Uma Questão de Gêneros #6 - Romance Histórico e Romance de Época


Voltando com nossa coluninha Uma Questão de Gêneros, temos hoje uma grande paixão minha: o Romance Histórico! Aqueles livros fofos ambientados em épocas passadas!


Romance Histórico e Romance de Época


Sempre que falo desses livros misturo os termos. Ora falo Romance Histórico, ora  Romance de Época, e sinceramente, não ligo muito para isso, porque qualquer dessas expressões deixam claro a que tipo de livro me refiro (pelo menos eu acho que é claro, rs). E só recentemente descobri que havia distinção entre os termos, sendo o Romance de Época um subgênero do Romance Histórico. Bom, o fato é que mesmo sabendo disso eu continuo a misturar os termos e acho que continuo a ser entendida, :). Mas como a finalidade dessa coluna é apresentar e explicar os gêneros, vamos as definições encontradas!



O Romance Histórico surgiu no início do século XIX, e tinha como característica a reconstrução dos costumes, da fala e das instituições do passado. Para tanto, servia-se de enredo fictício e a mistura de personagens históricos e de ficção O primeiro romance histórico da literatura universal foi Waverley (1814), de Sir Walter Scott; mas o que serviu de modelo a todos os outros, foi O Coração de Midlothian (The Heart of Midlothian, 1818) do mesmo autor. O maior de todos os romances históricos foi Guerra e Paz (Voina i mir, 1869), de Tolstoi. Do romance histórico derivou-se o subgênero chamado "romance de capa e espada", cujo mestre foi o francês Alexandre Dumas, autor de Os Três Mosqueteiros (Les Trois Mousquetaires, 1844). No Brasil, foi um dos principais meios encontrados pelos românticos para a reinterpretação nacionalista de fatos e personagens da nossa história, numa revalorização e idealização de nosso passado. Nessa linha, os autores mais importantes são: José de Alencar, As Minas de Prata, A guerra dos Mascates; Bernardo Guimarães, Lendas e Romances, Histórias e Tradições da Província de Minas Gerais; Franklin Távora, O Matuto, Lourenço. Atualmente nosso o romance histórico, consegue fundir narrativa policial, fatos políticos e abordagem histórica como em Agosto, de Rubem Fonseca, que expõe os acontecimentos políticos que levaram Getúlio Vargas ao suicídio; Olga, de Fernando Morais que retrata a história da esposa de Luís Carlos Prestes, entregue aos alemães nazistas pelo governo de Getúlio; para só citar esses.
Estudos Literários – Recanto das letras   


Com base nessa definição e outras informações que li vários blogs nos últimos meses, podemos concluir que Romances Históricos são aqueles que retratam a vida e costumes de uma época e um lugar, mesclando fatos históricos com ficticioso. Tem-se aí o fator diferencial: Presença de fatos reais, mesmo que apenas como pano de fundo ou modificados pelos autores.

Dentro do gênero Romance Histórico se destaca, atualmente, o chamado Romance de época, que seriam aqueles livros mais preocupados com os hábitos e costumes de uma época e não com fatos históricos. A melhor definição que encontrei foi do blog Ler é o melhor prazer, que fez uma postagem excelente diferenciando os dois tipos de livros. Confiram:

o Romance de Época, além de não se importar com datas e nem fazer referências a fatos históricos importantes, ele se preocupa em mostrar como vivia e se comportava um povo em um determinado tempo. A maioria deles destaca a vida da sociedade londrina no período vitoriano, valorizando costumes como: moda, etiqueta social, passeios de charretes ou no campo, jantares, festas, teatros. A fragilidade da mulher, o casamento por conveniência, as amantes, a diferença entre as classes sociais, o valor de um título nobre, as intimidades sexuais entre os protagonistas são fatores importantes e estão sempre presentes nesses romances.
Romance Histórico ou Romance de Época - Ler é o melhor prazer


Ao tomar conhecimento dessas diferença, percebi que a maioria dos romances históricos que eu já li são na verdade romances de época. Como eu já disse, não me prendo a essa questão, até porque acho difícil separar os livros, já que alguns livros com todas as características de romances de época têm breves passagens ou menções a fatos históricos, que não sei se seria o suficientes para lhes dar a classificação de romance histórico.

Só descobri essa distinção graças a Editora Arqueiro, que nesse ano deu início a publicação de três séries de Romance de Época, das autoras Julia Quinn (Série Família Bridgerton), Lisa Kleypas (Os Hathaways) e Madeline Hunter (Série Os Rothwells). E não tinha como ficar dúvida porque toda a campanha de divulgação frisou bem: Romances de época Arqueiro :), como mostra um dos banners da editora, ao lado.

Além da Júlia Quinn, que adoooro, minhas outras autoras de romance de época favoritas são: a incrível Judith McNaught (Agora e Sempre, Alguém para Amar, Um amor maravilhoso), Julia Garwood (O Resgate, O Segredo, Música Sombria) e Linsay Sans (O segredo das gêmeas, O amor é cego). E também temos de romances de época sobrenaturais, como o nacional  A Linhagem, de Camila Dornas.

