[Resenha] Um Caso Perdido - Colleen Hoover


Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras...
Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.

Título original: Hopeless
Série: Hopeless#1
Editora/Ano: Galera Record/2014
Categoria: New adult, drama
Nota: 5/5 + Favorito
+ 16 anos



Oi pessoa, tudo bem? Hoje temos a resenha do segundo livro lido no especial New Adult de Abril. E a única coisa que posso dizer é: Por que eu não li Um caso perdido antes???? Já deve ter um ano que esse livro está no armário, e inclusive, já coloquei ele como opção do top comentarista umas duas vezes! Bom, boa parte da demora da leitura se deve a outro livro da autora, Métrica. O que acontece é que eu gostei de Métrica, mas não amei como todo o resto do mundo, e tinha medo do mesmo acontecer com Um caso perdido, porque só via elogios atrás de elogios, para os dois. Por isso, comecei a ler o livro curiosa, mas receosa. Mas, no final, ele mais do que superou todas as minhas expectativas, e agora, finalmente, entendo porque tem tanta gente que quase endeusa a Colleen Hoover, que antes eu considerava uma boa autora, mas nada assim tão espetacular!

Bom, acho que já divaguei demais, então vamos a resenha propriamente dita. E tenho que adiantar que não foi fácil fazer essa resenha, pois o que torna o livro tão espetacular não pode sequer ser insinuado aqui, pois seria um big spoiler. Por isso, serei breve e superficial no resumo do livro, e vou focar mais nas minhas impressões de leitura.

Vamos lá?

A verdade pode libertá-la.
Ou simplesmente trucidá-la.


Em Um caso perdido acompanhamos a história de Sky e Holder, dois jovens marcados por esteriótipos nada lisonjeiros.

Sky teve uma criação completamente atípica. Sua mãe adotiva, Karen, segue um estilo de vida mais natureba e é contra tecnologias. Aos 17 anos, prestes a iniciar o último ano colegial, ela finalmente convence a mãe a deixá-la estudar em uma escola, mas as coisa são mais difíceis do que ela imagina, por causa da péssima reputação que a precede. Ela já chega com fama de vadia e puta (palavras do próprio livro), porque sua melhor amiga, Six, estava sempre com um cara diferente.

Holder tem 18 e está voltado para a cidade após passar mais de um ano fora. Os boatos são de que ele estava na prisão, por agrediu um colega. O rapaz é bem nervoso e esquentadinho mesmo, e só aos poucos vamos descobrindo o porquê desse comportamento. Quando se conhecem, a reação de Holder em relação a Sky é bem estranha, e chega até a assusta-la, mas então, os dois começam a se conhecer e se relacionar aos poucos.

Não posso nem me mexer porque tenho um pouco de medo de que ele seja louco. Estou querendo dizer literal e clinicamente insano. É a única explicação lógica para sua personalidade. E o fato de que continuo achando-o tão atraente só pode significar uma coisa: também sou insana.
Pág. 101

Holder, inicialmente, é apresentado como um rapaz complicado. Ele tem muitas variações de humor e alguns comportamentos explosivos. Antes da metade do livro, descobrimos um dos motivos que afetam tanto seu comportamento, mas só mais para frente chegamos a entende-lo por completo, e nossa! Como não se apaixonar por ele? Acho que é impossível.

Sky foi uma protagonista que me conquistou por detestar mimimi. Ela não suporta gente chorona, dramática e etc, e é uma pessoa bem centrada e controlada. Por isso, vê-la se desestabilizar emocionalmente é tão impactante para o leitor, porque ela é uma pessoa muito forte.

Quando cheguei na metade do livro, Sky e Holder já haviam me conquistado como casal, e estava gostando muito da leitura. Mas, ficava me perguntando o que ele tinha de tão diferente dos outros livros do gênero, porque ainda não havia nada de mais. Então eu descobri! Com algumas revelações bombásticas, reviravoltas incríveis e abordando um tema extremamente delicado e polêmico, a segunda metade de Um caso perdido chegou destruindo meu coração e explicando com maestria tudo que foi apresentado desde a primeira página do livro. Sério, esse é um livro em que nada, NADA, acontece por acaso. Mesmo coisas que eu achei que não tinham relevância estão conectadas a tal revelação.

