  1. Você pode adiantar alguma coisa sobre a continuação da série Nefilins? E o próximo livro já tem previsão de lançamento?
O próximo livro será lançado em 2014 pela editora Modo e se chama “Sonhos”, já tem até capa *-* e ficou perfeita!
O que posso adiantar... É difícil! Não sei! Haha. Bom, para quem leu Insônia, sabe que a Suzanna fez uma escolha e que a consequência dessa escolha parece, no mínimo, desastrosa. Ela será julgada e cabe apenas a um anjo tentar resgatá-la do mal que tentará subjugá-la. Temos romance ainda, mas não conto com quem ela vai ficar. rs

  1. Está trabalhando em algum outro projeto, além da continuação dessas duas séries?
Não... Tenho várias ideias escritas, mas não estou trabalhando em nenhuma, precisei me focar no termino das séries e estou amando o resultado!

  1. Deixe um recadinho para os leitores.
Ai gente eu amo vocês! Obrigada por cada mensagem carinhosa, pelo apoio que vocês me dão, o impulso para continuar e não desistir. Espero que leiam mais nacionais e amem os autores também! Obrigada Bruna pelo espaço e me desculpe a demora em responder a entrevista.

Jogo rápido

Um sonhoCasar
Uma corAzul
Um livro marcanteOs Mistérios de Warthia: A Profecia de Mídria
Um autor favoritoDenise Flaibam
Uma músicaBubble Wrap
Um local que já conheceu e amouTambaú!
Um local que deseja conhecer Ouro Preto - MG
Alguém que te inspire profundamenteMinha família.
Milosh, Jacó ou Tomás (rs, tive que perguntar) – Ain dels... se tivesse me perguntado a dois dias eu responderia Jacó, mas no momento da história eu estou apaixonada - de novo – pelo Tomás. O Milosh é vitalício no meu coração, é até maldade colocar ele entre os dois. *-*
Pietro ou Arthur (maldade, eu sei!) – Arthur. Ele é “bobo”, não tem “pegada”, mas eu sei os motivos, sei o quanto ele abdica de si mesmo por tudo o que é mais importante que ele. Ai ai. Defendo mesmo. AUHAUAH

Muito obrigada pela atenção Mari, e espero que não tenha se cansado com a entrevista gigante, mas é que eu tinha muita coisa para te perguntar. Mesmo já sabendo a resposta de alguma, achei legal perguntar para que os outros te conheçam melhor, rs.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado. E para quem ainda não conhece as obras da autora, recomendo muito!

Para acompanhar as novidades sobre a Mari, veja onde acompanhá-la:
Twitter: @_MariScotti

12 comentários

  1. Ameiii dar essa entrevista e prevejo apanhar muito por defender o Totó (Tomas) e o Arthur! UAHAUH
    Espero que nossa amizade dure sempre Bru!
    Beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei te entrevistar e te conhecer um pouquinho melhor Mari!
      Também espero que nossa amizade dure e perpetue, rs
      beijos

      Excluir
  2. Entrevista incrível. *-*
    ps: Ansiosa pelo lançamento do livro dois da serie Neblina e escuridão, e pelo livro sonhos.. kkkk

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista, perguntas muito completas e pertinentes... Nossa, a escritora é muito simpática!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Que fofa ela! Adorei a entrevista. Não conhecia os livros dela, mas já até pesquisei alguns.
    cronicasdeumlunático.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna,
    tudo bem?
    Quando vi o nome da Mari, parei tudo e corri para ler. Virei sua fã, só não sou a número um , pois acredito que outros a tenham conhecido antes de mim. É o talento em pessoa, super simpática, e uma fofa!!!
    Eu tive a honra de tê-la como parceira do meu blog,
    Adorei a entrevista e as respostas dela.
    Estou sempre torcendo por você Mari, sucesso de coração, pois você merece!!!!!
    Eu recomendo seu livro para todos que conheço, é muito bommmmmmmm!!!!!!!!
    Beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Brua
    Gostei muito das perguntas e das respostas da Mari. Eu já conheço ela, mas não li nenhum livro dela. Tenho muito vontade de ler Híbrida.
    Beijos


    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista! Sempre tive vontade de ler! Vou colocá-lo na minha lista de prioridades!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi gente, obrigada pela visita. Adorei entrevistar a Mari e conhece-la melhor, e poder dividir isso com vocês é ainda melhor
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Que fofos os comentários! Obrigada <3 E obrigada Bruuu

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...