[Resenha] Só Escute - Sarah Dessen


Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong. Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos. Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?


Título Original: Just Listen
Categoria: Romance, Young Adult
Editora/Ano: Seguinte/2017

* Cortesia da Editora Seguinte para resenha


Hoje teremos uma resenha diferente, eu e a Bruninha lemos o livro Só Escute, de Sarah Dessen, e vamos compartilhar nossa opinião em conjunto, já adianto que teve uma nota alta por aqui, 5 estrelas com certeza! 

Vamos lá

O livro

Annabel Greene é a caçula de três irmãs, sempre foi a mais doce, evita conflitos e guarda os problemas para si mesma, mesmo que fosse algo grave e doloroso. Assim como as irmãs, ela trabalha como modelo desde criança e é conhecida na cidade pelos comerciais, parece uma vida perfeita, mas as aparências podem enganar.

Preste a começar o ano letivo novamente, Annabel já sente que tudo está diferente na escola. Desde que brigou com sua melhor amiga Sophie no verão, as fofocas e cochichos pelas costas sobre o motivo do afastamento das duas é constante, e agora ela está isolada de todos e sem amigos, nos intervalos tenta se distrair, mas a verdade que a situação toda é sufocante.

Owen Armstrong é o garoto conhecido pela agressividade e que todos têm medo e se afastam. Com seus 1,93 m de altura, e sempre usando fones (ele é obcecado por música), nunca deu muita abertura para os colegas da escola chegarem perto. Depois de presenciar uma cena constrangedora na escola, acaba ajudando Annabel e os dois começam a se aproximar, no início com alguns receios, mas com o tempo essa amizade cresce e juntos vão aprender a lidar com as emoções e os problemas de cada um.

Apesar de Annabel ser a protagonista, toda a família Greene é foco do livro, em especial as irmãs. As três começaram a trabalhar como modelos quando criança, embora Annabel fosse a única a continuar na profissão, mesmo sem querer, mas sem coragem de dizer isso a mãe. Kristen, a irmã mais velha, era a popular de sua época e daquelas pessoas explosivas e super sinceras. Withey, a do meio, era a reservada e contida, e acabou desenvolvendo um distúrbio alimentar ao investir de mais no trabalho como modelo.

Os personagens são muito bem construídos e a trama é muito real, retratando situações que, com certeza, muitas famílias ao redor do mundo estão passando neste exato momento. Problemas familiares, o peso dos segredos, bullying, problemas de comportamento, distúrbios alimentares. Essas são algumas das questões abordadas no livro, que de uma sensibilidade incrível.



Opinião da Bruna

"Não pense ou julgue. Só escute", essa é a grande mensagem do livro, e mexeu demais comigo. Me vi repensando várias situações familiares e de conhecidos, e parei para pensar em quantas vezes nós realmente paramos para ouvir os outros? Não digo apenas escutar, mas sim ouvir de verdade e nos propormos a fazer algo. Quando buscamos enxergar além das aparências e entender de verdade uma situação? Acho que problemas de comunicação são cada vez mais comuns, e muitas vezes não percebemos como isso realmente nos afeta.

A falta de comunicação da família Greene, a aparente fragilidade da mãe, a distância emocional entre as irmãs, a forma como a mãe projetava seus sonhos e desejos nas filhas, tudo isso contribuiu, e muito, para todos os problemas enfrentados. Muitas vezes nos perguntamos como uma família não percebe o que está acontecendo com um de seus entes, e Só Escute mostra bem que isso acontece porque às vezes eles simplesmente não querem ver!

Só escute é um livro sensível e muito bem escrito. A autora soube passar bem as emoções propostas. Senti meu coração apertar em vários momentos, senti raiva de alguns personagens em outros (em especial da Sophie), e ri bastante em vários outros. Com narração em primeira pessoa, pela Annabel, o livro realmente me prendeu do início ao fim.


Opinião da Suzy

Só Escute é um livro que te envolve complemente, não vamos conhecer todos os personagens de uma vez, cada um vai ser apresentado de acordo com a narrativa de Annabel, que vai alternando entre o presente e o passado. Nesses flashbacks conhecemos melhor sua família e as relações estabelecidas entre eles e que a moldaram para ela ser do jeito que é hoje.

Ao ler senti um misto de sentimentos, deu até uma aflição pela tensão que foi se formando a medida que ia descobrindo o que aconteceu com Annabel no verão passado, Sarah Dessen escreveu a cena descrevendo bem os detalhes e deixa a gente com o coração na mão! Com certeza considero a melhor obra dela, entre os assuntos apresentados como problemas familiares, bullying, problemas de comportamento, distúrbios alimentares e assédio, todos foram abordados com muita cautela e sem pesar a mão, por ser um livro para o público jovem, achei o tom usado no livro coerente.

Com certeza um livro que vou recomendar muito,para mim o melhor foi a reflexão sobre a importância de encarar os problemas e principalmente ser honesto consigo mesmo e com os outros, falar a verdade pode ser difícil, mas ainda é melhor do que a omissão ou a mentira.

Beijos

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...