Gente, vocês não tem noção do quanto esse livro mexeu comigo! E o mais incrível de tudo foi o domínio da escrita que Colleen Hoover apresentou. Ela brinca com as palavras o tempo todo! Tanto que estou com vontade de reler o livro em inglês, para conseguir pegar todos os jogos de palavras que a autora fez. Vou citar (sem detalhar) apenas os três mais óbvios, mas há mais, que podem ser percebidos mesmo com o livro em português. Há três palavras que representam muito mais do que o exposto no livro: Sky, Holder e Hopeless: o nome dos protagonistas e o título original do livro. Sky significa céu; Holder, numa tradução direta, é Titular, mas durante a leitura, eu o interpretei como uma variação do verbo To Hold, que significa apoiar, segurar, fixar. Ao longo do livro percebemos o quanto esses nomes se encaixam perfeitamente nos personagens e refletem parte de suas personalidades. E Hopeless é simplesmente o título mais perfeito do mundo! Ele tem um lindo significado explícito, e ainda há possibilidades de interpretações mais metafóricas. E por isso manifesto meu desespero:

Galera Record, por que vocês traduziram esse título? Por quê? Por quê?

Quando a Kel (Por uma boa leitura) criticava isso, eu ficava sem entender, até porque Um Caso Perdido não foge tanto assim da ideia que tradução literal de Hopeless passa. Mas agora entendo. E me desculpem por ser tão vaga, mas não vou explicar porque esse título é tão espetacular, mais uma vez, seria spoiler, rs.

Bom, acho que deu para vocês perceberem que me empolguei, e nem falei de outros personagens. Agora, brevemente (porque essa resenha já está gigante), vamos apenas mencionar os mais marcantes, que foram os amigos de Sky: a doidinha Six, que mesmo estando em um intercâmbio na Europa, soube ser super presente no livro, e o divertido Breckin, seu novo (e único) amigo da escola.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Sky, e os capítulos apresentam uma divisão diferente, com títulos que são a marcação do dia e hora em que os fatos aconteceram. O livro foi publicado no Brasil pela Galera Record, que soube trabalhá-lo muito bem. A diagramação está muito bem feita e a tradução e revisão impecáveis. Minha única ressalva é a tradução do título, que achei desnecessária. O conteúdo foi classificado pela editora como 16 anos, devido a algumas cenas mais sensuais, mas não tem nada descritivo ou vulgar.

Assim que meus lábios encostarem nos seus, vai ser, sim, seu primeiro beijo. Porque, se nunca sentiu nada enquanto alguém a beijava, então ninguém jamais a beijou de verdade. Não da maneira como eu planejo beija-la.
Pág. 122

O livro faz parte de uma série, mas não se abalem por isso, pois tem a história está totalmente fechada. O segundo, Sem esperança, é a reescrita do primeiro do ponto de vista do Holder, e me parece que o terceiro será um spin off. Recomendo o livro demais! Muito mesmo, pois é realmente muito lindo.

Beijos

.

41 comentários

  1. Tem new adult no meio é a mesma coisa que falar que preciso ler, adorei a história do livro fiquei curiosa sobre o que é a revelação.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!
    Sempre que vejo essa capa acho que é algum livro do Nicholas Sparks! hehe...
    Nunca li nada da Colleen, mesmo com toda a adoração à Métrica que vejo por aí. Prefiro não me arriscar já que não gosto de romances muito melosos.
    Mas com certeza ela é uma ótima autora, e pra quem gosta do gênero, deve ser uma boa pedida!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  3. Aaaahh, tenho esse livro aqui há tanto tempo e ainda não consegui ler. Nunca li nada da autora e os comentários positivos sobre esse e sobre a sequencia me fazem querer ler.

    ResponderExcluir
  4. a sinopse já comecei me agradando com o trecho "Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras..." Apesar de não gostar da capa (não que eu julgue pela capa, é coisa de fascínio mesmo) achei a resenha muito interessante e estou encucando com o fato de como as pessoas que leem se apaixonam por esse garoto que em primeiro instante não parece ser nada legal.. Preciso ler pra ver se estarei de comum acordo com o fluxo rsrs

    ResponderExcluir
  5. Sem pressão nenhuma "A verdade pode libertá-la.Ou simplesmente trucidá-la." A verdade pode ser mesmo bem cruel, mas como dizem " conhecei a verdade e a verdade vos libertará". caramba, não sou muito dado as historias de amor ( com exceção do meu autor favorito de todos os tempos). Historias colegiais me atraem um pouco, por que né, sou professor ( mas prefiro historias sobre conturbações e bullying, já que a praia dos romances não é a minha e sei que meus anjinhos são santos e nunca vão namorar ( até parece né)). A tradução de títulos é sempre uma coisa curiosa, as vezes tem a ver e a gente entende é lendo mesmo, outras vezes não tem nada a ver ou a gente não entende. Gostei da natureba não tecnológica. também queria ler livros em inglês ( mas eu não falo nem "ingres", inglês então... não rola).

