[Resenha] O Legado de Lyraan & Guerra nos Nove Mundos - Jaco Galtran


Anos se passaram desde os eventos narrados em "Guerra nos Nove Mundos". Mas sempre que parecer que o tempo foi capaz de curar certas cicatrizes, as garras do destino surgirão ferindo novamente os corações. O amor de Lyraan e sua consorte é tão puro que gera uma nova vida.

Mas, no momento em que a felicidade preenche as vidas daquela família, o destino volta a enegrecer seus horizontes. Quando só restarem lembranças, de que valerá a pena se lembrar? Quando a morte chegar, o que permanecerá no coração dos que ficam? Qual será o Legado de Lyraan?



Editora: Independente
Gênero: Fantasia
Ano: 2013
Páginas:68
Nota: 5/5

Hoje teremos uma resenha dupla, dois contos passados em um mesmo universo, do autor parceiro (saiba mais aqui) Jacó Galtran.


O Legado de Lyraan
Uma Fantasia cheia de valores

Lyraan volta da guerra sabendo que seu filho nascera, e ansioso por conhecê-lo e reencontrar sua amada. Assim começa o conto “O Legado de Lyraan”. Como trata-se de uma narrativa curta, não convém comentar mais acerca do enredo dessa história, mas há muito o que dizer sobre o que ela representa.

Jaco Galtran apresenta uma narrativa extremamente bem escrita e permeada por um lirismo poético encantador. Através de Lyraan, o autor nos transmite valores referentes à honra, justiça, amor e sacrifício.

A escrita é clara e fluida, ainda assim, levemente rebuscada, se caracterizando por uma elegância ímpar. O desenvolvimento da narrativa até seu desfecho é conciso e coerente, e consegue ser intenso, a despeito ser um relato curto.

Mesmo com um final bem definido, o texto desperta a curiosidade do leitor, ficando claro que o autor tem um mundo de possibilidades a explorar dentro do universo fantástico que criou. Um universo bem construído, cheio de valores próprios, nomenclaturas peculiares e personagens marcantes.

Fãs de fantasia irão adorar. Leitores sensíveis também.


Trechos selecionados:

"(...) Era corpulento e simiesco, com quase o dobro da altura dos imensos gigantes que comandava. Chifres disformes adornavam o rosto enrubescido por sangue e ódio. Cavidades oculares também banhadas em sangue continham olhos que emitiam uma arrepiante luz negra. O corpanzil robusto intercalava pelos que cheiravam a enxofre e cicatrizes gangrenadas. (...) 

 (...) Ajoelhou-se porque o verdadeiro amor também exige lealdade, fidelidade e entrega. Ajoelhou-se porque aquela era uma forma de demonstrar que haveria apenas uma Rainha em seu coração. Ajoelhou-se porque foi humilde o bastante para reconhecer que, sem sua amada, não seria mais capaz de viver (...)"





"Os cavaleiros de Niflheim espalham terror por onde passam. Gigantes, orcs e toda a sorte de criaturas malignas multiplicam-se pelos Nove Mundos como pragas. Contando com a fé nos deuses antigos e no deus Balder, e guiados pela ímpeto aventureiro digno dos mais nobres heróis, não faltam aqueles que optam por viverem em defesa da justiça. O choque entre essas as duas forças gera constantes guerras nos Nove Mundos. 

Mas em algum lugar dos subterrâneos, um incomum grupo trava uma guerra ainda mais profunda e terrível: o confronto com seu passado. Uma batalha feroz contra suas fraquezas, medos e inseguranças. Uma jornada em busca de um propósito para suas existências, uma paz interior que talvez possa ser o único consolo em um mundo em que as guerras parecem não ter fim."


Editora: Independente
Gênero: Fantasia
Ano: 2011/2013
Páginas:63
Nota: 5/5


Guerra nos Nove Mundos
Aventura, mistério e amizade


Guerra nos Nove Mundos apresenta eventos ocorridos anteriormente aos narrados em o Legado de Lyraan. E, apesar de trazer a mesma competência na escrita e mesmo estilo lírico e romântico da narrativa, tem um tom mais de aventura e mistério.