Como exemplo de romances históricos propriamente dito tenho dificuldade para citar outros alem dos que aparecem na definição do site Recanto das letras. Acredito que Belle e Entre o amor e a paixão, de Lesley Pearse seriam bons exemplos do gênero, pois ambos, mas principalmente o segundo, trazem vários fatos históricos importantes da época, apesar de não terem inserido personalidades reais.


Concluindo que não conclui nada!

Bom, é isso e espero que tenham gostado. Como eu disse, acho bem confusa essa diferenciação, e no final das contas o que faço é jogar todo e qualquer livro que retrate uma época passada no balaio dos Romances Históricos, e pronto! O fato é que independente de como queiram chama-los, se romance histórico ou de época, estes são livros que eu adoro, e estão entre os meus favoritos. Para quem ainda não conhece, recomendo dar uma chance, pois são leituras que realmente valem a pena!

Um grande abraço e um excelente fim de semana para todos.


Fonte: Página do Facebook da Editora Arqueiro





15 comentários

  1. Eu também adoro romances históricos,são mais fofos.
    Ah, me desculpa por ás vezes sumir e não acompanhar o blog como deveria, muitas vezes a rotina de estudos e cursos tira o nosso tempo,fique sabendo que adoro seu blog e vou voltar mais vezes.
    Beijos, Ariane.
    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bru! Amei o post e amo romances de época, eu também achava que os dois generos eram o mesmo. Bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente adoro esses livros, já li alguns da arqueiro, mas sempre compro vários da harlequin

    bjo

    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna,
    Minha paixão <3: Romances históricos e romances de época.
    Confesso que não sabia que existia essa diferença, mas já li livros dos dois modelos. Também concordo com você que é difícil separar os livros nesse dois gêneros, por trazerem detalhes de ambos.
    O importante é que são viciantes e que são leituras super prazerosas e divertidas.
    Amoooooooooooooooooooo!!!
    bjs

    Te indiquei uma tag: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/2013/10/tags-meu-marido-literario-10-books.html

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente amo romance de época e romance histórico, no entanto, tenho lido uns da sylvia day que tem me desmotivado.

    Espero que um dia possa ler esses da editora arqueiro.

    Beijos, um ótimo fim de semana :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu já li uns da Sylvia também, e realmente não são muito bons. Mas pegue livros de autoras que são realmente autoras de históricos, são ótimos

      Excluir
  6. Oi Bru,
    tudo bem?
    Eu sempre aprendo com essa sua coluna. Eu também confundia os conceitos. Eu adoro romances de época, acho que agora falei certo. Mas pela descrição, adoro os romances históricos também!!! Então, acho que deu no mesmo (risos...), mas falarei certo daqui para frente ao me referir a eles.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá querida!

    Sou lá do grupo do amigo Secreto, vim fazer minha visitinha :D

    Ah eu amo demais ambos os gêneros,e acredito que os dois tenham suas vantagens Apaixonada por historia como sou, os históricos sempre me agradam. Mas os de época são mais "livres" e de vez em quando surge um com uma sacada genial, que não teria sido possível se fosse seguir o rumo dos acontecimentos reais.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem vinda!
      eu estou começando a visitar os blogs do amigo secreto, mas passei em poucos até agora rs

      Excluir
  8. O unico problema ao meu ver em romances de epoca ou historicos é que demoram muito para se desenrolar talvez por abrangir outras questoes conigentes com a epoca, mas sao muito mas belos e inesperados!!!
    adorei o post obg pelo esclarecimento
    seguindo:)
    bjs

    thereasonwebnovela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Bru...não sabia dessa distinção e achei ótimo você ter falado sobre o assunto.
    Quero muito ler esses livros da Arqueiro.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Bru! ^^
    Eu adoro essa sua coluna! Sei muito pouco sobre gêneros literários, mas graças ao seu blog estou aprendendo um pouco.
    Não gosto muito de romances de época ou históricos.
    Na verdade, acho que ainda não li nenhum livro de nenhum dos dois gêneros. Talvez um dia eu leia.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. oi gente, muito obrigada pela visita!
    e fico feliz em saber que vocês gostam dessa coluna. Ela dá um trabalhinho de pesquisa, mas é gratificante ver o resultado
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Finalmente entendi, estava uma confusão na minha cabeça.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Na verdade são bem diferentes. Romances históricos são os livros do Laurentino Gomes (1808, 1822, 1889) Domitila, Um poema para Bárbara,os livros da Mary Del Priore e por ai vai... tem veracidade e valor histórico mesmo que contado de modo romanceado. Romance de época só foca o período, costumes, figurino, essas coisas, mesmo que cite fatos históricos bem superficialmente, como Os Bedwyns de Mary Balogh, por exemplo, que sempre fala sobre as Guerras Napoleonicas porque a maior parte de seus livros é ambienteado entre 1808 a 1814.
    Gosto muito dos dois estilos literários.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...