    ResponderExcluir
  6. Menina, os melhores livros são assim, se você disser qualquer coisa, diz tudo. Gostei de saber da personalidade de Sky e, principalmente, que ela desestabilizou. Olha, o gênero não é o meu favorito, mas esse livro tem tudo para me mostrar que posso apreciar melhor. As nuances dos envolvidos na trama me pareceu fascinante.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acredito que irei gostar da protagonista. Ela parece ser forte, pois sofre um pouquinho, pelo jeito. Mas, já tenho certeza que vou amar o Holder. Ele parece ser muito fofo!
    Preciso ler este livro!!

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser ótimo por vários motivos como ter uma protagonista que eu me identifiquei, por não aguentar mimimi, reviravoltas e, principalmente, a escrita da autora que parece ser perfeita!

    ResponderExcluir
  9. Só posso dizer que concordo plenamente com a sua manifestação!!!!!!!!! PORQUE TRADUZIRAM? Sério, o título original se encaixa perfeitamente com a história, mas ao traduzirem perdeu um pouco desse encanto e essa ligação. É impossível não se apaixonar por esse livro, e também demorei um pouco para ler e quando iniciei a leitura virei a noite porque não conseguia parar e tudo que eu queria era desvendar tudo que acontece. E tudo se encaixa, é impressionante, eu amei <3 Uma das minhas autoras favoritas é a Colleen, estou louca para ler o Sem Esperança e realmente é uma ótima dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia o livo, mas fico meio triste com esse negócio de tradução de títulos. Já vi vários com títulos lindos e as traduções "nada a vê" Uma pena!!!!

    Mas tirando isso, adorei sua resenha. legal esta reviravolta no meio da história né! O clima esquenta e isso é legal quando a gente pega um livro pra ler.

    Ahh, não posso deixar de dizer que escreves muito bem! ;)
    Um abraço!

    Pensamentos Valem mais que Ouro​

    Vanessa Vieira
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Acho que já tinha visto este livro antes, mas não me recordo de já ter lido alguma resenha a respeito.
    Gostei da premissa dele e principalmente do fato da história não ficar aberta por ser parte de uma série. Eu sofro quando o livro acaba e eu fico sem saber de nada e preciso esperar os próximos volumes heheh

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Bru...
    Fiquei mais curiosa ainda agora pelo livro. Métrica todo mundo amou mesmo, eu nem li ainda.
    Um caso perdido eu ainda quero ler muito. A Sky parece ser uma personagem inesquecível pelo que falam dela.
    Ah e queria entender o porque do título revoltar tanto rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com,br

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna, tudo bem?
    Estou achando o máximo esse especial de NA!
    Quero muito ler o livro pois foi indicado por uma amiga que sempre me indica os melhores livros, e confesso que ver sua recomendação me deixou com mais vontade ainda, afinal, você é uma das blogueiras que mais curte NA!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  14. Olá, Bruna.
    A princípio, acho que não leria a obra. A premissa me pareceu muito parecida com tudo que temos no mercado. Porém, vou confiar em você e acreditar que as surpresas fazem o livro valer a pena.
    Em breve abro um espaço na minha lista de leitura e incluo o livro.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  15. Oi Bruna, tenho interesse no livro, só não tenho gostado muito desta ideia de um livro ponto de vista de A, no outro ponto de vista de B. Acho isso chato e nem sempre válido.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. Nossa, a cada resenha que vejo fico ainda mais curioso por esse livro! Amei a sua resenha e adorei saber que você também gostou tanto assim da leitura *-*

    Eu preciso conhecer a história de Sky, e logo! ♥

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Pela sua resenha deu para perceber que realmente gostou do livro, o que só me deixa ainda mais curiosa com a história, pois já li algo da autora e gostei muito, por isso imagino que gostaria desse livro também, já que gostei da escrita da Colleen, sem contar que a premissa da história é bem interessante e essa capa é simplesmente linda *o*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Hey, tudo bem??