No subterrâneo, Lyraan conhece Mandhor, e, cada qual com seus conflitos e objetivos, constroem uma amizade e aprendem valiosas lições um com o outro.

Neste conto, Jacó demostra sua habilidade para percorrer do lirismo apaixonado ao grotesco de criaturas bizarras e cruéis. As descrições são caprichadas e as batalhas narradas de forma competente, entusiasmante, mas sem excessos.

Os importantes valores de hora, amizade e sacrifício continuam presentes, mostrando que o autor tem sua assinatura ao escrever.

Guerra nos Nove Mundos, assim como O Legado de Lyraan, deixa um gostinho de quero mais, uma expectativa pela extensão daquele universo e por conhecer mais e melhor aqueles personagens. 

Esse segundo conto pode agradar, além dos fãs de fantasia, apreciadores de histórias de aventura bem escritas e bem desenvolvidas.

Super recomendado!


Trechos selecionados:

"(...) As paredes daquelas ruínas em nada lembravam os imponentes impérios anões esculpidos na pedra com precisão milimétrica. Pareciam mais o interior da garganta de um demônio, com estalactites e estalagmites lembrando presas, poças de ácido fazendo o papel de saliva nauseante e o chão esponjoso assemelhando-se a uma língua” (...)"

""- Não vejo alternativa. Temos que atacá-los de frente. E que os deuses antigos não esqueçam de nós, como muitos de nós esquecemos deles(...)"

"Do pescoço para baixo, a criatura que caminhava à frente era igual às demais: tronco e membros robustos cheios de veias saltadas, ferimentos não cicatrizados repletos de moscas ao redor e alguns pedaços de couro aleatoriamente espalhados pelo corpo cumprindo o papel de armadura. “

“Apenas a cabeça era diferente. Mais suja. Mais nojenta. Do nariz escorriam secreções que se espalhavam por toda a face Os lábios eram rodeados por sangue (o que sugeria qual fora sua última refeição) e por uma substância gordurosa levemente amarelada. Havia feridas e estranhas protuberâncias cobertas de pus por todo o rosto. Os olhos eram esbugalhados e de um vermelho opressivo. Aquilo que deveriam ser orelhas de nariz era só um punhado de carne esponjosa sem forma definida(...)"

 "O outro aposento era imenso. O chão era uma mistura de lama, sangue, urina e outras substâncias igualmente repugnantes. As paredes estavam cheias de corpos moribundos agonizando sob algemas e correntes. Em um dos cantos, instrumentos de tortura. No lado oposto, um altar improvisado"




Os dois contos, mais dois outros menores, podem ser comprados na Amazon, por apenas R$ 2,99. Isso mesmo, quatro contos por apenas R$ 2,99!


Saiba mais sobre o autor e sua obra em http://jacogaltran.blogspot.com.br/

6 comentários

  1. Eu sou fã de fantasia e também sou uma leitora sensível, será que eu vou amar esse livro?? huahuahuahuahua. Os contos parecem ser bem interessantes, o problema é só estarem disponíveis em ebook =(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha eu sinceramente gostei bastante do que você falou do livro, mas eu também ainda tenho um pouco de preconceito em ler em ebook, embora eu tenho alguns já no meu tablet e precisando ler urgente, porque eu estou querendo ler alguns que me interessei bastante. Mas eu como gosto de fantasia e de contos, talvez eu pegue eles também, mas não agora, porque tenho mais lido meus livros físicos do que o normal =x
    Mas adorei a sua resenha flor.
    Vou colocar na minha lista
    Se cuida e fica com Deus
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Eu gosto de ler contos, embora não os leia com frequência.
    Parecem ser bem interessantes.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo espaço e pela resenha sincera. Sucesso a todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Gente, os contos são incríveis, eu já li e concordo com o resenhista. Vale a pena tentar, mesmo quem não gosta de ebooks. Eu recomendo!

    ResponderExcluir
  6. Oii,
    não tinha comentado aqui antes, apesar de já ter lido a resenha no dia que publicou, rs. Os contos parecem ser bem legais mesmo, e achei a capa muito fofa

    obrigada pela visita,pessoal
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...