    Vou admitir que estava que nem você, me perguntando o porquê de tanto barulho sobre esse livro, mas agora você me deu vontade de conferir também. Só pela resenha já dá pra perceber o quanto você ficou empolgada com o livro e adoro essa sensação após uma leitura. Com certeza, você me deixou curiosa.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  19. Minha maior chateação com esse livro é justamente a tradução. Faltou cuidado com isso. Mas, enfim, Um Caso Perdido é LINDO demais. Mas Sem Esperança... Ah, esse sim é O livro. Vc precisa ler, Bru. Viu como valeu a pena dar outra chance a diva Hoover? =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Bruna,
    Um caso perdido é um dos meus livros preferidos.
    Acho que até hoje sinto Sky e Holden andando nas minhas veias.
    Estou louca pra ler Sem Esperança, mas sem nenhum dinheiro pra compra-lo acho que vou enlouquecer. Hauhauha
    Espero nele poder sentir outra vez tudo que senti quando li a história de Sky pela primeira vez.
    me apaixonei perdidamente pela autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Sou dessas que endeusa Colleen Hoover, pois é <3 Li Um Caso Perdido tem um tempo, mas foi emprestado, e até hoje quero meu próprio exemplar. É um dos meus preferidos também, e nem preciso dizer os motivos né?!
    Agora que eu participo, que tal colocar o livro como opção do top de novo? hahah

    ResponderExcluir
  22. Bru!!!! Esperando ansiosamente para poder ler esse livro e devo isso a você, muito obrigada!!! A resenha está linda e me faz ficar ainda mais ansiosa! Acho o título Hopeless lindo, isso sem saber do significado que a história traz pra ele ( Por que traduziram??!?!?)! Eu amei Métrica e estou com a sensação de que vou gostar ainda mais de Um Caso Perdido!! Depois te conto o que eu achei!!
    beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li nada dessa autora, mas estou morrendo de vontade de ler esses livros. As capas são lindas, né? Só que até hoje não sei porque traduziram o título. Não tinha necessidade. Me falaram que é bom ler na ordem de lançamento, por mais que Sem Esperança seja do ponto de vista do cara, com a mesma história. Espero adorar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Várias pessoas me indicaram esse livro e disseram que acontece uma coisa muito grande e complexa no fina, e eu estou doido para ler! Quanto a resenha, não podia estar melhor, detalhou bem, e as frases sempre dão um gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
  25. Noooosssa, fiquei mooorrendo de vontade de ler o livro. Adorei a sua resenha que só me deixou ansiosa para ter o livro. Engraçado porque eu não tinha vontade de lê-lo, não curto muito a capa - o que é extremamente importante para mim - e só a sinopse não tinha me atraído. O livro já foi para a minha lista de querências no Skoob.

    ^^
    Pseudônimo Literário

    ResponderExcluir
  26. Ola Bruna eu tenho adoração por essa autora, pela forma que seus livros abalam nossas emoções, amei esse livro com revelações chocantes e fortes até. Sky é uma protagonista forte e concordo com você sem mimimi. O que dizer do fofo e lindo Holder. Um livro perfeito. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, quero muito ler essa série, mas ainda não adquiri os livros!
    Sua resenha ficou muito bem escrita, espero ler em breve pois fiquei ainda mais curiosa!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  28. Depois de "Ugly Love", "Maybe Someday", "Métrica", "Pausa" e "Essa Garota" eu leio até a lista de compras da Colleen, ela é uma querida e sabe prender verdadeiramente os leitores, e as reviravoltas q nos faz a odiar e depois amá-la por entender oq ela estava querendo transmitir, confesso que "ESSE" livro em especial me deixou com um pé atrás, mas depois "DESSA" resenha super empolgada e emocionada, sem sombra de dúvidas será lido e arrisco mais, com certeza irá furar minha imensa fila.

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Depois de "Ugly Love", "Maybe Someday", "Métrica", "Pausa" e "Essa Garota" eu leio até a lista de compras da Colleen, ela é uma querida e sabe prender verdadeiramente os leitores, e as reviravoltas q nos faz a odiar e depois amá-la por entender oq ela estava querendo transmitir, confesso que "ESSE" livro em especial me deixou com um pé atrás, mas depois "DESSA" resenha super empolgada e emocionada, sem sombra de dúvidas será lido e arrisco mais, com certeza irá furar minha imensa fila.

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Já faz um bom tempinho que quero ler esse livro, mas não imaginei que era uma trilogia. Mas tipo assim, no caso do segundo, não vai ser então a mesma coisa, só que vista por um outro ângulo?

    ResponderExcluir
  31. Oláá
    Poxa, eu tenho esse livro a um tempo já e sou louca para ler, espero adorar de verdade, pois só ouço elogios e tema me chama muita atenção, o enredo é ótimo, adorei sua resenha ;)

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá... tudo bem???
    Eu ganhei esse livro de aniversário da Patty em 2014 e somente depois de 3 meses que fui ler e me arrependi... ele é lindo e perfeito... Colleen arrasou na escrita dele... eu li em um dia e meio não conseguia parar... era um dor ter que parar de ler para trabalhar kkkkk eu entendi toda sua emoção ao resenhar o livro... pra mim foi bem dificil também... estou com Sem Esperança aqui para ler... mas tenho que dar atenão aos livros de parceria... assim que terminar corro para ele... adorei a sua resenha e entendi o que quis dizer referente ao título... eu acho que a editora deveria tê-lo mantido em inglês... xero!

    ResponderExcluir
  33. Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o li. Depois desse resenha, vou passa-lo na frente de alguns da fila. kkkkk Posso dizer que fiquei bastante curioso pra saber dessas reviravoltas e acontecimentos bombásticos da segunda parte do livro. Outra coisa boa é que ele tem começo, meio e fim. A única coisa que me incomoda é o lançamento de um novo volume contando a mesma passagem, mudando apenas o ponto de vista. Acho que poderiam ser dois livros, e a narrativa já ser dividida desde o primeiro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  34. Oi, Bru!
    Recentemente, acabei de reler Um Caso Perdido, depois de quase um ano que eu o tinha lido. Foi o livro mais surpreendente de 2014 para mim, além de ser cheio de romance. Colleen Hoover já tinha minha admiração ao escrever Métrica, e depois de Hopeless, nem sei dizer. Quero muito ler o livro em inglês, apesar de ainda não ter a edição da Record, e estou louca para ler a versão de Holder <3 Li uma amostra e morri de tristeza por ele. Parabéns pela resenha, hahaha Sei como é isso de amar tanto um livro que você quer falar tudo sobre ele mas é obrigada a falar o mínimo para que as pessoas fiquem curiosas. :) Beijo!

    litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Oi Bru depois de Métrica não ter te colocado conquistado como as doidas da suas amigas "Eu" kkkk um caso perdido fez o trabalho completo né, bem ainda não li e espero ter minhas expectativas superadas!
    Bjkas
    Dani Casquet - www.livrosajaneladaimaginacao.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi Bru, tudo bom?
    Eu sempre só li elogios sobre esse livro e como gostei dos outros livros da autora, tenho expectativas enormes com Um Caso Perdido. A Colleen tem o poder de construir ótimos dramas com personagens interessantes e cativantes. Além disso, ela realmente consegue fazer um jogo de palavras em todas as suas obras. Quem me dera saber inglês para ler o original porque acho que as palavras da autora fariam mais sentido ainda.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi Bruuu!
    Ai essa Kel não erra em nenhuma dica comigo, estou amando a Hoover, ao contrário d vc, eu curti d+++ Métrica e estou com alguns livros de parceria p ler mas já quero ler pausa, e dps essa garota e dps sem esperança até chegar neste ai q tem o mistério do título q n deveria ser traduzido hahahah, cs m matam de curiosidade!
    Q bom q gostou e favoritou, a Hoover reina!! Hahahah
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  38. Amo series e gostei muito de saber que essa nao é fechada haha
    Gosto muito desse gênero também, parece que vou gostar da historia de Sky. Muito interessante!! Beijos

    ResponderExcluir
  39. Essa capa é simples a uma das únicas, do tipo, que eu consigo gostar. Só que, não gostei muito da história por motivos de gosto. Fico feliz que você tenha gostado e espero que se algum dia eu chegar a lê-lo, possa gostar também.

    Abs

    ResponderExcluir
  40. Oii,
    eu já estava ansiosa pela resenha, e depois da mesma.. Uau... preciso ler este livro!!

    ResponderExcluir
  41. Oi Bruna, tudo bem?

    Eu tenho esse livro, mas sempre fico deixando para depois. Acho que eu sei que a história é bem emocionante então eu fico esperando um momento em que vou conseguir ler e não entrar em uma ressaca literária rs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...